snowstorm

sábado, 2 de junho de 2012

QUEM LÊ MAIS ESCREVE MELHOR?


Sim !  A leitura influência a escrita por varios motivos : o leitor toma contato com novas formas linguisticas , enriquece o vocabulário ,descobre mundos e amplia seus conhecimentos .
É praticamente impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem.Mas não podemos nos esquecer de que ler exige certas habilidades .Para melhor aproveitamento ,o leitor precisa ter capacidade de analise e interpretação .Só assim ele extrai substratos dos livros para seu texto . Para escrever bem ,é preciso ter posição critica e fazer a leitura do mundo .E quem não lê geralmente fica limitado ao seu mundo .O jornal e os livros ajudam o individuo a conquistar novos conhecimentos .Além de enriquecer o vocabulário ,ele pode ter contato com diferentes pontos de vista .Através  da leitura ,o ser humano cresce e toma contato com o universo .
A televisão pode ajudar a ampliar horizontes , mas possui linguagem diferente da escrita .Parafraseando Drummond ,diria que escrever só se aprende escrevendo .E lendo muito .

fonte : Folha de S. Paulo , 20 maio de 1991

Um comentário: