snowstorm

quinta-feira, 7 de junho de 2012

CAMPUS PARTY RECIFE, O MAIOR EVENTO GEEK DO BRASIL



Engenheiro da Nasa, empreendedora brasileira e bioartista são destaques da edição pernambucana. Foto: Campus Party Recife/Reprodução 
Engenheiro da Nasa, empreendedora brasileira e 
bioartista são destaques da edição pernambucana


A venda dos ingressos para a Campus Party Recife, primeira edição do evento realizada fora de São Paulo, começou nesta quinta-feira, às 14h, no site oficial do evento. Segundo a organização da festa, que acontece entre 26 e 30 de julho na capital pernambucana, os ingressos custarão R$ 200. Uma vaga em uma das barracas do evento tem um adicional de R$ 60.
A Campus Party Recife deve reunir 2 mil campuseiros, além de outras 60 mil na área de exposições, gratuita e aberta ao público. Entre as atrações já confirmadas estão Bel Pesce, brasileira de 24 anos que é sucesso no Vale do Silício, o engenheiro Mike Comberiate e seu "acampamento robótico" e o bioartista Eduardo Kac. Além disso, a festa geek contará com uma conexão de internet de 5 Gbps.
A Campus Party foi criada na Espanha em 1997, e se transformou em um grande acontecimento de tecnologia e cultura digital. A feira começou a ser internacionalizada a partir de 2008, com as edições no Brasil, Colômbia, México e Equador. Neste ano, a quinta edição brasileira reuniu mais de 7 mil campuseiros em São Paulo. 


campus party
Essa será a primeira vez que a Campus Party será realizada no Nordeste do país.  


Destaques

Sabedoria do tamanho do Atlântico

Se a imensidão azul do oceano que banha as belas praias de Recife já encanta a todos, imagine quando este cenário contar com a presença destas mentes brilhantes que estarão nos palcos da edição pernambucana do maior acontecimento tecnológico do mundo.

Brasil
Bel Pesce


Bel Pesce

Bel Pesce é um ponto fora da curva. Afinal, não é todo dia que uma brasileira é admitida no MIT e se forma em vários cursos diferentes, trabalhando em empresas como Google, Microsoft e Deutsche Bank para ajudar a pagar a faculdade. Detalhe: isso tudo antes dos 20 anos de idade! Pois esta jovem paulista, além de tudo isso, também já ajudou a fundar novos negócios nos Estados Unidos. Bel escolheu abandonar empregos estáveis nas maiores empresas de tecnologia do mundo para se tornar um dos grandes expoentes do empreendedorismo no Vale do Silício. Hoje, aos 24 anos, Bel comanda a start-up Lemon, e estará no Recife para compartilhar sua experiência com os campuseiros. Recentemente lançou seu primeiro livro, A Menina do Vale, disponível gratuitamente para download.

EUA
Mike Comberiate

Mike Camberiate

Michael Comberiate, ou simplesmente Nasa Mike, entrou na famosa agência espacial norte-americana em 1969, onde trabalhou como engenheiro no desenvolvimento de diversos satélites e projetos que chegaram à Lua e além. Há quase 30 anos, iniciou uma série de projetos especiais pela NASA para produzir resultados rápidos, eficientes, com poucos recursos e em regiões remotas do planeta. Entre outros feitos, está no livro dos recordes como o primeiro homem a realizar uma ligação telefônica entre os Pólos Norte e Sul, e o U.S. Geological Survey deu seu nome a uma geleira em reconhecimento a sua contribuição para exploração da Antártica. Na última década, Mike vem dirigindo o Programa Acampamento de Robótica (ou Robotics Boot Camp), em que estudantes de engenharia e hackers desenvolvem softwares avançados para robôs com resultados surpreendentes - tanto que alguns deles foram usados em missões da agência espacial. Este ano ele está trazendo seu robô e seu Boot Camp para o Brasil, e os campuseiros da CPRecife terão a chance única de trabalhar diretamente com Nasa Mike, que ainda dará uma palestra sobre o acampamento e as aplicações da robótica no estudo e combate do aquecimento global.

 EUA
Acampamento de Robótica

Boot Camp

O Acampamento de Robótica (Robotics Boot Camp) é um projeto comandado por Nasa Mike que consistirá em uma maratona de desenvolvimento de softwares e aperfeiçoamento de componentes de hardware para o LIDAR 3D Imaging Robot. Os participantes serão divididos em grupos e trabalharão em conjunto para desenvolver programas de planejamento de percurso, reconhecimento de objetos e escaneamento 3D aplicáveis ao robô.
A atividade será supervisionada diretamente por Gabriel Trisca, pesquisador da SPI, e terá o apoio de Michael Comberiate e do Prof. Bruno Fernandes, além de colaboradores da POLI/UPE. Ao final do Boot Camp, todos os participantes receberão um certificado de conclusão da atividade.
Para participar, mande seu currículo para guilherme.otero@campus-party.com.br até o dia 25/06/2012. Os nomes dos campuseiros selecionados serão divulgados no dia 04/07/2012. São apenas 10 vagas, e as atividades diárias terão duração de 6 horas (horários a definir).
Pré-requisitos para participantes:
- Ser campuseiro com inscrição confirmada e entrada paga na Campus Party Recife 2012;
- Estudantes de graduação veteranos, pós-graduandos, ou recém-formados nas áreas de: Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Mecatrônica, ou Ciência da Computação;
- Notebook com sistema Linux, plataformas ROS e CPP Eclipse;
- Inglês fluente é desejável, mas não é essencial.

 

Brasil/EUA
Eduardo Kac

Eduardo Kac

Eduardo Kac é uma das poucas pessoas do mundo capazes de reunir em seus trabalhos elementos que vão desde cápsulas do tempo a coelhos fluorescentes e “plantas” com genes animais. Internacionalmente conhecido, o trabalho deste bioartista já rodou o mundo, tornando-o responsável por algumas das mais polêmicas e visionárias obras de arte da atualidade, unindo biologia, robótica e telecomunicação. Carioca radicado nos Estados Unidos, Kac tornou-se conhecido por ser o primeiro homem a ter um microchip implantado no próprio corpo. Ele virá ao Recife para falar com os campuseiros sobre sua pioneira arte transgênica, que abriu novos caminhos para a arte contemporânea.

 fonte : recife.campus-party.org

2 comentários:

  1. Boa postagem. Enquanto aqui em Lages se perde tempo com esta droga de festa do pinhão, vc fala sobre um evento que REALMENTE pode aumentar nosso conhecimento e cultura. Parabéns.
    http://www.marvincode.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo ,agradeço a sua visita, pois são poucos que dão atenção a um evento tão importante.

      Excluir