snowstorm

terça-feira, 5 de junho de 2012

FENÔMENO RARÍSSIMO, TRÂNSITO DE VÊNUS COMEÇA ÀS 19H DESTA TERÇA




Imagem do último transito de Vênus de 2004; 

No Brasil, fenômeno só será visto no extremo noroeste do país



Nesta terça-feira (5), astrônomos e apreciadores do tema em todo o mundo estarão de olho no trânsito de Vênus, evento extremamente raro em que o planeta passa exatamente entre a Terra e o Sol. O alinhamento começará às 22h04 GMT (19h04 em Brasília)  e terminará às 04h55 GMT (1h55 em Brasília). Infelizmente, na maior parte do território brasileiro o Sol já terá se escondido por trás do horizonte oeste e o fenômeno só poderá ser observado por quem vive no extremo noroeste do país.
Apenas pelos habitantes dos estados de Roraima, Amazonas e Acre.




Mapa





Com um grande encontro em Mauna Kea (Havaí), considerado o melhor ponto do planeta para ver o fenômeno, a Nasa retransmitirá o evento ao vivo em seu site e se conectará com analistas de seus centros, assim como de 148 países de todo o mundo que realizarão atividades de acompanhamento.
Cientistas advertem às pessoas que nunca olhem diretamente ao Sol sem óculos especiais de eclipses e tampouco tentem observar o fenômeno por binóculos ou telescópios, sob o risco de sofrerem lesões oculares.


Foto: EPA
Raridade
Em 1627, o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar. E previu que isso aconteceria com Vênus quatro anos depois, em 1631. Kepler, infelizmente, morreu em dezembro de 1630 sem poder observar o fenômeno que confirmaria a sua previsão.
Trânsitos de Vênus são bem raros. Depois deste de 1631, ocorreram apenas seis outros.
 O último deles foi em 2004.

Ele é um evento tão raro - o próximo ocorrerá apenas em 2117.

fonte : noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário