snowstorm

quarta-feira, 30 de maio de 2012

VOCÊ SABE EVITAR CRISES DE REFLUXO?


Azia é um dos principais sintomas e pode ser evitada com mudanças de hábito

Por Laura Tavares
Para algumas pessoas, a azia já se tornou até previsível. Basta exagerar na quantidade de alimentos ou investir em uma refeição mais gordurosa que logo vem o incômodo. De acordo com a gastroenterologista Eponina Lemme, professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), essa queimação é um dos principais sintomas da chamada doença do refluxo gastroesofágico, quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago ou a outros órgãos próximos a ele.

"No Brasil, estudos apontam que 12% da população adulta apresenta azia uma ou mais vezes por semana", destaca a especialista. Com medidas simples, entretanto, como evitar determinados alimentos e adotar alguns hábitos, é possível evitar crises. No Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado em 29 de maio, elaboramos um quiz para você descobrir se sabe como prevenir o refluxo.

Pergunta 1: Qual das mudanças abaixo deve ser empregada no tratamento do refluxo? 
Nota: De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Almino Ramos, do Hospital 9 de Julho, levantar a cabeceira da cama é uma mudança essencial para quem está em tratamento do refluxo. "Erguer a cabeceira em 10 ou 15 centímetros ou colocar mais travesseiros evita que o ácido do estômago passe para o esôfago", explica.

Pergunta 2: Quantas horas após jantar o paciente com refluxo sintomático pode se deitar? 
Nota: "É preciso evitar se deitar após comer, pois isso favorece o refluxo", alerta Eponina Lemme. Desse modo, recomenda-se ficar em repouso (sentado ou de pé) por, pelo menos, duas ou três horas antes de dormir. Também é importante que as refeições sejam mais leves e em menor quantidade no período da noite.

Pergunta 3: Bebidas alcoólicas pioram os sintomas do refluxo? 
Nota: É bastante comum a queixa de azia após o consumo de bebidas alcoólicas, afirma a gastroenterologista Eponina Lemme. Segundo ela, o álcool reduz a pressão do esfíncter (estrutura que separa o esôfago do estômago), fazendo com que o ácido suba pelo aparelho digestivo e causando a sensação de queimação. "Evitar bebidas alcoólicas é uma das medidas básicas do tratamento contra o refluxo", comenta.

Pergunta 4: Antiácidos curam o refluxo? 
Nota: O antiácido é uma medicação bastante eficaz contra a azia, mas é apenas um paliativo, esclarece a gastroenterologista Eponina. "Prefira as versões em pastilha, que estimulam a salivação, ajudando na limpeza do estômago", diz. Outro hábito que deve ser adotado por quem sofre de refluxo é a constante ingestão de água, que também promove essa limpeza.

Pergunta 5: Qual das opções abaixo não piora os sintomas do refluxo? 
Nota: Assim como a maior parte dos molhos condimentados, as frituras também favorecem o refluxo e, por isso, essas opções devem ser evitadas, diz a gastroenterologista Eponina. Já o consumo de água é incentivado para um melhor funcionamento do organismo em geral, mas apenas a versão sem gás. "O gás distende o estômago, estimulando os mecanismos responsáveis pela subida do ácido deste órgão para o esôfago", explica.

Pergunta 6: Pacientes com refluxo devem abandonar o cigarro? 
Nota: "O tabagismo tem influência negativa sobre o refluxo por vários mecanismos e piora os sintomas do problema porque aumenta a acidez do estômago", afirma o médico cirurgião Almino. Por isso, largar o vício é fundamental para dar andamento ao tratamento. O especialista aponta ainda que o hábito é comum especialmente entre pessoas que estão constantemente estressadas e lembra: "O estresse é outro inimigo de quem sofre de refluxo, então ter controle sobre a saúde emocional é muito importante".

Pergunta 7: Estar acima do peso piora o refluxo? 
Nota: "O aumento de peso é reconhecido como fator que desencadeia sintomas em pessoas predispostas a ter a doença do refluxo", aponta Eponina Lemme. Segundo a gastroenterologista, a obesidade ainda favorece inflamações no esôfago, o que pode até levar ao desenvolvimento de um câncer. Por isso, o controle do peso é fundamental para evitar crises do problema.

fonte : folhadelimoeiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário