snowstorm

quarta-feira, 25 de julho de 2012

OBRAS HISTÓRICAS DE LIMOEIRO ( PONTE DR.SEVERINO PINHEIRO )


imagem Edvania Fernandes 

A cidade de limoeiro é conhecida como a "Pricesa do Capibaribe" por ter seu território cortado  por um dos mais importantes rios pernambucanos , o Capibaribe .Seu curso é de ,aproximadamente ,490KM e seu nome - segundo o historiador Sebastião de Vasconcels Galvão - vem do tupi ,significando  "Rio das Capivaras ", um porco selvagem  muito encontrado em sua nascente  "localizada na Serra  do Jacarará ,que separa os Estados de Pernambuco e da Madre de Deus e de Porção ",segundo o professor Tadeu Rocha.
O Rio Capibaribe já foi perene .E navegável .O padre Ponciano Coelho chegou aos limoeiros aqui abundantes no século XVII , de canoa .Nélson Valença confidenciava aos amigos que o Capibaribe "é o rio mais safado que eu vi ,valente no inverno e morfino no verão ". Na zona urbana a população atravessa seu leito pelas pontes apelidadas de Velha e Nova ,além de "passagem molhadas".
A mais antiga ,também conhecida por Ponte Severino Pinheiro ,foi construída em 1921 ,durante o governo do Dr. Severino Pinheiro , sendo "director" de Obras Públicas o Dr. Gercino de Pontes e sua execução coube à cia .C. Concreto Armado.Mesmo já tendo enfrentado "cheias" históricas do rio como as de 1975 e 1977 , a Ponte Velha manteve-se firme como uma rocha até os dias atuais ,necessitando ,no entando ,de uma urgente modernização.
O seu idealizador ,Severino Marques de Queiroz Pinheiro ,veio para Limoeiro como promotor de justiça ,nos idos de 1907 ,por conta de agitações ocorridas na época .Uma vez aqui ,começou  a namorar a jovem Beatriz ,filha única do rico português José Fernades Salsa ,com quem casou .Nessa mesma época ingressou na política ,sendo eleito vereador por três mandatos ,prefeito  por dois . senador estadual e governador de Pernambuco ,afastando-se da vida pública em 1930. No entando ,ainda como líder máximo da política em Limoeiro ,conheceu o jovem Chico Heráclio e o introduziu na política sob sua égide.


Matéria extraída do jornal local : Fique por Dentro (Junho de 2012 / pág.9)

Um comentário: