snowstorm

domingo, 23 de fevereiro de 2020

CONHECENDO CIDADES GAÚCHAS DO RIO GRANDE DO SUL

Pórtico Via Nova Petrópolis - Gramado

Pórtico via Nova Petrópolis, pela RS-235. Construído em 1973 em estilo bávaro, 
é um requisitado ponto para fotografias dos viajantes. 

Entre os dias 9 a 14 de janeiro fui ao estado do Rio Grande do Sul conhecer algumas cidade e seus  principais pontos turísticos do estado gaúcho, como Gramado, Canela, Farroupilha e outras municípios satélites da capital de Porto Alegre.

Vídeo 1 

Já de pela manhã, iniciei o meu passeio por terras gaúchas partindo da capital de Porto Alegre onde primeiro fomos a Gramado conhecer "Os Cristais de Gramado". Em seguida passamos por um dos pórticos, ou portão de entrada, da cidade de Gramado. Hospedamos no Hotel Prodigy onde no final da tarde sai para uma caminha e conhecer suas redondezas. Entre esses lugares estão praças e algumas das importantes igrejas da região como a Igreja de São Pedro e Igreja Apostolo Paulo. 


Os Cristais de Gramado

Conservando a tradição das técnicas aplicadas há quase um milênio na ilha de Murano, em Veneza (Itália), Os Cristais de Gramado é referência na fabricação do cristal artístico no Brasil. A partir de métodos manuais, como o sopro e os movimentos, os mestres vidreiros criam peças com detalhes únicos e surpreendentes. O design exclusivo tem o charme veneziano.


Ao circular pela loja e fábrica, o visitante tem a oportunidade de observar de perto e ao vivo o processo de elaboração do vidro, com os artesãos moldando sofisticadas peças de decoração, miniaturas e lapidação. Além da experiência de conhecer a fundo o método artesanal e artístico, o público tem acesso à maior joalheria contemporânea do País, com lançamentos exclusivos e mais de 24.000 modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano.

Pórtico Via Taquara - Gramado

Rod. ERS-115,via Três Coroas, Gramado, Localizado na entrada da cidade 
via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de junho de 1991.  
É uma homenagem à colonização alemã.


 Igreja de São Pedro

Flores típicas

 Igreja Apostolo Paulo

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de Cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado.

No começo da noite do mesmo dia 9 fui presenciar "o acendimento das luzes". Um evento que conta com a apresentação de atores onde em interação com o público encenam o acendimento das luzes das ruas de Gramado, entre elas a conhecida Rua coberta. Completando a noite, novamente, revendo a Igreja de São Pedro e sua bela arquitetura interior.




Relógio localizado na praça de frente 
à paróquia de São Pedro

 Igreja Apostolo São Pedro, início da noite 

A ideia de construir a Igreja partiu do Arcebispo D. João Becker em 1917. No inicio era uma pequena capela de madeira, mais tarde com a chegada do pároco Padre Guilhermino Maschio, em 1943, foi dado iniciou a construção da igreja, e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Na entrada da igreja há uma estatua de São Pedro.

A construção da Igreja Matriz São Pedro de Gramado, foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Foram cerca de 78 mil pedras basálticas, que foram extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado, e foram arrastadas em zorras puxadas por bois.

Os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

O sino da igreja pesa cerca de 1.000 quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre.

A inauguração da igreja ocorreu no dia 29 de Junho de 1942, data da comemorado do dia de São Pedro.

Em frente da igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acessos agraciando a Igreja e seus visitantes.


Os Gramadenses Católicos são devotos do padroeiro São Pedro.

 Igreja São Pedro 

Rua Coberta

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar as duas avenidas. O nome original da Rua Coberta é Rua Madre Verônica, são 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, sendo assim os turistas poderão abrigar-se durante os dias de chuva.

A Rua Coberta liga a Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, e fica próximo ao Palácio dos Festivais.

A Rua Coberta possui um cenário de grandes aspirações para eventos e apresentações durante as temporadas da cidade.

Durante o inverno da Serra Gaúcha, os cafés e restaurantes ficam lotados de turistas assistindo aos shows musicais de bandas locais, que apresentam-se em um palco montado na Rua. Muita gente bonita circulam na Rua Coberta.

Os eventos mais conhecidos na Rua Coberta são: desfile de Moda, Feira do Móvel, Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e apresentações de Natal.


No natal a Rua Coberta ganha uma reverente decoração natalina com uma grande árvore de natal, a famosa Árvore Cantante, onde corais da cidade se apresentam, cantando e encantando a todos.

Ainda em Gramado, logo pela manhã, conheci o lindo Lago Negro e sua bela paisagem natural cercado por belas hortênsias que dão "um ar" romântico ao local. Um ambiente agradável tanto para se fazer uma caminhada com a família ou para casais de namorados.  Ainda no final da manhã deslocamos para Nova Petrópolis onde conhecemos a Aldeia dos Imigrantes. Depois ainda na mesma cidade paramos na Praça das Flores com seu famoso Labirinto Verde.



Entrada do Parque do Lago Negro 

Este é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. As águas escuras e profundas do Lago Negro são envolvidas pelo verde das árvores que fazem deste um dos lugares mais bonitos da cidade. A área total é do parque é de 89.336m² e a do lago é de 17.470 m². Sua profundidade alcança 14 metros. A visita ao Lago Negro é recomendada a qualquer hora do dia – seja pela manhã para uma boa caminhada ou ao entardecer para sentar e tomar um chimarrão – já que o local está sempre movimentado. Hortênsias e azaleias se revezam e a cada estação bordam as margens do lago trazendo cor e vida, proporcionando momentos de relaxamento e contemplação.

História – O Lago Negro foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, que foi uma das primeiras pessoas a ver o potencial turístico de Gramado. Devido a um trágico incêndio ocorrido em 1942, grande parte das árvores foram totalmente queimadas, entristecendo a paisagem. Para tentar conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão, onde encontraram uma vertente, que mais tarde seria transformada em um lago artificial, o Lago Negro. Originalmente, aquela área era chamada de Vale do Bom Retiro e pertencia a família Bier. Em 1953, por iniciativa de Leopoldo Rosenfeldt, o local foi reflorestado. Ele importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

Lago Negro 

 Parque do Lago Negro 

Aldeia do Imigrante

Labirinto Verde

Localizado na Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por ciprestes plantados em círculos dando passagem para chegar-se ao centro. São cuidadosamente cortados formando uma “cerca viva”. A entrada ao local é gratuita.

No local onde hoje está o Labirinto Verde, antigamente existia um pequeno campo de futebol. No final da década de 1980, algumas pessoas apresentaram diversas ideias para ocupar o local que já não era nenhum atrativo. Graças a ideia do Sr. Hans Hesse, um residente alemão do Município, Nova Petrópolis é hoje conhecida nacionalmente por este produto turístico, inaugurado em 1989, quando Augusto Schranck Junior era Prefeito.

Praça das Flores

No final do dia, 10, nos deslocamos para o Parque Estadual dos Caracóis, uma reserva natural que além de preservar as espécies nativas da mata também está localizado uma das belas paisagens da cidade de Canela, a Cascata do Caracol, onde por meio de bondinhos pode-se ter uma visão espetacular. No final do dia ainda conhecemos as lojas Adega Tradição e Florybal Chocolate Caseiro.

Vídeo 4 


Entrada do Parque Aldeia do Imigrante

Atrativo turístico de maior destaque de Nova Petrópolis. Localizado na Serra Gaúcha, o parque foi inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985 com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram esta região.

Composto por duas Aldeias, o Parque conta com uma completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época.

E o melhor: tudo isso em meio a uma natureza exuberante.


Comprei um lembrancinha para levar 
para o nordeste - um vaso de Chimarrão

Cascata do Caracol

Cachoeira do Caracol é uma cachoeira de 130 metros, localizada a 7 quilômetros do município de Canela, no Parque Estadual do Caracol. É formada pelo rio Caracol e corta de falésias basálticas na Serra Geral, caindo no Vale da Lageana. 

Ainda em Gramado, o primeiro passeio do dia foi conhecer o Mini Mundo, um parque temático onde é possível visualizar diversos locais em tamanho miniatura, como o castelo da Disney ou o Museu Paulista do Ipiranga. Em seguida fomos a cidade de Canela e de passagem por lá conhecemos a fachada do Mundo a Vapor, com uma locomotiva pendurada do lado de fora que alude ao acidente acontecido na França em 1895. Logo após nos dirigimos a belíssima Igreja Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como "A Catedral de Pedra". 


Mini Mundo - Museu do Ipiranga

Cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menor que o tamanho real. 

Mini Mundo - Castelo da Disney

Catedral de Canela

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, hoje mais conhecida como Catedral de Pedra, é uma construção grandiosa e imponente em estilo gótico. Localizada no centro da cidade de Canela, é vista e admirada de longe.

O grande idealizador da igreja foi o cônego João Marchezzi. Ele está sepultado no interior da igreja, seus fiéis até hoje deixam flores.

A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze.

O altar da Catedral de Pedra de Canela é uma verdadeira obra de arte. Um quadro da Santa Ceia foi esculpido especialmente para complementar o altar desse templo religioso. Esse quadro foi esculpido por Julio Tixe, um artista uruguaio.

Para concluir os adornos do altar da Catedral de Pedra, foram confeccionados quadros da Via Sacra de Jesus, em madeira e argila, tendo ao fundo uma pintura sobreposta de imagens feitas em argila. Esses quadros representam o percurso de Jesus carregando a cruz. O responsável por essas obras é o escultor de artes sacras Pablo Orona Herrera.

Outra obra de arte que enriquece ainda mais o altar, são os brasões do quatro evangelistas: Marcos, Mateus, João e Lucas, e outros três painéis pintados pelo escultor e pintor gaúcho Marciano Schmitz. Esses quadros descrevem a aparição de Nossa Senhora, a Anunciação, e a Alegoria dos Anjos.

Fachada do Mundo a Vapor

A fachada do Mundo a Vapor reproduz, através de uma réplica, a cena famosa do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.

Ainda no dia 11, em Gramado, à tarde, fomos ao Parque Tomasini, um ambiente agradável com ampla vista para um lago e uma paisagem em contato com a natureza. Lá está, "A Mina", um museu artificial que conta a história da mineração, com centenas de pedras além de uma loja localizada no final do percurso. No retorno fui conhecer mais um pórtico, o mais famoso da cidade de Gramado, símbolo e cartão postal da região. Antes de retornar para o Hotel, dei um passeio pelo centro de Gramado onde conheci a famosa Rua Torta outro interessante ponto turístico que merece ser visitado.

Dependências do Parque Tomasi

Dependências do Parque Tomasi


Interior do Museu - A Mina

Um dos Pórticos de entrada a Gramado

Visão da "Rua Torta"

Outro ponto turístico da cidade de Gramado, é a rua Emilio Sorgetz, 120, Bairro Planalto, a Rua Torta, ponto muito visitado que encanta e chama atenção do turista e de quem passa por ela.
Conhecida por sua sinuosa forma tortuosa lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia a Lombard Street. Lombard Street: É uma das mais famosas ruas da cidade de São Francisco na Califórnia, ganhou destaque Internacional devido a sua ingrime ladeira a qual passa centenas de pessoas todos os dias. Inclusive foi cenário de vários filmes. Este formato foi idealizado em 1922 pelo proprietário Cal Henry com a finalidade de eliminar os 27 degraus que deciam a colina e de possibilitar o trafego de automóveis nela .

A rua Torta em Gramado é cheia de magnificas flores e árvores que a tornam ainda mais bela e magica. Tire fotos e brinque com a sua imaginação. Localizada de fronte a praça das Etnias é muito bem localizada e de fácil acesso.

É dia 12 e nos despedimos de Gramado e Canela com boas recordações no peito, mas seguimos adiante. Dessa vez para a cidade de Farroupilha onde nos hospedamos no Hotel Farina Park para uma curtíssima estada.  Muito antes, ainda pela manhã visitamos o Museu do perfume de Gramado - Fragram. Lá é possível além de conhecer a história da origem dos perfumes comprar os produtos no próprio local. No final da tarde, já em Farroupilha, seguimos direto para o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio onde assistimos a uma missa. À noite chegamos ao hotel para na manhã seguinte partimos para a capital gaúcha. 


Representação do Médico da Peste.
Esses médicos usavam uma máscara com um longo nariz em formato de 
bico que deveria ser preenchido com ervas aromáticas, como a mirra e a cânfora.


Monumento ao Cooperativismo - Nova Petrópolis - RS.
O Monumento ao Cooperativismo, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: trabalho e união, força cooperativa. O mesmo também é uma homenagem à Capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da 1ª Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002).


O atual Santuário de Caravaggio em Farroupilha foi construído na década de 1960. Ele substitui o antigo santuário e a capela construída em 1879. Possui uma das romarias mais tradicionais do Brasil, sendo que 2007 realizou sua 128ª edição reunindo mais de 280 mil pessoas.

Santuário antigo e a capela construída em 1879.



"Na tarde do dia 26 de maio de 1432, por volta de 05 horas da tarde, enquanto fazia sua lida diária,  buscava comida para os animais um pouco distante de casa. Com medo de ser espancada pelo marido caso demorasse para voltar para casa, Joaneta pedia ajuda a Mãe de Deus e ia rezando. Quando eis que uma luz inesperada a envolve e lhe chama a atenção para algo misterioso, ao seu redor. Ergue os olhos e ei-la diante da Rainha do Céu. Esta foi a única aparição de Nossa Senhora.
Tendo dito algumas palavras, desapareceu, deixando gravadas, no lugar em que Se havia manifestado as pegadas de Seus beatíssimos pés, junto das quais brotou uma fonte de água."

Dia 13, logo pela manhã nos despedimos de Farroupilha e seguimos para a cidade de Garibaldi conhecer uma vinícola e o processo de fabricação de vinhos. À tarde, voltamos para Porto Alegre onde paramos para um passeio pelo rio Guaíba no barco Cisne Branco. No retorno para o hotel Ornatus Palace foi possível parar para conhecer a frente do estádio do Internacional.


Os plátanos são árvores do gênero Platanus, da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e da América do Norte. São típicas dos climas subtropical e temperado. O género Platanus compreende dez espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais. Os exemplares mais antigos deste grupo datam do Cretácico (ca. 115 milhões de anos).Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira do Canadá. No entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido à semelhança física entre elas. As duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) e bordo (Acer).



A Vinícola Garibaldi trabalha com uma ampla linha de produtos vindos diretamente da Serra Gaúcha. Comercializa uma variedade de vinhos, espumantes e sucos de marca própria. O local atende somente por atacado.



O Barco Cisne Branco é referência no Turismo da cidade de Porto Alegre. Tem 40 metros de comprimento e 7 metros de largura. Possui 3 decks ou andares, dois dos quais são fechados possibilitando a navegação em época de clima ruim. O Barco é o único espaço cultural flutuante do Rio Grande do Sul e possui estrutura de restaurante e boate, com opções de almoço, jantares, coquetéis, eventos sociais e corporativos.  Passeio com uma hora de duração, que percorre as principais ilhas do Guaíba, saindo do Cais do Porto. lém de turístico, tem um enfoque cultural, com locução que ilustra seu itinerário, contando um pouco da história de Porto Alegre. Serviço de bar e copa com a comercialização de petiscos, bebidas e picolés acertados conforme o consumo.


É último dia de passeio e para começar seguimos para o moderno e lindo Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus com sua notável arquitetura singular. No final da manhã nos dirigimos para o centro de Porto Alegre onde conhecemos também a Catedral Metropolitana da capital. Assim, encerramos mais um bem sucedido passeio em terras gaúchas, onde partimos ao aeroporto Salgado Filho para retornarmos a Pernambuco, com o peito cheio de boas lembranças dessa terra que merece de fato ser conhecida por todos nós.



O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus foi concluído em junho de 2000. Tem 700 m² de área construída em um terreno de 7 hectares, nos altos do Morro do Santuário. Nossa Senhora Mãe de Deus é padroeira de Porto Alegre e da Arquidiocese desde 18 de janeiro de 1773 e o prédio passou a ser patrimônio arquitetônico da cidade a partir de 2014. A mensagem específica desse santuário é exaltar e glorificar o maior de todos os títulos e graças da Virgem Maria e o fundamento de sua grandeza, que é ser Mãe de Deus.

Frente do Santuário 


Imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, a padroeira de Porto Alegre,
 esculpida em madeira de tília por artistas italianos e benta pelo Papa João Paulo II, 
em Roma, no ano de 1988. Uma obra de arte exposta à visitação e à veneração.


A FACHADA - O projeto dos mosaicos do frontispício da Catedral, elaborado sob a coordenação de Dom Antônio Cheuiche foi executado pela Academia de Mosaicos do Vaticano. O material empregado, tesselas de cristal de Murano, possui cerca de dez mil nuances de colorido, destacando-se o azul de cobalto, o azul turquesa e o marinho, habilmente mesclados com o dourado.

O PROJETO - O projeto é de autoria do arquiteto João Batista Giovenale, então professor da Academia de Belas Artes – São Lucas – de Roma, e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro. O arquiteto era notável por trabalhos executados em Roma, tais como a cripta da Igreja de Santa Cecília e o novo Museu Petriano, destinado a conservar as antiguidades e objetos de arte da antiga basílica Constantiniana, além de outras obras de restauração de templos romanos.

INTERNO - O altar, os ambões, a cátedra do Arcebispo e a Via-Sacra são obras do escultor Giulio Tixe. As portas, do escultor Marcelino Schmitz. Os vidros da porta principal são de autoria de Evaristo Iglesias. No presbitério, a pintura que emoldura a imagem da Padroeira, é criação do artista Aldo Locatelli.

OBRAS - As obras iniciaram-se com os grandes trabalhos de aparelhamento do terreno, com a demolição da capela-mór da igreja, da Caplea do Santíssimo, das sacristias, e de diversos prédios à R. Espírito Santo, um adquirido e outros pertencentes à Irmandade de São Miguel e Almas, à Irmandade de Santa Cecília, por estar cedidos para a construção da nova catedral.No dia 07 de agosto de 1921 lançou-se a pedra fundamental do templo. Para o grande empreendimento a Comissão executiva das obras julgou conveniente a aquisição de uma pedreira. Foi então escolhido o morro de Teresópolis, um terreno que a entidade Pão dos Pobres possuia e que recebera dos remanescentes do patrimônio do projetado Orfanotrofio do Padre João Pereira Lima. Ali foi aberta uma escavação, de onde saiu toda a pedra necessária para a cripta e a metade dos muros da edificação.

Fotos Originais: Flávio Antônio
Créditos dos Textos (em Itálico): 
Consultados em diversos sites na
Internet e transcritos na íntegra ou
com algumas adaptações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário