snowstorm

domingo, 17 de março de 2013

A FIEL HISTÓRIA DE UM CÃO COM SEU DONO

 

Essa é uma das histórias mais ricas de amor e fidelidade de um cão para os seus donos. O protagonista de tão tenra história é Hachikō, um cão de raça Akita, que se converteu em lenda no Japão principalmente, apesar da sua história ser conhecida mundialmente.


Hachi-ko ou Hachiko (pronuncia-se HA-chi-ko) nasceu em Novembro de 1923 em Odate, 
na provincia de Akita, no Japão. No ano seguinte o professor Ueno trouxe ele para Tokyo.
Hachi-ko seguia o professor Ueno a todos os lugares. Ele acompanhava Ueno à estação de trem de Shibuya toda manhã e então retornava e esperava por ele toda tarde.
Mas um dia, em Maio de 1925, o professor Ueno não voltou. Ele sofreu um ataque fulminante enquanto trabalhava. Então a Senhora Ueno deu Hachiko a alguns parentes do professor, mas ele escapava constantemente, aparecendo com frequência na sua antiga casa.
Depois de um certo tempo, aparentemente Hachi-ko se deu conta de que o professor Ueno não morava mais ali. Então tornou a procurar na estação de trem onde o encontrara por diversas vezes antes. Dia após dia ele esperava pelo retorno do seu amigo e mestre entre os apressados passageiros.
A figura permanente do cão à espera de seu dono atraiu a atenção de alguns transeuntes. Muitos deles, frequentadores da estação de Shibuya, já haviam visto Hachiko e Professor Ueno indo e vindo diariamente no passado. Percebendo que o cão esperava em vão a volta de seu mestre, ficaram tocados e passaram então a trazer pestiscos e
 comida para alivar sua vigília.
Por aproximadamente 10 anos contínuos o devotado Hachi-ko retornava a estação de trem de Shibuya, mais precisamente no horário do desembarque do trem em que Ueno chegava, na esperança de encontrar seu mestre.

 
Hachi-ko fez isto até a sua morte em 8 de Março de 1935.


Memória e Reconhecimento


 
Naquele mesmo ano, um dos fiéis alunos de Ueno viu o cachorro na estação e o seguiu até a residência dos Kobayashi, onde aprendeu a história da vida de Hachiko.

Coincidentemente o aluno era um pesquisador da raça Akita, e logo após seu encontro com Hachiko, publicou um censo de Akitas no Japão. Na época haviam apenas 30 Akitas puro-sangue restantes no país, incluindo Hachiko da estação de Shibuya.

O antigo aluno do Professor Ueno retornou frequentemente para visitar o cachorro e durante muitos anos publicou diversos artigos sobre a marcante lealdade de Hachiko.

Em 1932 um desses artigos, publicado num dos maiores jornais de Tóquio, colocou o cachorro em evidência. Hachiko se tornou sensação nacional. Sua devoção à memória de seu mestre impressionou o povo japonês e se tornou modelo de dedicação à memória da família. Pais e professores usavam Hachiko como exemplo para educar crianças.

 
Um reconhecido artista japonês esculpiu a estátua do cachorro, 
e pelo país a fora a fama se espalhou e a raça Akita cresceu.
 
 Todo ano em 8 de abril ocorre uma cerimônia solene na estação de trem de Shibuya, em Tóquio. São centenas de amantes de cães que se reúnem em homenagem à lealdade e devoção de Hachiko, fiel companheiro do Dr. Eisaburo Ueno, um professor da Universidade de Tóquio. 
 
Restos Mortais de Hachi-ko

Os restos mortais de Hachi-Ko encontram-se sob a guarda do Museu Nacional da 
Ciência do Japão em Ueno

 
corpo empalhado de Hachi-ko
 
 
Hachiko na estação de Shibuya
 

A Estação de Shibuya, onde Hachikō esperava o
 retorno de seu dono diariamente.


 
Foto tirada durante o funeral de Hachikō em 8 de março de 1934.



Cartaz do filme de Hachiko com Richard Gere,
 "Sempre ao Seu Lado" 


 fonte de pesquisa :
mundoentrepatas.com
canilyaruzo.com
wikipédia
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário