snowstorm

sábado, 2 de junho de 2012

RIO: HOMENAGENS RELEMBRAM 10 ANOS DA MORTE DE TIM LOPES



Os dez anos da morte do jornalista Tim Lopes foram relembrados neste sábado com uma série de homenagens no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. O evento, organizado pela irmã de Tim, Tania Lopes, com o apoio do AfroReggae, teve ainda uma série de serviços oferecidos pelo governo do Estado e pela prefeitura para a população. O jornalista foi morto em 2002, quando fazia uma reportagem sobre exploração sexual infantil na favela da Grota, no Alemão.

 
Um varal com 3.653 lenços brancos foi estendido, relembrando os dias que passaram desde o assassinato. Amigos, familiares e simpatizantes de Tim Lopes estiveram presentes na homenagem. Dentre eles, a mãe do repórter, Maria do Carmo Lopes do Nascimento, 90 anos, o irmão e também jornalista Miro Lopes, e o filho de Tim, Bruno Quintella, também jornalista e cineasta, que está produzindo um documentário sobre o pai intitulado História de Arcanjo: um documentário sobre Tim Lopes. Ainda passaram pelo evento o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, o jornalista William Bonner e o ator Marcos Frota.

Um ato ecumênico foi realizado no Campo do Sargento e contou com a presença de Frei Davi, do Educafro, do Babalorixá Carlinhos de Ogum e do pastor metodista José Magalhães. Eles falaram da importância de Tim e do exemplo que o jornalista deixou por ter lutado e sofrido por uma causa, fazendo de sua morte uma transformação. O encerramento das homenagens se deu após uma caminhada até a Pedra do Sapo, onde o corpo de Tim Lopes foi encontrado.

Serviços para a população
Durante o evento, a população da comunidade pode aproveitar os serviços promovidos pelo governo do Estado e pela prefeitura, como retirada de documentos, atendimento médico e odontológico e assistência jurídica gratuita. O projeto Empregabilidade, do AfroReggae, também esteve presente, cadastrando pessoas para seleções de emprego. A comunidade do Alemão ainda pode participar de oficinas de dança, percussão e circo e de atividades de recreação para crianças.
 

fonte : noticias.terra.com.br