snowstorm

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O DIA DA DEFESA DO MEU TCC DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

fotos: fl@vio

 No mês passado chegou o grande dia da apresentação da defesa do meu tcc da minha graduação do curso de Bacharel em Administração Pública pela Universidade Rural Federal de Pernambuco. O meu curso que já dura em torno dos quatro anos contém oito períodos divididos em cinquenta e duas cadeiras, incluindo as disciplinas optativas. Também é necessário cumprir duas cadeiras de estágio e uma carga horária de 120 horas aulas de cursos de extinção. Pra mim foi e ainda está sendo a melhor experiência que escolhi em minha vida, uma vez que me identifiquei com o curso que começou no segundo semestre do ano de 2015 tendo como previsão o encerramento cerimonial no segundo semestre de 2019, dia da 25 de setembro com a formatura, completando o ciclo dos quatro anos.Felizmente só reprovei em uma cadeira no 6º período, recuperando no período seguinte.

Arredores do Cegoe - UFRPE 

Calendário de horário

 Sala da minha apresentação.

 Arredores do Cegoe - UFRPE

Arredores do Cegoe - UFRPE

 Lado esquerdo, um dos avaliadores, Danubia Paula da Silva Menezes além de
Rodrigo Danniel da Silva Alexandre. Ao lado direito, a minha Orientadora 
das disciplinas de tcc 1 e 2, Andréa Roma Silva Lacerda.

 
Rolé pelos arredores da Universidade

Defesa do artigo 


Enquanto a finalização do meu curso cumpri as cadeiras de TCC 1 e 2, com duração de pouco mais de seis meses, encerrando com o temido dia da apresentação do meu TCC. O tema inicial sugerido a minha orientadora foi "Desmotivação no ambiente de trabalho", mas que ela achou que seria mais interessante que mudasse para Motivação. Assim, mudado a o meu TCC sofreu várias modificações até chegar ao formato de um Artigo científico, conforme exigido pelos padrões da Faculdade.

 "Estudos dos aspectos motivacionais: Uma análise do setor administrativo da 
Escola Jornalista Júlio Augusto de Siqueira"

 

Meu Artigo Científico
Link

Slyde da Apresentação
Link 

A minha apresentação foi no dia 13 de julho na capital de pernambucana na sede do polo. Fiquei muito ansioso ao partir com meus colegas que também iriam fazer suas defesas, mas que procurei ficar calmo com um tema o qual eu tanto tinha uma certa "dominância" uma vez que isso diz respeito ao meu dia a dia no meu trabalho e os problemas encontrados o quais descrevi em meu trabalho. Aliás, o meu próprio setor que trabalho um órgão público da prefeitura serviu de base para expor minhas ideias comparadas com a teoria do autor e psicólogo Frederick Herzberg, que estuda a teoria dos dois fatores e sua influencia no ambiente de trabalho. 




Para Herzberg, fatores externos podem influenciar no desempenho de um indivíduo em um ambiente de trabalho, como normas e regras o qual a pessoa não consegue dominar. Por outro lado da sua teoria temos o conceito Motivacional que são aspectos internos inerentes ao indivíduo e que ele próprio pode intervir uma vez que tal situação depende dele próprio para que aconteça.
A apresentado o meu tcc que durou cerca de 20 minutos iniciando às 8:00 da manhã daquele sábado me sentir aliviado, pois não sou um bom orador e finalmente consegui o tão almejada nota; 7,0 (que é a nota mínima para aprovação). Depois da apresentação recebi um documento contendo as devidas correções para que meu artigo seja novamente enviado a minha banca examinadora para que por fim possa publica-la na biblioteca da Universidade.

Texto e Fotos:
Flávio Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário