snowstorm

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

DICA DE PORTUGUÊS, PARA MIM FAZER ou PARA EU FAZER ?


Ambas as construções estão corretas na língua portuguesa!!!Â

A grande questão é saber que o vocábulo "mim", se vier antes do verbo no infinitivo, não exerce função de sujeito e que o vocábulo "eu", se vier antes do verbo no infinitivo, exerce função de sujeito.Â

Para saber se PARA MIM FAZER está certo, basta apagar o PARA MIM da frase. Se ela continuar correta e fizer sentido, o PARA MIM 'pode' ficar antes do verbo, pois, nesse caso, o MIM não exerce função de sujeito. Exemplo:Â

- É muito fácil para mim fazer dez flexões de braço. (certo)
- É muito fácil fazer dez flexões de braço. (certo)

Para saber se PARA EU FAZER está certo, tente apagar o PARA EU da frase. Se ela não continuar correta e não fizer sentido, o PARA EU 'deve' ficar antes do verbo, pois, nesse caso, o EU exerce função de sujeito. Exemplo:Â

- Vendi meu videogame para eu fazer uma graninha. (certo)
- Vendi meu videogame fazer uma graninha. (errado)


O MIM da frase da imagem é núcleo do complemento nominal PARA MIM.

Segundo o maior nome da regência brasileira (ladeado por Francisco Fernandes), o gramático Celso P. Luft, o adjetivo DIFÍCIL exige um complemento iniciado pela preposição PARA. Para reforçar o time, Luiz A. Sacconi diz o mesmo do PARA MIM da frase do jornal, e não coloca vírgula alguma. Diz ele no capítulo de Pronome: "A frase 'Foi difícil para mim chegar até aqui' pertence à língua culta, e não à popular: para mim é complemento do adjetivo difícil".

"Ah, mas não poderia ter uma vírgula?!"Â

Segundo todos os gramáticos que conheço, não se separa por vírgula um complemento nominal do nome a que ele se liga, logo não pode haver uma vírgula antes do PARA MIM. Colocá-la depois do PARA MIM também seria um erro, pois estaria erradamente separando o sujeito (fazer um curso de Medicina) do predicado (seria muito difícil). Na ordem direta, a frase fica assim: "Fazer um curso de Medicina no Brasil seria muito difícil para mim".

Portanto, não cabe a vírgula em hipótese alguma na frase da imagem, nem antes, nem depois do PARA MIM. A frase do jornal está certíssima.

Grande abraço!

fonte do texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário