snowstorm

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA 2012




Em 2012, o Ministério da Saúde lança a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 05 a 25 de maio de 2012, sendo 05 de maio o dia de divulgação emobilização nacional, tendo como slogan: proteger é cuidar.
Nesta campanha, além dos idosos com 60 anos e mais de idade, receberão a vacina os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e as gestantes.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém- contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação e alguns estudos já demonstram que dessa forma, pode-se reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global.
Para o ano de 2012, a meta continua sendo vacinar 80% da população por grupo alvo idosos na faixa etária de 60 anos e mais, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes e os povos indígenas.
A vacina influenza sazonal não deve ser administrada nas pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e nas pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário