snowstorm

terça-feira, 7 de agosto de 2012

QUAL É A FUNÇÃO DA MEMÓRIA CMOS, BIOS, SETUP, POST DA PLACA MÃE?


CMOS:

CMOS significa "Complementary Metal Oxide Semicondutor". Nos primeiros PCs, como os antigos XTs e alguns 286s, todos os dados referentes à configuração dos endereços de IRQ, quantidade e velocidade das memórias, HDs instalados, etc. eram configurados através de jumpers na placa mãe. Não é preciso dizer que a configuração de tais jumpers era um trabalho extremamente complicado. Para facilitar a vida dos usuários, foi criado o Setup, que permite configurar facilmente o sistema.
A função do CMOS, uma pequena quantidade de memória RAM, de geralmente 128 ou 256 bytes, é armazenar os dados do Setup para que estes não sejam perdidos quando desligamos a máquina. Toda vez que o micro é inicializado, o BIOS lê estes valores e opera de acordo com eles. Porém, justamente por ser um tipo de memória RAM, o CMOS é volátil, ou seja: seus valores são perdidos quando ele deixa de ser carregado eletricamente. Justamente por isso, é usada na placa mãe uma pequena bateria que se destina a alimentar o CMOS. Claro que esta bateria não dura para sempre, de modo que periodicamente, a cada 2 ou 3 anos, é preciso trocá-la.

BIOS (Basic Input/Output System):


É um software gravado em um chip da placa-mãe, onde se encontram as informações básicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma série de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memória, placa de vídeo, teclado, drives, etc. O software do Bios é feito sob medida para sua placa-mãe e chipset, para que possa realmente controlar o boot da máquina e possa rodar todos os testes.

SETUP: 


O setup é o programa a qual o usuário tem acesso para modificar as configurações da BIOS de acordo com o sistema implementado (de acordo com o hardware instalado na sua máquina, como memória, hard-drives, cache, etc) e de acordo com o seu desejo de modificar endereços do tipo IRQ ou DMA, etc. Esses dados ficam gravados no CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor), que é uma memória RAM embutida geralmente no chip da BIOS e que dificilmente ultrapassa os 128 bytes. Essa memória é volátil, ou seja, ela só se mantém ali se for constantemente alimentada com energia. Por isso, existe uma bateria que a alimenta, e que precisa periodicamente ser trocada. Mas não se preocupe com isso, pois essa bateria dura de 5 a 10 anos, e até lá provavelmente você já trocou sua placa-mãe.

POST (Power on self test):

Quando ligado, a BIOS faz vários testes no hardware instalado para ver se está tudo bem. Começa pelas memórias, processador e placa-mãe, depois vídeo, discos, etc. Caso você ligue seu computador e não apareça nada no vídeo, é provável que seja um problema de memória ou de processador. Esse teste é feito a cada boot que seu computador dá.

fonte : clube do hardwere

7 comentários: