snowstorm

segunda-feira, 9 de julho de 2012

LOGRADOUROS HISTÓRICOS DE LIMOEIRO ( PRAÇA DA BANDEIRA-UM CARTÃO POSTAL DA CIDADE)

imagem internet

Quem viver em Limoeiro forçosamente verá a Praça da Bandeira ,situada no coração da cidade .Bela arborizada ,ponto de encontro da nossa gente ,a praça é o termômetro sentimental do povo desta terra . Nela convivem ,harmonicamente ,todos os segmentos sociais do município ,que vivem seus sonhos ,suas tristezas e os compartilham de maneira fraternal.
Segundo o saudoso professor Antônio Vilaça ,na obra "Histórias que Limoeiro conta" (pág.46),ela foi construída durante a gestão do prefeito José Donino da Costa Lima,empossado em 26 de Abril de 1938.Escreveu Vilaça que "ele calçou a Avenida Severino Pinheiro ,realizou obras de saneamento ,concluiu o Hospital José Fernandes de Salsa e deu-nos a bonita Praça da Bandeira", entre outras ações .Disse ainda que "sem nenhum desdouro para os demais ,o prefeito José Donino realizou em Limoeiro uma administração extraordinária ".
O logradouro passou ,posteriormente ,por amplas reformas ,nos governos Arthur Correia de Oliveira ,José Xavier Quirino e Ricardo Teobaldo Cavalcante,sem no entanto perder seu charme e encanto característicos .
Em seu entorno ,algumas edificações marcaram época e  continuam majestosas ,a exemplo do antigo cine-teatro São Luís (durante algum tempo deu lugar a uma escola pública),da tão lembrada Rádio Difusora ,fundada por F. Pessoa de Queiroz (hoje abrigando o Centro Cutural Marcos Vinicios Vilaça e as secretarias municipais de Cultura e Turismo), o prédio do Grande Hotel Limoeiro (passando por amplas reformas atualmente) e a sede do colombo Sport Club (o aristocrático da Praça da Bandeira ),entre outras.
Cabe aos seus frequentadores atuais mantê-la limpa , agradavél e atrativa ,garantindo ,assim , o lazer sadio para si, seus filhos e netos .A Praça da Bandeira é um patrimônio de Limoeiro e agradece a todos por isso.
Nós somos amigos da praça .E você ? Faça suas parte orientando os desavisados quanto à importância de conservar este patrimôniio que não é apenas deles ,mas é seu ,é de todos os limoeirenses .
A Princesa do Capibaribe agradece !

Matéria extraída do jornal local : Fique por Dentro (Junho de 2012 / pág.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário