snowstorm

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

A TRÉGUA DE NATAL

Monumento à Trégua de Natal de 1914 em Liverpool, Inglaterra. 
Foto: Phil Nash/Wikimedia Commons

Existe um provérbio de um autor desconhecido que descreve uma guerra no seguinte conhecendo:

"A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam."

Tal fato de provou verdade em um acontecimento ocorrido na noite de Natal de 1914, durante a "Grande Guerra", conhecida também como A Primeira Guerra Mundial. Conflito que envolveu diversas nações, entre elas, naquela ocasião tanto as tropas do exército imperial alemão quanto as tropas britânicas e francesas haviam marcado suas posições por meio de trincheiras cavadas nas cercanias de Ypres, na Bélgica.

Entretanto, em 24 e 25 de 1914, entre soldados alemães e os seus rivais ingleses e franceses realizaram um dos atos mais inusitados durante a guerra chamada de “Trégua de Natal”.


Como ocorreu a trégua de Natal?

O inverno intensificou-se ainda mais na região, e os soldados retrocederam para suas posições e praticamente não mais empreendiam combate. Às vésperas do Natal, foi possível observar, de uma trincheira para outra (que ficavam à distância de algumas dezenas de metros umas das outras), alguns soldados em clima festivo, fumando, bebendo e comendo sem se importar de serem vistos pelos inimigos. 

Soldados trocando presentes e 
acedendo charutos de seus companheiros 

Essa postura, inicialmente isolada, contaminou todos os presentes no conflito daquela região, desde os oficiais de alta patente até o soldados rasos. Por fim, soldados passaram a sair das trincheiras, atravessar a zona de fogo (conhecida como “terra de ninguém”), chegar até a trincheira inimiga para desejar feliz Natal aos rivais e, eventualmente, trocar comida, charutos e até jogar uma amistosa partida de futebol entre eles

Apesar das dificuldades de comunicação entre
 os diferentes idiomas, o futebol acabou se tornando a língua oficial.

Há inúmeros relatos dessa trégua. Um deles foi dado pelo Capitão C. I. Stockwell, pertencente ao Royal Welsh Fusiliers, do exército britânico. Disse Stockwell que: “Às 8:30h do dia 26, eu disparei três tiros para o ar, ergui uma bandeira com os dizeres 'Merry Christmas' e subi da trincheira. Os alemães levantaram uma placa com os dizeres 'Thank you' e o capitão deles apareceu no alto da trincheira. Nós nos saudamos e retornamos às nossas trincheiras. Em seguida, ele fez dois disparos para o ar. A guerra havia começado novamente.”

Fonte
Trechos dos textos extraído do site /mundo educação com algumas adições. Fotos: Arquivos do Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário