snowstorm

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SÃO JOÃO: FOGOS DE ARTIFÍCIO E FOGUEIRAS EXIGEM CUIDADOS

deec0cab2fd093fe777895b80f0349f4.jpg
Crianças não devem soltar fogos de artifício desacompanhadas de adultos
Foto: Reprodução 
 
Neste final de semana, muitas regiões do país se voltam para as comemorações juninas e Pernambuco é um dos estados que mais celebra esse período, seja no interior ou na capital. Além dos shows de forró, comidas típicas e quadrilhas, os pernambucanos não esquecem de celebrar a data com as tradicionais brincadeiras juninas - os fogos de artifícios e o "pular fogueiras" estão sempre presentes nas festividades.
Para que a festa não acabe mais cedo devido a ocorrência de queimaduras, que podem acontecer durante a brincadeira, algumas dicas devem ser seguidas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192) explica para os festeiros a maneira certa de proceder em relação aos uso de fogos de artifícios e outras brincadeiras da época.
A enfermeira do Samu, Gerluce Monteiro, destaca o cuidado com as crianças, que geralmente são as principais vítimas de queimaduras. “As crianças nunca devem ficar desacompanhadas quando estiverem perto das fogueiras e no ato de soltar fogos. A brincadeira precisa ocorrer em lugares abertos e longe de outras pessoas e animais”, ensina. Se apesar de todos os cuidados ocorrer queimaduras, a primeira providência é molhar a área atingida com água corrente ou colocá-la num recipiente com água limpa e gelada. Se formar bolhas e a zona atingida for pés, mãos, genitália, articulações ou face, é preciso levar a pessoa para avaliação em uma unidade especializada. A enfermeira ressalta que nenhum material deve ser colocado no local lesado. "Manteiga, pasta d’água, pó de café, óleo de cozinha, margarina, ovo e creme dental podem piorar a ocorrência, agravando o ferimento", afirma.
Já o oftalmologista Rilcon Coelho alerta quanto ao cuidados com os olhos nesse período. "Qualquer explosivo pode ser de alto risco. A pressão provocada pela explosão de um rojão pode lançar um corpo estranho e atingir o olho", conta. Para evitar acidentes, Coelho sugere o manuseio dos explosivos de forma correta.
O lugar onde são realizadas as quadrilhas juninas também deve estar distante das fogueiras, já que os trajes costumam ter muita palha e tecido sintético, como nylon, que é inflamável.
A população deve entrar em contato com o Samu ou com o Corpo de Bombeiros em caso de problemas mais sérios, através dos telefones 192 e 193, respectivamente.


Para onde levar uma vítima de queimaduras no Recife

* Hospital da Restauração (Unidade de Queimados)
End.: Avenida Agamenom Magalhães, s/n, Derby
Tel.: 3421.5444

* Hospital São Marcos
End.: Avenida Portugal, 46/74, Boa Vista
Tels.: 3423.3432 / 3423.4246

* Clínica de Queimados
End.: Avenida Agamenom Magalhães, 141, Derby
Tels.: 3423.2644 / 3423.0703

* Hospital das Clínicas - Apesar de não haver uma unidade de atendimento específica a queimados, é possível recorrer ao Departamento de Cirurgia Plástica para as cirurgias reconstrutivas. O Departamento funciona às terças, quartas e quintas, a partir das 7h, no Campus da UFPE.
End.: Avenida professor Morais Rêgo, s/n, Cidade Universitária
Tels.: 3454.3511 / 3454.3633

 
fonte : 
http://www2.uol.com.br/JC/saojoao/cuidados.htm
http://ne10.uol.com.br/canal/sao-joao-2012/noticia/2012/06/22/sao-joao-fogos-de-artificio-e-fogueiras-exigem-cuidados-350418.php

Um comentário:

  1. Crie um link de contato para o seu Whatsapp e der um UP! nas suas vendas e captação de clientes

    https://whats.link

    ResponderExcluir