snowstorm

segunda-feira, 9 de julho de 2012

FRIOZINHO PERNAMBUCANO!

 
Relógio das flores de Garanhuns - PE

Recife, meio-dia. O termômetro oscila entre 28°C e 30°C. Sol quente, tempo abafado. No céu, poucos pontos esbranquiçados. O mundo é azul, já diria o russo Iuri Gagarin, no longínquo 12 de abril de 1961. Um sonho de verão, não é? Nada disso. Estamos em pleno inverno. Benvindo ao litoral nordestino!
Aqui, é sol o ano todo, com raras exceções. Vez por outra chove um pouco, um dia ou dois seguidos, talvez. Depois o calorzão reaparece. E assim passam-se os dias, semanas e meses de inverno. Quando menos se espera, a página do calendário das estações já virou e lá se vai mais uma vez a esperança de sentir um ventinho frio sobre a pele.
Mas nem tudo é sol a pino no Nordeste, para a alegria dos admiradores de temperaturas mais amenas, como eu. Muitos zombam, mas existe sim festivais de inverno por aqui. E o nome não é só enfeite.
Um dos mais famosos é o de Garanhuns. O município fica no agreste pernambucano. Cerca de 230 quilômetros separam o Recife dessa bela e florida cidade onde as temperaturas despencam para os inimagináveis – para os padrões nordestinos, é claro – 10°C. Quem vive na zona rural garante que chega a menos. Lá, as mãos ficam geladas, a calça jeans nem sempre é suficiente para aquecer as pernas e – o melhor – dá para brincar com a fumaçinha que sai da boca!
Triunfo: é aqui onde está o ponto mais alto de PE
Triunfo: é aqui onde está o ponto mais alto de PE
Mas o título de cidade mais fria de Pernambuco pertence, por mais irônico que isso posa parecer, a um município que fica no sertão do Estado.  A 440 quilômetros do Recife, Triunfo registra as menores temperaturas do inverno pernambucano. Com frequência, os termômetros ficam abaixo dos 10°C.
Quando ainda estamos na estrada que leva até lá, já é possível notar a mudança de “clima”. Um pequeno município chamado Santa Cruz da Baixa Verde marca a transição entre a quente e seca Serra Talhada e a fria e florida Triunfo.
A cidade está na parte mais alta do Estado, a cerca de 1000 metros de altitude. É lá onde fica o ponto mais elevado de Pernambuco: o Pico do Papagaio, a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar.  Do alto, uma vista inspiradora e um friozinho bem sertanejo. Isso é que é inverno ‘arretado’!

fonte : euqueroveromundo.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário