snowstorm

sábado, 19 de maio de 2012

ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA


Uma arma de destruição em massa ou arma de destruição maciça (ADM) é uma arma capaz de causar um número elevado de mortos numa única utilização. Esta designação é atribuída a armas nucleares, a armas químicas e a armas biológicas.

São exemplos de armas de destruição em massa a bomba atômica, a bomba de hidrogênio, entre outras. Algumas dessas armas surgiram após os desenvolvimentos da teoria da relatividade de Albert Einstein, mesmo contra o seu desejo pessoal de não utilizar as suas pesquisas para criação de armas de destruição em massa (o que a carta proposital a Franklin Delano Roosevelt desmente).

Em termos bélicos, já foram detonadas duas bombas atômicas com objetivos militares, a primeira em Hiroshima e a segunda em Nagasaki, ambas no Japão, em finais da segunda guerra mundial.



Corrida nuclear


Terminada a Segunda Guerra Mundial, as duas potências vencedoras dispunham de uma enorme variedade de armas, muitas delas desenvolvidas durante o conflito, outras obtidas dos cientistas alemães e japoneses.

Novos Tanques, aviões, submarinos, navios de guerra e mísseis balísticos constituíam as chamadas armas convencionais. Mas também haviam sido desenvolvidas novas gerações de armas não convencionais, como armas químicas, que praticamente não foram utilizadas em batalha. A Alemanha que desenvolveu a maior indústria de armas químicas do mundo, utilizou esses gases mortais em câmaras de gás nos campos de concentração. Algumas armas biológicas foram testadas, principalmente pelo Japão na China ocupada, mas a tecnologia da época ainda era muito pouco eficiente. O maior destaque ficou com uma nova arma não convencional, mais poderosa que qualquer outra arma já testada até então: bomba atômica. Só os EUA tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação à URSS.

A União Soviética iniciou então seu programa de pesquisas para também produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os EUA testavam a primeira bomba de hidrogênio, centena de vezes mais poderosa. A União soviética levaria até 1953 para desenvolver a sua versão desta arma, dando início a uma nova geração de ogivas nucleares menores, mais leves e mais poderosas.


Essa corrida armamentista era movida pelo receio recíproco de que o inimigo passasse a frente na produção de armas, provocando um desequilíbrio no cenário internacional. Se um deles tivesse mais armas, seria capaz de destruir o outro.

A corrida atingiu proporções tais que, já na década de 1960, os EUA e a URSS tinham armas suficiente para vencer e destruir qualquer outro país do mundo. Uma quantidade tal de armas nucleares foi construída, que permitiria a qualquer uma das duas superpotências, sobreviver a um ataque nuclear massivo do adversário, e a seguir, utilizando apenas uma fração do que restasse do seu arsenal, pudesse destruir o mundo. Esta capacidade de sobreviver a um primeiro ataque nuclear, para a seguir retaliar o inimigo com um segundo ataque nuclear devastador, produziu medo suficiente nos líderes destes dois países para impedir uma Guerra Nuclear, sintetizado em conceitos como Destruição Mútua Assegurada ou "Equilíbrio do terror".


Você já imaginou qual seria o estrago de um bomba atômica se caísse em sua cidade?

O Ground Zero tira sua dúvida.
Ele usa o Google Maps e simula como seria o efeito da explosão de uma bomba nuclear.

Além disso você pode escolher quais tipos de bombas ou até mesmo um meteoro para saber a conseqüência do impacto.


É claro que fiz o teste em Limoeiro  para saber o tanto que vou ter que correr se acontecer de cair uma dessas por aqui.E o resultado está abaixo.
A “arma” mais potente que pode ser selecionada no Ground Zero é um asteróide espacial, com capacidade de fazer um estrago impressionante.

Limoeiro - PE

Impacto de asteróide

 
Tsar , Bomba de Hidrogênio

 Little Boy

B61

B53

Este mapplet mostra a lesão térmica provocada por uma explosão nuclear.
Procure qualquer lugar do mundo, 
pegue uma arma adequada e pressione "Nuke It!"


 "E Divirta-se"



Conheça um pouco sobre
algumas dessas armas destruidoras



Little Boy: Bomba atômica lançada sobre Hiroshima, no Japão.



Little Boy ("menininho", ou "rapazinho", em português) é o nome de código de uma bomba atómica largada sobre Hiroshima, no Japão, na Segunda-feira 6 de agosto de 1945. Após ter sido largado a partir do avião denominado Enola Gay (um modelo B-29 Superfortress) pilotado pelo então tenente-coronel Paul Tibbets, a cerca de 31.000 pés (9.450m) de altitude, o engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (JST) a cerca de 600m do solo, com uma explosão de potência equivalente à de 13 Kilotons de TNT.

Foi a primeira das duas únicas armas nucleares que foram utilizadas em guerra.

A Mk I "Little Boy" tinha 3,2m em comprimento, 71cm de largura e massa de 4.000kg. O projeto tinha um mecanismo igual ao de uma arma para explodir uma massa de urânio-235 e três anéis de U-235, iniciando uma reacção nuclear em cadeia. Continha 60kg de U-235. O urânio foi enriquecido nas enormes fábricas de Oak Ridge, no Tennessee, durante o Projecto Manhattan.

Aproximadamente 70.000 pessoas foram mortas como um resultado direto da explosão, e um número equivalente de pessoas foram feridas. Um maior número de pessoas foram morrendo após a explosão devido ao resultado de radiações após o ataque "inverno nuclear" e cancro.[1] Muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos crianças nasceram com deformações.

Não existe consenso sobre o real número total de vítimas mortais, debate em relação ao qual podem ser obtidas informações nos seguintes sites sobre esta questão.



Fat Man: Bomba atômica lançada sobre Nagasaki no Japão.


A construção de 2,34 metros de comprimento, 1,52 metro de diâmetro e 4,545kg foi detonada a uma altitude de cerca de 550 metros sobre a cidade, após ter sido lançada do bombardeiro B-29 Bockscar, pilotado pelo Major Charles Sweeney. A bomba tinha uma potência de 25 kilotons, 8,4×1013 joule = 84 TJ. O curioso é que, tendo uma potência praticamente duas vezes maior que a da bomba conhecida como "Little Boy", lançada em Hiroshima três dias antes, os danos foram menores e menos extensivos que os do ataque anterior, pois as condições climáticas de Nagasaki no dia estavam desfavoráveis, fazendo com que a Fat Man não atingisse o alvo com precisão, caindo em um vale ao lado da cidade. Como o terreno de Nagasaki é montanhoso, parte da carga energética da explosão foi contida. Ainda assim, cerca de 40.000 pessoas foram mortas e mais de 25.000 ficaram feridas. Milhares morreram nos anos posteriores ao ataque devido a radiações e doenças causadas pela radiação.



MK 28: Bomba atômica de testes Americano.




O B28, originalmente Mark 28, era uma termonuclear bomba realizado por americanos táticas caças-bombardeiros e aviões bombardeiros . De 1962 a 1972 sob as da OTAN armas nucleares compartilhando programa, B28s americanos também equipado seis baseados na Europa, canadenses CF-104 esquadrões conhecidos como RCAF Strike Force Nuclear. Foi também fornecido para entrega pela britânica Royal Air Force Valiant e Canberra aeronaves atribuído a NATO sob o comando do SACEUR . Também USN porta-aviões de ataque baseado, como o Skywarrior A3D eo Skyhawk A4D foram equipados com o MK 28.




Tsar Bomba: A mais potente arma nuclear já detonada. Desenvolvida pela União Soviética


Bomba-Tsar é o nome ocidental da RDS-220, a mais potente arma nuclear já detonada. Desenvolvida pela União Soviética, a bomba de 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de dinamite, sendo duas vezes mais potente que o segundo maior teste nuclear chamado de Teste 219 que rendeu 24,2 Mt) levava o nome-código de “Ivan”, dado pelos seus desenvolvedores.

A bomba foi testada em 30 de outubro de 1961, em Nova Zembla, uma ilha no oceano Ártico. O dispositivo foi reduzido de seu design original de 100 megatons para minimizar a escala de destruição.

Devido ao seu enorme tamanho a bomba não era prática para propósitos de guerra, e foi criada primariamente para ser usada como propaganda na Guerra Fria. Não há evidências de que nenhuma outra bomba de poder similar tenha sido feita.




B61: Bomba atômica Americana desenvolvida durante a guerra fria.


A B61 foi uma bomba termonuclear dos Estados Unidos da América com uma potência de 340 quilotons, foi projetada e construída no Laboratório Nacional de Los Alamos em 1961, foi produzida de 1965 a 1968, conhecida antes de 1968 como TX-61, feita para ser uma arma leve e aerodinâmica, pode ser transportada por aviões super sônicos (por causa de seu baixo peso de 360kg, e pequeno tamanho). A sua aerodinâmica não deixa que ela se desintegre no ar a velocidades supersônicas.




DF-31: Bomba atômica desenvolvida pela China.


DF-31 foi uma linha de mísseis balísticos intercontinentais da China, foi projetado para que contenha apenas uma ogiva que rende 1 megaton, essas ogivas eram do tipo de penetração.
Entrou em serviço em 2006, todos os projeteis foram aposentados em 2007, em 1999 um projétil foi exibido em publico em um dia de parada nacional, supostamente teria entrado em serviço em 2002 ou 2003, mas entrou em serviço oficialmente em 2006.




Asteróide: É um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas.

asteroide eros 

Um asteroide (pré-AO 1990: asteróide)é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetoide. O termo "asteroide" deriva do grego "astér", estrela, e "oide", sufixo que denota semelhança.

Já foram catalogados mais de 500 mil asteroides, sendo que diversos deles ainda não possuem dados orbitais calculados; provavelmente existem ainda milhares de outros asteroides a serem descobertos. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.

Ceres era considerado o maior asteroide conhecido, possuindo diâmetro de aproximadamente mil quilômetros, mas desde 24 de Agosto de 2006 passou a ser considerado um planeta anão. Possui brilho variável, o que é explicado pela sua forma irregular, que reflete como um espelho a luz do Sol em diversas direções.



Bomba de Hidrogênio

A explosão de uma bomba atômica consegue facilmente arrasar uma grande cidade.
 A cidade de Hiroshima(Japão) após a explosão da primeira bomba atômica usada contra civis em finais da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a força da bomba jogada sobre Hiroshima, baseada em fissão nuclear, é muitas vezes menor que a de uma bomba de hidrogênio (nunca utilizada em guerra), sendo que a maior bomba de hidrogênio detonada pelo homem teve um poder de destruição 4000 vezes superior ao da bomba de Hiroshima.
 
 
Bomba de Hidrogênio ou Bomba H

A Bomba -Tsar é a bomba de hidrogênio  mais poderosa já detonada.
Em 30 de outubro de 1961, o exército russo estava ancorado em Nova Zembla no Oceano Ártico realizando o teste militar dessa poderosa arma, quando após detonado a 4 km de altitude, a nuvem de cogumelo atingiu uma altitude de 64 km, e uma largura de 
cerca de 35 km, e era visível a 1.000 km de distância.
 A onda de choque percorreu a Terra 3 vezes antes de se dissipar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário