snowstorm

terça-feira, 5 de maio de 2015

COMO VLADIMIR LÊNIN ESTÁ TÃO CONSERVADO AOS 145 ANOS?

Corpo de lenin - retrato feito em 2013 (Foto: img-kid)

Em abril, o fundador da União Soviética teria completado 145 anos. Vladimir Lênin morreu em 1924, mas seu corpo foi preservado. Graças a ciência, parece que o líder embalsamado está apenas tirando um cochilo. Mas como essa preservação é feita? Já vimos outros corpos mumificados considerados bem conservados que estão bem longe do estado de Lênin.

A resposta, segundo essa reportagem da Scientific American, é que os especialistas encarregados de preservar o corpo precisam, cada vez mais, substituir pedaços de carne e pele por análogos de plástico. "Em termos de matéria biológica, o corpo é cada vez menos o original", afirma o professor de antropologia social da Universidade de Califórnia - Berkeley, Alexei Yurchak.

De acordo com ele, é isso o que diferencia Lênin de outros corpos embalsamados. A ideia não é preservar o material original da melhor forma, como uma múmia, mas deixar o corpo com a aparência natural - mesmo que isso inclua fazer substituições.

Os cílios de Lênin, por exemplo, são postiços. E a sua gordura corporal foi substituída por uma combinação de químicos que ajuda a pele a permanecer 'como viva'.

Durante os anos, o corpo do fundador da URSS recebeu vários banhos de químicos para permanecer embalsamado. Estima-se que, apenas entre 1950 e 1980, 200 cientistas foram empregados para manter o corpo no melhor estado possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário