snowstorm

segunda-feira, 30 de julho de 2012

COMETAS , UM ESPETÁCULO OU CATÁSTROFE ?

Impression Of 1843 Comet (D A Hardy)
Impressão de 1843 Cometa (D A Hardy)


Os cometas foram, quase de certeza, observados desde tempos imemoriais. Devido à ausência de documentos não é possível afirmar se as antigas civilizações deram aos cometas este ou aquele significado. Há referências muito antigas aos seus aparecimentos atribuídas a Chineses, Japoneses, Coreanos e Babilônios. Durante muitos anos os astrônomos sacerdotes chineses realizaram um grande número de observações. Uma das primeiras menções feitas a um cometa é de 1054 a.C. no livro do príncipe Huai Nan. Desde 240 a.C., só falharam o registro dos retornos do cometa que viria a receber o nome de Halley, no ano 164 a.C. Há centenas de registros de aparecimentos de cometas até 1600 d.C.. 



ilustração em um jornal norte americano em 1857 





Os Chineses catalogavam os cometas como “estrelas com caudas” e foram os primeiros a verificar que essas caudas tinham a direção anti-solar. Os Caldeus, por seu lado, consideravam-nos como “aparecimentos” de planetas atribuindo-lhes, como os Chineses, uma origem celeste e também mística. Curiosamente, a astronomia chinesa não parece ter progredido muito para além desse estado empírico. Como outros povos da época, eles limitaram-se a observar, inovaram ao registrar, mas deixaram em aberto as questões do como e do porquê.


Representação chinesa da classificação de cometas (168 a.C.).




Quando morrem os príncipes





A observação de cometas é tão antiga quanto o registro dos eclipses e funde-se com a própria história da humanidade. Na Antiguidade, era comum associá-los a maus presságios.




 
Detalhe da Tapeçaria de Bayeux, do século XIV, registrando o aparecimento do Cometa de Halley, em abril de 1066. A inscrição latina à esquerda do cometa estilizado diz: "Estes homens maravilharam-se com a estrela". Um cortesão se apressou em registrar o evento para Harold da Inglaterra, cuja derrota por William, o Conquistador foi, de acordo com a crença popular, predita pelo cometa (veja os navios invasores na parte inferior). A tapeçaria foi dirigida e orientada pela Rainha Matilde, esposa de William.




Durante a Idade Média avançou-se mais na arte e na teologia do que no conhecimento científico. A Tapeçaria de Bayeux conta a história de como Guilherme da Normandia derrota o Rei Haroldo II, Saxão, Rei da Inglaterra em 1066, naquela que ficou conhecida como a Batalha de Hastings. Uma parte da tapeçaria mostra um cometa (o Halley) e à sua direita aparece o Rei Haroldo II junto ao trono. Há também pessoas a apontar para o céu retirando-se para dentro das muralhas da cidade, amedrontadas pelo desastre que o cometa anuncia. Por cima, uma inscrição que diz «Isti mirant stella» (aqueles olham a estrela). Pouco depois do aparecimento do cometa a 24 de Abril de 1066, Haroldo foi morto na batalha com uma seta que lhe entrou pelo olho e Guilherme tornou-se Rei. Estabeleceu-se, naquele tempo, que o cometa estava do lado dos Normandos e de Guilherme. O episódio foi tão importante que ainda hoje os Reis de Inglaterra trazem o simbolo de um cometa nas suas coroas. 


A ideia da astrologia associando o aparecimento de cometas ao prenúncio da morte de monarcas perdurou durante muito tempo. Não resisto referir um episódio em que o Rei português Afonso VI, ao avistar um cometa em 1664, veio ao terraço e ameaçou-o com uma pistola...



 
Inspirado, talvez, pelo aparecimento do Halley em 1301, Giotto di Bondone (1266-1337) substitui no seu Fresco de 1304, Adoração de Maria, a Estrela de Belém por um cometa. Cortesia do Observatório de Sormano, Itália





Com o Renascimento e a melhoria das observações dos movimentos dos planetas, os dogmas aristotélicos começam a caír como castelos de cartas. Entre outros, os Italianos Toscanelli (1397-1482) e Frascator (1483-1553) e os astrónomos alemães Johannes Müller, mais conhecido como Regiomontano, (1436-1476) e Bienewitz (1495-1552), mais conhecido por Apian, começam a observar o céu com uma certa atenção científica, realizando medidas sistemáticas do movimento dos cometas. Frescator sugere que as caudas dos cometas apontam sempre na direcção oposta à do Sol e redescobre na Europa, de forma independente, um facto que já era conhecido há centenas de anos pelos astrónomos chineses. Apian confirmou estas observações. 


A ideia da origem atmosférica dos cometas começa a declinar com a teoria heliocêntrica de Nicolau de Cusa (1400-1464) e de Copérnico (1473-1543) mas foi o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) quem, finalmente, eliminou as possíveis dúvidas sobre a origem celeste dos cometas. Brahe, a partir de observações de um cometa brilhante que apareceu em 1577 e que foram realizadas a partir de dois observatórios diferentes, separados por 600 Km, mediu para a paralaxe horizontal, um valor a rondar os 15 minutos de arco. Concluiu que o cometa deveria estar a uma distância quatro vezes superior à da Lua. Os cometas já não podiam mais ser associados à região sublunar. Apesar da descoberta, Brahe pensava que os cometas eram “exalações” dos planetas, sendo essa ideia ainda uma extensão das ideias aristotélicas. Galileu (1564-1642) mantém-se conservador ao negar a importância das observações de Brahe, afirmando que os cometas são “ilusões” ou reflexos atmosféricos seguindo, de resto, a visão de Hipócrates. 




 
Capa do livro “Cometografia” de Hevelius. Estão exibidas as três hipóteses aceites na época àcerca do movimento dos cometas. À esquerda aparece a ideia aristotélica de que os cometas são fenómenos atmosféricos. O astrónomo da direita defende a hipótese das trajectórias rectílineas de Kepler. O astrónomo do centro mostra que os cometas se movem em trajectórias parabólicas.




O astrónomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) defende em 1596, na sua primeira obra, "Mysterium Cosmographicum", o sistema heliocêntrico de Copérnico. Durante 17 anos, analisou os dados deixados por Brahe descobrindo as três leis do movimento planetário, em que um dos resultados importantes é a atribuição de órbitas quase circulares, porém elípticas, aos planetas em torno do Sol. Kepler também defende a natureza celeste dos cometas e em 1618, ao tentar explicar as observações de cometas que foram visíveis nesse ano, concluiu que as caudas deviam produzir-se graças a algum tipo de “força” devida à radiação solar. De forma algo surpreendente, Kepler pensa que os cometas não se movem como os planetas e que se deslocam, no céu, em trajectórias rectilíneas. 



Da Antiguidade a Newton


“(...) Um dia virá em que pesquisas diligentes durante longos períodos, trarão à luz factos agora ocultos... Um dia existirá alguém que revelará em que regiões têm os cometas as suas órbitas, porque se movem tão longe dos outros corpos celestes, quais as suas dimensões e de que espécie são.(...)”

Séneca



Essa hipótese de Kepler contrastava com as observações do astrónomo Italiano Borelli (1608-1679) e com as do polaco Hevelius (1611-1687) que sugere uma órbita parabólica em torno do Sol, para um cometa que apareceu em 1665. O pastor e decano alemão Dörffel (1643-1688) e, de forma independente, aquele que foi o primeiro astrónomo real inglês, John Flamsteed (1646-1719) mostram que a hipótese de uma órbita parabólica é consistente com as observações de um cometa muito brilhante que apareceu em 1680 e 1681. Foi observado antes e depois da passagem no periélio, primeiro aproximando-se do Sol e de seguida afastando-se dele. Nessa data, Newton (1642-1727) já tinha formulado mas não publicado a teoria da gravitação. A partir dela demonstram-se as leis de Kepler e descreve-se o movimento de dois corpos sujeitos à interacção gravítica. Em 1687, Newton apresenta nos Principia a lei da Gravitação Universal aplicada ao cometa de 1680 e mostra que a sua órbita é elíptica, apesar de ser quase parabólica. Calcula o valor de 0,0016 U.A. para a distância do cometa ao Sol no periélio. Ainda assim, Newton, mais motivado pelos problemas pessoais que tinha com Flamsteed e Dörffel e não por razões científicas, objectou contra a hipótese das órbitas parabólicas mostrando-se, nessa altura, mais favorável à hipótese das trajectórias rectilíneas dos cometas, sugerida por Kepler. 


Estavam dissipadas as dúvidas quanto à origem celeste dos cometas, no entanto, no que diz respeito à sua natureza, a maioria dos cientistas continuavam a pensar que os cometas tinham uma existência efémera. Isto porque, ou eram uma nebulosa ou eram uma exalação difusa formada por um concentrado de vapores que acabavam por se dispersar.



O cometa West, de 1976, exibe suas caudas. A de cor azul é a cauda de plasma, retilínea e composta por gás ionizado, e a branca é a cauda de poeira, que se desfaz em trilhões de partículas microscópicas.





Cometa West, fotografado da Terra, em fevereiro de 1976, por Martin Grossman, da Gromau, Alemanha Ocidental. A grandecauda é impelida do núcleo gelado do cometa por um vento formado de prótons e elétrons, proveniente do Sol, que se pôsabaixo do horizonte.


Representação turca do Grande Cometade 1577. A excitação que acompanhava a chegada de um cometa induziu, de modo direto, à fundação do Observatório de Istambul.Cortesia da University of Istambul Library. 



Folha impressa, em Praga, por Peter Codicillus, mostrando o Grande Cometa de 1577 acima da Lua e de Saturno, enquanto um artista o desenha ajudado pela luz de uma lanterna. A certeza de Tycho Brahe de que este cometa estava mais distante do que a Lua levou-o a retirar os cometas do domínio do fenômeno terrestre e a colocá-los corretamente como corpos celestiais.Da coleção Wikiana, Zentralbibliothek, Zurique. Foto de Owen Ginge-rich.



Representação asteca da observação de um cometa brilhante pelo Imperador Montezuma, que aceitava a superstição popular que um cometa pressagiava catástrofes, provocando uma depressão sombria e, deste modo, inconscientemente, incentivando a Conquista Espanhola. É um excelente exemplo de profe-
cia realizada. Da História de las Indias de Nueva España, de Diogo Duran.


Representação altamente estilizada do Cometa de 1556, sobre uma cidade alemã, provavelmente Nuremberg. Coleção Wikiana. Foto de Owen Gingerich.




Cometa Ikeya-Seki, descoberto em 1965 por dois dedicados astrônomos amadores japoneses. A cauda tem, aproximadamente, cinqüenta milhões de quilômetros de comprimento. Fotografado no
Observatório Nacional de Kitt Peak, por Michael Belton.




Cometa Humason, fotografado com um telescópio Schmidt, de 48 polegadas, dos Observatórios Hale, em 1961, e que recebeu o nome do seu descobridor, Milton Humason . Pelo tempo de exposição as riscas são estrelas distantes.



Adoração dos Reis Magos, de Giotto, c. 1304, representando a
Estrela de Belém (presumivelmente) como um cometa não
miraculoso. A aparição do Cometa de Halley em 1301 serviu,
muito apropriadamente, como modelo para Giotto. Cortesia de
SCALA/Editorial Photocolor Archives.


Old Woodcut Of Comet
Xilogravura do Velho Cometa 




ilustração do Grande Cometa de 1843


Colour Painting Of Old Comet
Pintura Colorida do Velho Cometa




Comet As Seen From The Cape
Cometa Como visto do Cabo


   
Grande Cometa de 1843 



Daylight Comet Of 1910; Drawing By H P Wilkins
Comet Daylight de 1910; Desenho de H P Wilkins






Comet Morehouse, 1908
Comet Morehouse, 1908


Comet Morehouse, 1908
Cometa Morehouse, 1908 





 Lovejoy 






Cometa McNaught 














Hale-Bopp




Cometa Halley







Conclusão :

Está obvio que os cometas sempre fizeram parte da evolução do nosso planeta, tanto depositando possíveis micro-organismos e água, como também abrindo  enormes crateras , e a consequência   desses  impactos é a extinção de velhas espécies  dando origem  a  novas e futuras formas de vida na Terra . Sendo assim, há uma perspectiva  assombrosa sobre esse fato : pois os cometas, tanto pode nos trazer a vida como a morte!



fontes de pesquisa:
portaldoastronomo.org entre outros site pela internet

LIMOEIRO RECEBE ETAPA DO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VÔLEI DE PRAIA

Em 2011, Limoeiro sediou uma etapa do Sul americano


Depois de sediar uma etapa do Campeonato Sul americano de Vôlei de Praia, em 2011, o município de Limoeiro se prepara para receber mais um evento do segmento. Este ano, a cidade receberá uma etapa do Campeonato Brasileiro Universitário de Vôlei de Praia. A competição acontecerá entre os dias 02 e 05 de agosto, em uma arena móvel montada ao lado da Academia das Cidades, as margens da PE-50. A parceria firmada entre a Federação Pernambucana de Voleibol (FEVEPE) e a Prefeitura de Limoeiro permitirá o município receber, em média, 20 duplas masculinas e 20 duplas femininas de diversos estados brasileiros. 

“Vamos manter a mesma estrutura da competição passada. Aproximadamente 80 atletas vão estar em Limoeiro hospedados e se alimentando. Além da difusão e da interiorização do esporte, isso significa o fortalecimento do turismo e da economia da cidade”, destacou o ex-jogador e atual diretor da FEVEPE, Lula. Ele informou que no dia 02 de agosto acontecerá o congresso técnico no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Nos dias 03, 04 e 05 de agosto serão realizados os jogos. “Como muitas pessoas trabalham no comércio durante o dia, estamos analisando a possibilidade de incluir na tabela alguns jogos no período da noite. Assim vamos contemplar a todos”, adiantou Lula.

Em 2011, a mesma competição foi realizada nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. “Este ano vem para Limoeiro. Seria até um paradoxo, mas o diferencial é que estamos com o pensamento de fortalecer o esporte no interior”, disse o diretor, ao destacar que o evento será de alto nível e que garantirá as duplas melhores classificadas, vaga para disputa do mundial, que acontecerá no mês de setembro, em Maceió/AL.


fonte  : limoeiro.pe.gov.br

VOTAÇÃO FICTÍCIA ON-LINE PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR DE MUNICIPIO


Esta rolando na internet uma enquete on-line que envolve os 4 candidatos a prefeito de Limoeiro e a votação é feita através do site Vetor TI que faz essas enquetes com várias cidades. Quem quiser conferir e votar estamos disponibilizando o link onde você pode votar. Se você deseja votar aproveite e acesse ( http://eleicao2012.vetorti.com/PE/Limoeiro ) e escolha um dos 4 candidatos de Limoeiro. 


Vale lembrar que tal votação não tem valor algum e serve só de base. Nosso site não tem nada a ver com esta pesquisa, apenas acatamos a sugestão de um leitor que nos pediu para divulgarmos o site da votação. Vamos votar e ver quem será o mais votado nas "eleições Virtuais". E aí já escolheu o seu? O esta esperando para votar, vamos lá e vote!

Texto Acima : coisas da Vida


Não só de Limoeiro como de qualquer município do Brasil
Confira no Link abaixo

COMO SERIA UMA RELIGIÃO MUNDIAL IDEAL



Apesar da contradição ciência x religião, muitos estudos científicos já apontaram benefícios da religião: as pessoas religiosas são mais felizes e saudáveis, e a religião oferece uma comunidade social.
Além disso, em um mundo globalizado, as migrações e o medo da instabilidade econômica aumentam, e quando os valores das pessoas são ameaçados, a religião prospera.
Sendo assim, com certeza não vamos nos livrar dela, como algumas pessoas desejariam. Então, qual seria a forma de religião ideal?
Segundo especialistas, as religiões atuais vêm em quatro “gostos”: “festa sagrada”, como a queima de incenso, os sinos e a música coral celestial no catolicismo; “terapia”, por exemplo, as práticas de cura e expulsão de demônios entre alguns cristãos evangélicos; “busca mística”, como a busca do nirvana budista, e “escola”, como estudos detalhados do Corão na cultura islâmica ou a leitura do Torá no judaísmo.
Todos eles tocam em necessidades e desejos humanos básicos. Uma nova religião mundial seria uma mistura harmoniosa de todos eles: a euforia e a pompa de uma festa sagrada, a simpatia e o conforto da terapia, os mistérios e as revelações de uma jornada eterna e o carinho e ambiente didático de uma escola.
Vários festivais, feriados e rituais iriam manter seus seguidores viciados. Ritos muito bizarros, como a mutilação do corpo, por exemplo, não fariam parte da religião ideal (apesar de atitudes aterrorizantes como essa vincularem as pessoas intensamente, tais ritos não são compatíveis com as religiões do mundo).
Mesmo assim, rituais traumáticos podem ainda figurar como cerimônias de iniciação, porque as pessoas tendem a se comprometerem mais com uma religião, bem como serem mais tolerantes com suas falhas, depois de pagar um alto preço para entrar nela.
Já os encontros regulares dessa religião focariam na dança e no canto para estimular a liberação de endorfinas, fundamentais para a coesão social. Para fazer com que as pessoas voltem, deverá também haver alguns mitos que quebrem as leis da física – mas não muitos. Nenhum extremo misticismo, pois tende a levar a divergências.
Com muitos deuses e grande tolerância a práticas locais, a nova religião seria altamente adaptável às necessidades de diferentes congregações sem perder sua identidade unificadora. A religião também enfatizaria assuntos mundanos com os quais a população é muito preocupada, como promover a utilização de contraceptivos e estimular famílias pequenas, além de defender grandes questões ambientais, a filantropia, o pacifismo e a cooperação.
Pronto, montamos uma religião ideal. E, como tudo que é ideal, é apenas uma idealização, muito longe da realidade.
 fonte : hypescience.com

sábado, 28 de julho de 2012

PREFEITURA DE LIMOEIRO OFERECE 600 VAGAS EM 20 CURSOS PROFISSIONALIZANTES


A prefeitura de Limoeiro, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, segue com inscrições abertas até a próxima terça-feira (31), para novos cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas: biscuit, produção de bolsas, customização de sandálias, cuidador de idoso, decoração para festa, carpintaria, marcenaria (foto), eletricista, encanador, esquadria de alumínio, pedreiro, pintor de prédios, textura em parede, corte e costura, enxoval para bebê, informática básica, reciclagem em garrafas peti e reciclagem em geral. 

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS 1), no Bairro do Alto de São Sebastião, e no CRAS 2, na Rua Frei Estevão, no Centro, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. De acordo com a coordenação da secretaria, ainda estão sendo oferecidos cursos de bijuteria e estamparia. Para ambos, as inscrições estão sendo realizadas no Centro de Convivência de Idosos (CCI), no Bairro da Cohab Velha, no mesmo horário dos outros locais de inscrições.

Para participar, os interessados devem ter no mínimo 18 anos de idade, sendo a prioridade para as pessoas incluídas nos programas sociais de baixa renda. Ao todo, são 600 vagas disponíveis, distribuídas em 30 vagas para cada curso. As aulas estão agendadas para começar no dia 20 de agosto, nos núcleos dos CRAS e no Centro de Inclusão Produtiva, na Rua Vigário Joaquim Pinto, no Centro. Maiores informações através do telefone (81) 3628 9720.

fonte : limoeiro.pe.gov.br

COMEÇAM OFICIALMENTE AS OLIMPÍADAS DE LONDRES!

Fogos da cerimônia, Londres (Foto: Agência Reuters)
Fogos explodem no céu de Londres: começam
as Olimpíadas (Foto: Agência Reuters)





A rainha Elizabeth 2a declarou aberta a Olimpíada de Londres, após interpretar a si mesma em uma vertiginosa encenação que salientou a grandiosidade e excentricidade da nação que inventou o esporte moderno.
Vozes infantis trazidas dos quatro cantos do Reino Unido deram a largada a um exuberante desfile de prados, fábricas e magia digital, perante uma plateia de 60 mil pessoas no Estádio Olímpico, e provavelmente 1 bilhão de espectadores televisivos no mundo todo.
Muitos engasgaram ao verem Elizabeth, de 86 anos, sendo 60 deles como rainha, deixar de lado sua tradicional discrição e aparecer num vídeo em que entrava num helicóptero na companhia do detetive James Bond, encarnado por Daniel Craig, para ser resgatada do Palácio de Buckingham.
Em seguida, dublês no papel da rainha e de Bond mergulham de paraquedas rumo ao estádio, e instantes depois ela própria apareceu.
"Em certo sentido, os Jogos Olímpicos estão vindo para casa nesta noite", disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. "Este grande país, apaixonado por esportes, é amplamente reconhecido como o berço do esporte moderno."
A cerimônia foi aberta pelo ciclista Bradley Wiggins, recente vencedor da Volta da França e candidato a um ouro olímpico no ciclismo de estrada, que tocou o maior sino musical do mundo.
Num momento ao mesmo tempo simples e dramático, o estádio silenciou quando cinco gigantescos círculos metálicos incandescentes, simbolicamente forjados nas siderúrgicas britânicas, foram erguidos por balões e formaram o símbolo olímpico, que subiu até a estratosfera.
E, no clímax dessa noite que teve as crianças como protagonistas, sob o tema "Inspire uma Geração", sete atletas adolescentes tiveram a honra de acender a pira olímpica que arderá durante todos os dias dos Jogos.
Mais de 10 mil atletas de 204 países irão competir em 26 esportes ao longo de 17 dias de disputas, na única cidade do mundo a ter recebido três Olimpíadas da era moderna. Milhares desses atletas estavam presentes no tradicional desfile das delegações nacionais por ordem alfabética.
BRASIL NA CERIMÔNIA
Os brasileiros desfilaram com um modelo casual. Os 120 atletas vestiram uma versão básica com blazer navy, camisa branca e echarpe de batik azul e amarelo feito com malha de algodão orgânico.
Os homens usaram calça e as mulheres saia lápis, ambas as peças nas cores verde ou amarela. A delegação foi a 28a a desfilar e recebeu muitos aplausos. O porta-bandeira Rodrigo Pessoa descreveu a experiência como um momento "especial".
"Participar dos Jogos é o sonho de qualquer atleta e estar à frente da delegação na cerimônia de abertura é algo indescritível. Foi como estar chegando à minha primeira disputa", disse o cavaleiro, que está em sua sexta edição de Jogos Olímpicos.
A participação brasileira na cerimônia, no entanto, não ficou restrita ao desfile da delegação. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva carregou a bandeira com os arcos olímpicos pouco depois de a rainha Elizabeth declarar que os Jogos estavam oficialmente abertos.
De branco, a brasileira foi uma das oito personalidades a levar a bandeira na cerimônia de abertura da Olimpíada que promete a mais sustentável da história.
"ISTO É PARA TODOS"
O show de abertura, a um custo estimado de 27 milhões de libras (42 milhões de dólares) foi inspirado na peça "A Tempestade", de William Shakespeare, sua meditação no fim da vida sobre a idade e a mortalidade.
Mas foram as crianças que ditaram o tom, a partir do momento em que coros infantis apareceram nos telões, cantando quatro canções tradicionais, ao vivo, de paisagens na Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte.
O cineasta Danny Boyle começou sua abrangente representação histórica enchendo a arena de grama para retratar o idílio pastoril que o poeta romântico William Blake descreveu miticamente como "a terra verde e agradável da Inglaterra".
Ao final de três horas de festa, David Beckham, ídolo do futebol local que foi crucial para convencer o COI a trazer os Jogos para Londres, desceu de uma lancha carregando a tocha olímpica, depois de um revezamento que mobilizou milhões de pessoas na sua passagem pelo Reino Unido.
Heróis olímpicos do passado, como Muhammad Ali, que acendeu a pira em Atlanta, em 1996, e o remador britânico Steve Redgrave, única pessoa a ganhar medalhas de ouro em cinco Olimpíadas consecutivas, recepcionaram a chama no estádio.
Mas quem acendeu a pira não foi uma celebridade, e sim sete atletas adolescentes posicionados em torno de um espetacular arranjo com mais de 200 "pétalas" de cobre representando os países participantes, e que foram erguidas no centro do estádio para convergir até uma única pira.
Momentos depois, uma câmera instalada a bordo dos balões mostrou imagens ao vivo dos anéis olímpicos içados previamente. Eles já pairavam na estratosfera, diante do horizonte curvo do planeta, visível abaixo.
A apresentação incluiu referências surreais e às vezes humorísticas aos feitos britânicos, especialmente nas artes e reformas sociais, e terminou com o ex-Beatle Paul McCartney cantando "Hey Jude".
Muitas sequências transformaram o estádio inteiro em um vasto telão composto por dezenas de milhares de "pixels" presos aos assentos. Uma mensagem gigante, apresentada por Tim Berners-Lee, inventor britânico da "world wide web", dizia: "Isto é para Todos".


Confira as Fotos
Pira Olímpica abertura olimpíadas londres 2012 (Foto: Reuters)


Tocha Olímpica é acesa no Estádio Olímpico de Londres (Foto: Reuters)

Delegação do Brasil em Londres (Foto: Agência AFP)
Com Rodrigo Pessoa à frente, delegação brasileira desfila (Foto: Agência AFP)

Cerimônia de abertura, Londres, Beatles (Foto: Getty Images)
Revoluções culturais são lembradas na abertura das Olimpíadas (Foto: Getty Images)
Paul McCartney abertura olimpíadas 2012 Londres (Foto: Reuters)
Paul McCartney encerra festa da abertura das Olimpíadas de Londres (Foto: Reuters)

Cerimônia de abertura, Rowan Atkinson, mr bean (Foto: Agência AFP)
Mr. Bean é uma das atrações da abertura dos 
Jogos Olímpicos (Foto: Agência AFP)



fonte :
 globoesporte.globo.com 
http://m.g1.globo.com

PROGRAMA " O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS " É O SUCESSO DO MOMENTO NO SBT

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20120712111322.jpg
Foto: Artur Igrecias/SBT


Desde o dia que estreou (11) no SBT o programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos".
Sob comando de Carlos Nascimento , alcançou grande repercussão no Twitter. E a cada nome divulgado, vários internautas comentavam, seja fazendo piada ou concordando com a escolha.

Inicialmente, o projeto contou com votação dos telespectadores. Após chegar a meta de 
1 milhão e 200 mil votos, a emissora passou a produzir a atração.

Já na segunda fase, foi definida 100 personalidades mais votadas. Desde então o SBT contou com programas semanais, onde depois de várias eliminações será eleito
 "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos".
  
A hashtag "#OMaiorBrasileirodeTodososTempos" chegou ao topo dos Trending Topics Brasil e mundial, como o assunto mais citado durante várias horas.

Em termos de audiência, no ar das 23h30 à 00h57, no dia que estreou ."O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" garantiu o segundo lugar ao SBT. De acordo com dados consolidados do Ibope na Grande SP, foram 6,2 pontos de média, contra 23,3 da Globo, 5,8 da Band e 4,6 da Record.

Atualmente o programa encontra-se em sua fase final com 12 últimos selecionados para votação ,entre eles (  Em ordem alfabética ) :

Ayrton Senna 
Chico Xavier 
Fernando Henrique Cardoso
Getúlio Vargas
Irmã Dulce
Juscelino Kubitschek
Lula
Oscar Niemeyer
Pelé
Princesa Isabel
Santos Dumont
Tiradentes



Confira também a Lista de todos os 100 candidatos participantes no próprio site site do SBT



fonte : natelinha.uol.com.br

CAMPUS PARTY RECIFE COMEÇA JÁ COM PROMESSA DE RETORNO EM 2013

Legenda
Governador Eduardo Campos convocou uma segunda Campus já no ano que vem

A primeira Campus Party fora de São Paulo já começou com a proposta de retornar à capital pernambucana. Durante a abertura da edição recifense da festa geek, o governador Eduardo Campos tratou de dar as boas vindas aos campuseiros já com a promessa de realizar um segundo evento no ano que vem. "Chame seu amigo, sua parceira, todo mundo que você conhece, porque, para o ano que vem, a Campus Party Recife vai bombar ainda mais que este ano", disse. 
E como os responsáveis pela realização da festa e os principais patrocinadores estavam ao seu lado no palco, a resposta foi imediata. "Se o governador se comprometeu a fazer uma Campus Party em 2013, o mínimo que posso dizer é que vai ter Campus no ano que vem", afirmou o presidente da Telefonica/Vivo, Antônio Carlos Valente. A tréplica de Campos também veio na hora: “Me pediram um monte de coisas para fazer o evento. Mas nem ganhei inscrição, nem barraca”, brincou. “Próximo ano venho acampar”, afirmou.

fonte : jconline.ne10.uol.com.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MARINHA ABRE CONCURSO PARA 1.620 VAGAS DE FUZILEIRO NAVAL


O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha abriu concurso público para 1.620 vagas para o curso de formação de soldados fuzileiros navais para as turmas I e II de 2013. É preciso ter nível fundamental completo. A bolsa durante o curso é de R$ 550. Após conclusão do curso, o aluno é nomeado soldado fuzileiro naval, com remuneração inicial de aproximadamente R$ 1,1 mil.

Podem participar homens com idade entre 18 anos e máxima de 21 anos referenciados em 1º de janeiro de 2013, com altura entre 1,54 m e 2 m.
Aqueles que forem aprovados no concurso serão matriculados na condição de recruta fuzileiro naval. O curso tem duração de 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, localizado no Rio de Janeiro ou, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura. Durante os estudos, receberão R$ 550 como ajuda de custo para despesas pessoais.
O curso terá início com o período de adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como fuzileiro naval.
Após o período de aprendizagem, o aluno será nomeado soldado fuzileiro naval, com remuneração inicial de R$ 1,1 mil.
Depois do curso, os aprovados poderão ser distribuídos para as cidades do Rio de Janeiro, Rio Grande (RS), Brasília, Ladário (MS), Belém, Manaus, Salvador, São Paulo ou Natal.
As inscrições  devem ser feitas pelo  endereço eletrônico www.mar.mil.br/cgcfn, no link " Concursos", de 23 de julho a 16 de agosto. A taxa é de R$ 20. Os candidatos deverão optar pela Turma I ou Turma II / 2013.
Os candidatos passarão por exame de escolaridade, verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico.
O exame de escolaridade seria realizado no dia 25 de setembro.
fonte : g1.globo.com

EXÉRCITO ABRE 520 VAGAS PARA A ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES


O Exército abriu concurso para 520 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx). Os candidatos devem ser do sexo masculino; ser solteiros, viúvos, separados judicialmente ou divorciados e, em qualquer um desses estados civis, não possuir dependentes nem outros encargos de família; ter nível médio completo, ter altura mínima de 1,60m e entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro de 2013.

As inscrições podem ser feitas de 23 de julho a 27 de agosto através do endereço eletrônico http://www.espcex.ensino.eb.br, onde o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e imprimir o boleto bancário (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa.  O valor da taxa de inscrição é de R$ 80.
O processo seletivo terá duas fases. A primeira, em âmbito nacional, abrange o exame intelectual. A segunda fase destina-se à verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos e à realização da inspeção de saúde e do exame de aptidão física.
As provas de provas de português, redação, física-química serão aplicadas no dia 6 de outubro. As provas de matemática, geografia-história e inglês serão aplicadas no dia 7 de outubro.
O curso tem duração de um ano, em regime de internato, e inclui o terceiro ano do ensino médio, além das disciplinas necessárias à iniciação militar profissional. A escola fica em Campinas (SP).
fonte  :g1.globo.com