snowstorm

terça-feira, 17 de julho de 2012

POR QUE TODOS OS OBJETOS QUE BRILHAM NO ESCURO SÃO VERDES?


Já reparou na cor daqueles adesivos que brilham no escuro e que as crianças adoram grudar no teto do quarto? Se não, observe: eles são sempre verdes. Além deles, diversos outros objetos feitos com material fosforescente, desde máscaras assustadoras a prêmios de redes de fast food, apresentam a mesma coloração. Afinal, por que tudo que brilha no escuro é verde?
Embora existam muitas cores que podem potencialmente ser usadas nos objetos descritos acima, a coloração esverdeada é de longe a mais popular e mais comum. Parte da razão é psicológica: por algum motivo, as pessoas acham mais aterrorizante casas mal-assombradas repletas de objetos verdes do que, digamos, azul ou amarelo. Esse fator se estende aos brinquedos também.
Mas a razão mais científica é que os itens fosforescentes, que absorvem energia (nesse caso a luz) e lentamente re-emitem essa energia, têm como base a mesma substância química: o sulfeto de zinco. Esse produto químico é geralmente misturado com outras substâncias que o tornam mais estável e versátil para utilização em tintas, plásticos e outros aplicativos.
O sulfeto de zinco não é tóxico, é relativamente barato de produzir (tornando-o perfeito para brinquedos de baixo custo) e, ao brilhar, exibe naturalmente a característica cor verde. Os fabricantes de brinquedos poderiam adicionar (e às vezes efetivamente o fazem) outras cores à base de sulfeto de zinco fosforescente. No entanto, o resultado é muitas vezes menos brilhante e menos durável que o original esverdeado.

fonte : hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário