snowstorm

quinta-feira, 12 de julho de 2012

OS MOTIVOS QUE LEVARAM O FACEBOOK A PASSAR O ORKUT


Veja o que levou a rede social de Mark Zuckerberg ser a mais popular (no Brasil e no mundo)

Com a abertura das ações do Facebook no mercado de ações, muitos dizem que o Orkut está fadado ao esquecimento. Mas será que a rede social de Zuckerberg é mesmo superior? O Superdownloads fez uma análise, comparando ambas. O critério é simples: para cada quesito, um ponto é dado ao melhor. No final, o vencedor é aquele que ficou com mais pontos. Mas antes de começar a disputa, conheça melhor os competidores:

Orkut

    Criado em 2004, o site leva o nome de seu desenvolvedor, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. Seu objetivo é fazer com que os usuários conheçam novas pessoas. Apesar do foco inicial nos EUA, quem domina atualmente a rede são os brasileiros, que possuem mais de 30 milhões de contas no serviço. O Orkut funciona como um enorme fórum, no qual os usuários criam comunidades de discussão e adicionam novos membros. Hoje, a rede conta com mais de 66 milhões de usuários ativos no mundo todo.


Facebook


Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto da faculdade: Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Inicialmente, o site era somente para os estudantes de Harvard. Com o tempo, expandiu-se para outras universidades e, hoje, está aberto para o mundo todo, contando com mais de 900 milhões de usuários cadastrados. No Facebook, é possível criar um perfil pessoal, adicionar amigos, trocar mensagens, compartilhar fotos, entre outras coisas. A empresa está avaliada em mais de 100 bilhões de dólares.

Pontos positivos Layout e Organização

Ambos os sites possuem um bom layout. O Orkut apresenta um fundo azul e mistura tons de rosa e branco. O problema é que a localização de cada ferramenta não é intuitiva. O Facebook tem um layout mais limpo e, apesar de ter mais informação, a distribuição é totalmente intuitiva. A página foi criada para ler as informações mais antigas do usuário sem a necessidade de clicar em botões do tipo "próxima página", o que facilita a navegação. No Orkut, além de restringir as postagens por página, é preciso procurar o assunto em comunidades específicas - muitas vezes sem a separação por data, como é o caso do Facebook. Ou seja, ponto para o Facebook.

Pontos positivos

 

Layout e Organização

Ambos os sites possuem um bom layout. O Orkut apresenta um fundo azul e mistura tons de rosa e branco. O problema é que a localização de cada ferramenta não é intuitiva. O Facebook tem um layout mais limpo e, apesar de ter mais informação, a distribuição é totalmente intuitiva. A página foi criada para ler as informações mais antigas do usuário sem a necessidade de clicar em botões do tipo "próxima página", o que facilita a navegação. No Orkut, além de restringir as postagens por página, é preciso procurar o assunto em comunidades específicas - muitas vezes sem a separação por data, como é o caso do Facebook. Ou seja, ponto para o Facebook.

Divulgação

Novas amizades

Uma das características das redes sociais é a integração. Não só entre amigos mais próxinos, mas também entre amizades mais remotas - ou novas parcerias. O Facebook permite isso por indicar amigos de amigos que tenham interesses em comum, além de tornar mais fácil uma primeira conversa entre dois desconhecidos, por possuir diversas ferramentas de conversa (como o chat, timeline e grupos de discussão). Mas para a rede de Zuckerberg, falta a capacidade de encontrar pessoas que tenham interesses comuns como ocorre no Orkut. Cada comunidade mostra apenas um tema de preferência da pessoa. Se você entrar em uma comunidade, pode conhecer os membros ativos de lá e ficará aberto a novas amizades, já que muitas vezes não são seus amigos que estarão presentes nos fóruns. As ferramentas, porém, para uma conversa mais reservada, são escassas. Cada rede tem sua vantagem nesse quesito. Portanto, nesse ponto, há empate.

Grupos

Quem tem (ou tinha) Orkut se lembra bem das comunidades. É possível criar ou entrar em qualquer uma, desde a "Eu odeio segunda-feira" até "Elvis não morreu". Apesar de muitas serem apenas brincadeira, outras são levadas a sério. Comunidades religiosas, por exemplo, existem aos montes. E há a opção de um moderador barrar a entrada de uma pessoa ou expulsá-la do grupo. Além disso, as comunidades possuem tópicos de assuntos, funcionando como grandes fóruns organizados. A comunidade "Universo Marvel", por exemplo, possui o maior e mais organizado acervo digital de quadrinhos dos heróis no Brasil. No Facebook, como a ideia não é a de criar fóruns, os grupos não funcionam muito bem. Eles são como enormes salas de bate papo e não é possível organizar os assuntos em tópicos para futuras pesquisas. Nesse quesito, o ponto vai para o Orkut.

Divulgação 

App de celular

Nesse quesito, nem é preciso ir muito longe. O Orkut para celularnão oferece nada aos usuários. É como tentar acessar a página da internet, mas com diversas restrições. O Facebook adaptou sua rede aos smartphones e tablets, e lança aplicativos exclusivos para usuários desses aparelhos. Ponto para o Facebook.

Postagens

As postagens são o centro das redes sociais. Os usuários comentam sobre o dia a dia, suas preferências, marcam fotos e comentam sobre elas, entre outras atividades. No Twitter Bronze No ranking semanal, por exemplo, a ideia é que o internauta comente algo em no máximo 140 caracteres (disponíveis para todos os seus amigos). No Facebook, a ideia é parecida, mas é possível escrever o quanto quiser e discorrer também nos comentários de seus amigos, além de inserir fotos e vídeos. Já o Orkut só permite postagens nas comunidades, o que impede que o usuário fale sobre sua vida para seus amigos. Nele, é preciso escolher entre conversar somente com um amigo de cada vez (pela página de recados) ou em um tópico específico de uma comunidade (que não será voltada aos seus amigos). A rede de Zuckerberg é mais versátil. Ponto para o Facebook, de novo.

Publicação de fotos e vídeos

O Orkut permite armazenar fotos e vídeos em pastas. O Facebook faz isso e também possibilita postar as imagens na timeline, além de mostrá-las automaticamente aos seus amigos. Mais uma vez, a versatilidade leva vantagem. Ponto para o Facebook.

Divulgação

Pontos negativos

 

Neuras de namorados

Pois é, no Facebook é muito mais fácil seguir alguém de perto e saber tudo o que a pessoa faz ou deixa de fazer. No Orkut, por haver menos possibilidade de interação, esse tipo de coisa é mais discreta. Fica impossível ler depoimentos não aprovados, por exemplo. E como não há linha do tempo, as pessoas não vão correr atrás para ver o que já aconteceu na vida do parceiro. Quando um relacionamento acaba, é a mesma coisa: quem ficou com o coração partido normalmente se sente pior, pois não quer tirar o ex de sua vida, mas fica mal a cada atualização dele na rede social. O Facebook perde um ponto.
  •  Exposição da via pessoal

Foram vários casos de pessoas prejudicadas por escrever o que não deviam nas redes sociais. A diferença é que no Orkut é preciso postar em comunidades, o que limita o comentário e acesso a um número de pessoas. Claro que aconteceram escândalos, mas é preciso encontrar a postagem entre muitas outras. No Facebook, a postagem vai diretamente para todos seus amigos, que podem compartilhar com os amigos deles. O Facebook perde mais um ponto.

Ele, o Spam

Uma das piores invenções do mundo, o spam lota os correios eletrônicos e irrita profundamente. No Orkut, ele predomina, com comunidades cheias de tópicos desorganizados e scraps de gatinhos brilhando em arquivos de gif gigantes. Para piorar, não dá para deletar com facilidade um arquivo da sua página de recados. No Facebook, eles estão surgindo aos poucos, como mensagens do tipo "Essa pessoa..." e com uma flecha apontando para a foto do usuário. Outro exemplo de chatice são as famosas frases colocadas em imagens, nas quais é possível ler a primeira linha e é preciso abrir a foto para saber qual é a ideia da piadinha sem graça. Mesmo assim, nada que se compare ao Orkut, já que no Facebook é mais fácil bloquear esse tipo de problema. Menos um ponto para o Orkut.

Divulgação

Conclusão

O Facebook oferece maior interatividade entre os usuários, é mais versátil e tem potencial de crescer. Não fica restrito apenas aos usuários de computadores, mas também de smartphones e tablets. Mas isso não significa que o Orkut vai acabar. Ele ficou com um nicho específico: das pessoas que gostam de entrar em algumas de suas comunidades e conversar com seus amigos. Uma pessoa que gosta de uma série de televisão, por exemplo, pode conversar com outros fãs do título em uma comunidade voltada ao assunto. No Facebook ela não vai conseguir isso, pelo menos por enquanto.

Divulgação

O grande campeão!


fonte : superdownloads.com.br






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário