snowstorm

quinta-feira, 7 de março de 2013

AFINAL DE CONTAS, O QUE SIGNIFICA LICENCIATURA, BACHARELADO, GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO ?



A Princípio, essa sopa de palavras pode confundir muitos jovens que ainda estão cursando o ensino fundamental ou médio. Mas, o que importa de verdade é muito mais do que escolher apenas uma modalidade de curso de graduação. Trata-se de uma escolha que tem muito a ver com a vocação.

 

Graduação
 Bacharelado e licenciatura
Os cursos de graduação constituem a primeira etapa da formação no ensino superior e possibilitam a obtenção de títulos de bacharel e licenciado.
O bacharelado, tradicionalmente, prepara o profissional para os setores industrial, comercial e de serviços, onde ele vai aplicar conhecimento em atividades específicas. Em praticamente todas as áreas de atividades – Exatas e Tecnológicas, Humanas, Artes e Biológicas – pode-se obter o título de bacharel.
A licenciatura forma docentes para o ensino fundamental a partir da 5a série e para o ensino médio. São os casos dos professores de Matemática, História, Geografia, etc. Para lecionar da 1a à 4a séries do ensino fundamental a formação em nível superior ocorre no curso de Pedagogia. Tanto bacharéis como licenciados podem cursar pós-graduação e, se for o caso, seguir carreira acadêmica.
São dois os tipos de pós-graduação: a stricto e a lato sensu. Mestrados, mestrados profissionalizantes e doutorados fazem parte da stricto sensu, destinadas àqueles que desejam ter conhecimentos profundos sobre um assunto. Todos, exceto o mestrado profissionalizante que é menos teórico do que o tradicional, são destinados àqueles que desejam seguir carreira acadêmica.

Pós - graduação
Mestrado e doutorado

Após concluir a graduação, o formado tem a oportunidade de continuar seus estudos nos cursos de pós-graduação, desde que se submeta aos processos de seleção adotados pelas respectivas unidades. Os cursos de mestrado e de doutorado, têm como objetivo desenvolver e aprofundar a formação adquirida na graduação.
Para o mestrado o aluno precisa desenvolver uma dissertação sobre um tema escolhido. Pode ser a opção inicial de quem deseja se dedicar à carreira acadêmica, mas também é procurado para melhorar a qualificação profissional.
O doutorado está tradicionalmente voltado à carreira acadêmica. O título de doutor é obtido após a elaboração e aprovação de uma tese.
 

Observação: 
O MBA (Master Business Administration) nada mais é do que uma pós lato sensu, ou seja, uma especialização voltada à formação profissional. Nesta regra também se encaixam outros cursos de especialização e equivalentes. Por ser Master, muitos creem, erroneamente, que o MBA equivaleria ao mestrado, mas as especificações e exigências destes cursos são bem distintas. Ou seja, o MBA e o mestrado possuem também pesos diferentes no currículo.
 
fonte de pesquisa:
Texto extraído de br.answers.yahoo.com por Manu
Imagens dos sites unicastelo.br e fasar.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário