snowstorm

sábado, 26 de julho de 2025

E SE DE REPENTE NEVASSE NO NORDESTE BRASILEIRO?

Imagem IA

Essa semana uma imagem curiosa né chamou a atenção. Trata-se de um vídeo curto gerado por um programa de inteligência artificial que algum usuário postou nas redes sociais. Nele vemos uma cidade coberta por uma nevasca, mas não trata-se de uma cidade comum igual a de uma região siberiana, e sim da nossa própria cidade vista de uma perspectiva incomum. Uma região costureiramente adaptada ao calor de trinta graus em praticamente todos os meses do ano o qual o único período mais agradável restringe a três meses no ano a uma temperatura mínima que não passa dos vinte graus. Estou me referindo especificamente a região onde moro no nordeste brasileiro, na cidade de nome Limoeiro no estado de Pernambuco. 
Aqui é impensável uma cena igual a foto no cabeçalho da matéria, a rua realmente existe junto com a igreja de Nossa Senhora da Apresentação ao fundo, um dos cartões postais da cidade. Na ilustração vemos a rua coberta de neve com crianças brincando vestindo touca, luva e casaco como um daqueles cartões postais franceses do século dezenove. 
Mas a verdade é que mesmo que a cena linda como uma licença poética, na verdade pouco estaríamos preparados para tal situação. Nossas casas não teria acondicionamento apropriado para reter o frio estremo. Teríamos que atualizar nosso guarda-roupa com vestimentas mais quentes. Também seria necessário adaptar a nossa alimentação, pois alimentos abundantes em regiões quentes como frutas e verduras seriam agora artigos de luxo.
Resumindo, se nós ignorassemos o fato de tal evento não ser um apocalipse mundial a verdade é que com o tempo nós veríamos a neve algo tão incômodo quanto um dia de Sol quente, e a essa altura a imagem poética criada iniciante com neve se tornaria algo tão banal quanto o calor que já nos acostumamos.

Texto: 
Flávio Antônio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário