snowstorm

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB

img google

O Telescópio Espacial James Webb é um telescópio espacial desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA),com a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha. O telescópio deverá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias e ver os processos de formação das estrelas e dos planetas.
Este telescópio tem a intenção de substituir parcialmente as funções do telescópio espacial Hubble. Sua massa equivale a aproximadamente metade do Hubble, porém seu espelho primário possui um diâmetro 2,5 vezes maior e uma área de espelho seis vezes maior que a do Hubble, permitindo captar muito mais luz.

img google

Lançamento do telescópio Espacial James Webb pelo foguete 
Ariane 5 na base de Kourou, na Guiana Francesa, às 9h:20(horário de brasília) 
com quase 30 anos de desenvolvimento a um custo de US$ 30 bilhões de dolares.


O telescópio também deverá ter um melhor equipamento para captar a radiação infravermelha. Ele também deverá operar bem mais distante da Terra, orbitando no halo que constituí o segundo ponto de Lagrange L2. Além da órbita da Lua e fora do alcance de qualquer nave tripulada disponível atualmente, o que impedirá o telescópio de sofrer manutenção.
O James Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021 a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

insígnia da missão
img google

Sua missão no espaço

A missão primária do JWST será a de examinar a radiação infravermelha resultante da grande expansão (Big Bang) e realizar observações sobre a infância do Universo. Para realizar tais estudos com uma sensibilidade sem precedentes, todo o Observatório deverá ser mantido frio, e as grandes fontes de interferência de infravermelho como o Sol, a Terra e a Lua deverão ser bloqueados.
Para conseguir tal feito, o JWST leva consigo um grande escudo solar dobrável metalizado, que bloqueara todas essas fontes de irradiação de infravermelho; aliado a um sistema de resfriamento com uso de radiadores.
O tempo nominal de missão e observações do telescópio é de cinco anos, com o objetivo de que chegue a dez anos. A missão planejada de cinco anos se iniciará após uma fase de comissionamento e ajustes de seis meses.

Textos extraídos e adaptado dos sites:



Nenhum comentário:

Postar um comentário