snowstorm

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

CONHECI OS LENÇÓIS MARANHENSES.

Respectivas bandeiras dos estados do Maranhão e Piauí.
Imagem: Google.

Aproveitei os últimos dias da minha férias para pisar nos dois últimos estados do nordeste brasileiro. Durante o mês passado, entre os dias 22 a 27 de novembro, fui em uma excursão conhecer os estados do Piauí e Maranhão, mais especificamente as cidades de Parnaíba e Barreirinhas, ambas nos respectivos estados citados. Praticamente as capitais de todos os estados do país estão localizados no litoral, Teresina é uma dessas exceções. Enquanto no Maranhão tendo sua capital São Luís, apesar de próximo ao litoral, infelizmente, dessa vez não tive a oportunidade de conhecê-la, pois ela não estava no nosso curto cronograma de visitas a esses dois estados. 

O percurso de saída foi todo à ônibus e basicamente o epicentro de saída foi na cidade de Recife, e todo o trajeto, durou praticamente um dia inteiro de viagem. Este, para mim, foi o percurso de carro mais longo que enfrentei e provavelmente não irei querer superar esse "recorde" apesar do conforto de um luxuoso ônibus. Se tiver que retornar ali novamente que seja de avião.

Percurso de quase 24 horas a uma distância percorrida de 1.500 quilômetros. 
fonte: Aplicativo Dashboard


Gráfico do percurso: 
Velocidade do veículo(em vermelho) e altitude(em azul).
fonte: Aplicativo Dashboard

Esperei o ônibus na cidade da Vitória de Santo Antão, partindo nele às 19:00 em ponto. Assim, seguindo, o primeiro ponto de estada foi a cidade de Parnaíba-PI, tendo como o primeiro ponto de hospedagem o "Hotel Delta". Era o dia 23 e ali só passaríamos apenas um dia com um monte de lugares para conhecer. Nessa mesma noite que cheguei fui conhecer um museu próximo dali que antes já havia pesquisado pela internet. Chamado "Museu do Mar", nele conhece-se a história dos pescadores locais desde até a evolução da navegação brasileira, contada em painéis, com fotos e textos explicativos, além de modelos em tamanhos reais de vários tipos de embarcações comuns utilizados peplos pescadores. 

Logo após, ainda na cidade de Parnaíba, na "Praça da Graça" fotografei algumas arquiteturas históricas da igreja católica como a catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça e a igreja Nossa Senhora do Rosário, ambas localizadas próximas à mesma praça. Pela manhã fui navegar em um passeio de barco pelo rio Parnaíba onde a guia nos contou a história do rio como outras informações.

Fachada do Museu do Mar

Réplicas de alguns animais.


Modelos de vários tipos embarcações


Peças de uso de navegação

Igreja Catedral De Nossa 
Senhora Mãe da Divina Graça

Igreja Nossa Senhora Do Rosário

Praça da Graça

Igreja Catedral De Nossa 
Senhora Mãe da Divina Graça(de dia)

Porto das barcas


Vista do manguezal e do 
rio preguiça pelo barco.



Belo contraste das dunas com o rio preguiça. 
Ambas com a mesma colocarão amarronzada.

Assim, encerrado o dia, partir para a cidade de Barreirinhas-MA onde me hospedei na "Pousada do Rio". E já pela manhã, por intermédio de um guia local, cruzamos o rio parnaíba à balsa lotada de vários veículos de tração 4x4 para que pudêssemos atravessar na outra margem e seguir nesse veículos em uma estrada de areia, estreita de ambos os lados coberta por matas, com obstáculos de riachos, subidas e descidas em um passeio frenético pelo chacoalhar do carro. 

O objetivo dessa aventura é conhecer um dos lugares mais incríveis do nordeste do Brasil chamada de "lençóis maranhenses". Uma extensa região dotada de uma beleza ímpar, devido a coloração esbranquiçada da fina areia que se estende até o horizonte. A região se caracteriza por possuir várias piscinas naturais de água doce. O percurso entre as dunas ocorreu pelo final da tarde devido o Sol está "mais brando". A paisagem também se contrasta com o verde das matas próximas o que delimitava a linha entre o verde e o branco. Tínhamos a pretensão de contemplar o pôr-do-Sol do alto das dunas, mas o destino preferiu ocultar o Sol com várias nuvens no horizonte. Pessoalmente, isso não atrapalhou em nada o espetáculo, pois já havíamos estávamos satisfeitos o suficiente para retornamos depois de um fim de dia bem movimentado.
No dia seguinte, iniciava mais um passeio, desta vez de lancha pelo "rio
preguiça", onde navegamos até a ilha do Caburé, local onde pode-se interagir com os macacos-prego da região, atraindo-os com petiscos, amendoins e castanhas. 

No final do dia partimos novamente de lancha para conhecer o "farol das preguiças", administrado pela Marinha do Brasil permitiu que pela primeira vez eu entrasse e conhecesse um farol de perto, onde tive a oportunidade de ter a visão do alto da torre aproveitando a ocasião para tirar fotos. Assim se encerrou minha visita a essas duas cidades com regiões tão peculiares e características que irei guardar comigo em minhas lembranças para o resto de minha vida.

Vista panorâmica do alto do farol Preguiça.


Self com o Farol Preguiça.

Farol Preguiça




Macaco-prego.



Passeio de lancha pelo rio Preguiça.


Três contrastes de cores.




Piscinas naturais e límpidas.



lençóis maranhenses

Travessia de balsa pelo rio Paranaíba




Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Barreirinhas


Fotos e Texto:
Fl@vio Antônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário