snowstorm

segunda-feira, 9 de julho de 2012

QUAL É A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL?

imagem internet (Urupema)



Esta é uma pergunta que causa bastante debate em algumas cidades do sul do país.

São Joaquim, Urubici e Urupema em Santa Catarina e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul disputam o título de cidade mais fria do Brasil.

São José dos Ausentes tem uma temperatura média de 13°C, com um inverno rigoroso de temperaturas abaixo de zero. O município do nordeste do Rio Grande do Sul tem constantes geadas e ocorrência de neve em quase todos os anos. As atrações de São José dos Ausentes são: Pico do Monte Negro, ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul, com 1.403 metros; o Cachoeirão dos Rodrigues; e os Mangueirões de Pedra.

Urupema é o município catarinense com a altitude média mais elevada, com cerca de 1.425 m. A cidade da Serra Catarinense tem uma temperatura média anual de 13°C. Urupema está localizada num vale circundado por elevações como o Morro das Torres, tornando baixas as médias de temperatura, principalmente no inverno.

São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, a cidade é famosa pela ocorrência de neve no inverno. São Joaquim está situada a 1.360m de altitude e tem no turismo uma de suas maiores atividades econômicas. Colonizada por descendentes de portugueses e espanhóis vindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a cidade de São Joaquim promove anualmente a Festa Nacional da Maçã.

A cidade vizinha Urubici destaca-se pela natureza, cultivos de maçã, erva-mate e é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, sendo chamada de Terra das Hortaliças. Entre os destaques de Urubici estão a Serra do Corvo Branco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Cascata do Avencal e o Morro da Igreja, elevação a 1.822 metros de altitude que detém a marca da mais baixa temperatura já registrada no Brasil. Em 29 de junho de 1996 a temperatura chegou a -17,8°C, com a incrível sensação térmica de -46°C. Antes, a menor temperatura registrada havia sido -14°C no município catarinense de Caçador em 1975.

Para aquecer a discussão nem sempre as estações meteorológicas registram todas as temperaturas, assim como muitas localidades sequer possuem uma estação meteorológica. Dados extra-oficiais apontam para -18°C nas proximidades da cidade de São Joaquim e -15°C em Palmas, sul do Paraná. As temperaturas mínimas oficiais destas cidades são de -10°C.

Em 7 de agosto de 1879 na cidade de Vacaria foi registrada a mais forte precipitação de neve no Brasil - cerca de dois metros. Em outras duas ocasiões o acúmulo de neve superou a marca de um metro no país. Em 20 de julho de 1957, em São Joaquim (1,30 m) e em junho de 1985 no Pico das Agulhas Negras, Itatiaia, estado do Rio de Janeiro (1,00 m de neve).

Em Santa Catarina neva quase todos os anos nos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. Ocasionalmente também ocorre em outros municípios como: Lages, Otacílio Costa, Curitibanos, Ponte Alta do Norte, Ponte Alta, Santa Cecília, Fraiburgo, Caçador e Monte Castelo.

No Rio Grande do Sul ocorre frequentemente precipitação de neve nos municípios de São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, acima de 1.000m de altitude, e Vacaria e São Francisco de Paula durante o inverno e ocasionalmente nos municípios de Caxias do Sul, Canela, Muitos Capões, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado, Lagoa Vermelha, Guaporé, Veranópolis, Farroupilha, Jaquirana, Flores da Cunha, Garibaldi e São Marcos.

No Paraná a neve aparece no extremo sul do Estado, mais precisamente na região de Palmas e ocasionalmente em outros municípios como: Guarapuava, Inácio Martins, General Carneiro, Clevelândia, Pato Branco e Irati.

No Sudeste a ocorrência de neve é muito rara, mas já registrada na cidade de São Paulo e em outras cidades do estado como Campos do Jordão e Apiaí. Em Minas Gerais já houve queda de neve em Camanducaia, Itamonte e Pedralva. No estado do Rio de Janeiro em Itatiaia e no Espírito Santo no Pico da Bandeira, município de Ibitirama.

Localizada a 900 metros acima do nível do mar numa região de serra do Nordeste, Garanhuns atrai turistas de toda a região. A cidade pernambucana tem uma temperatura média de 17°C no inverno, como mínimas que podem ficar abaixo dos 10ºC positivos, temperatura baixa para os padrões nordestinos. A Suíça Pernambucana, como a cidade é conhecida, realiza anualmente o Festival de Inverno de Garanhuns. Podem-se encontrar lojas vendendo luvas, gorro e casacos e restaurantes servindo fondue.

Na região norte a cidade de Vilhena, em Rondônia, já registrou temperatura mínima de 0°C em julho de 1975, devido ao fenômeno da friagem, quando as massas de origem polar muito fortes chegam ao Oeste da Amazônia, reduzindo drasticamente a temperatura.

A capital brasileira mais fria é Curitiba com média de 12,2ºC em junho, seguida de Porto Alegre (14,3°C em junho) e São Paulo (15,8°C em julho). As temperaturas mais baixas registradas nas capitais brasileiras foram -6°C em Curitiba; -4°C em Porto Alegre; -1°C em Campo Grande e 0°C em Florianópolis e São Paulo.

Então, qual a cidade mais fria do Brasil? Confira agora a temperatura das cidades mais frias do país.

fonte : quetalviajar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário