snowstorm

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

MINHA DISERTAÇÃO DO TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2016

img google

Achei interessante o tema proposto pelo Enem desse ano poi
s realça um pouco dos acontecimentos vivenciados em nosso cotidiano tanto nacional como pelo mundo afora e é um assunto que deve ser de fato  debatido  pela sociedade moderna.
 abaixo exponho o texto dissertativo argumentativo elaborado ontem de acordo com as referências dos três textos modelos da prova.

Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

"Nos tempos modernos, uma das principais preocupações vista não só no Brasil como no Mundo todo está a chamada intolerância religiosa, pois vários episódios recentes transformaram uma adoração a um Deus em ataque terrorista.
Como bem sabemos, o Brasil é considerado um país laico em relação ao conceito de liberdade de escolha religiosa e é essa democracia escrita em nossa constituição que permite nossa sociedade viver de certa forma um modo harmonioso em podermos escolher nenhum a denominação.
Mas até no Brasil vem se destacando algumas situações de preconceitos religiosos em destaque para a cultura afro-brasileira por se tratar de costumes das tribos trazidas de vários países africanos na é época da escravidão. Um contraste diferente em relação ao cristianismo, Islamismo ou seja qual for outra crença, mas o fato é que esse preconceito vem se desenrolando ao longo dos tempos ainda de modo pacífico em comparação a cultura religiosa do Oriente Médio onde nos países Muçulmanos que não for adepto ao islamismo é perseguido.
Mas a principal causa desse chamado “fanatismo religioso” está na intervenção direta do governo no trato como os assuntos religiosos e por oficializar tal religião como sendo a oficial daquele país, algo que não ocorre no Brasil. E esse fator que contribuiu para que a população possa dividir no mesmo ambiente essa heterogeneidade religiosa. Pois com muitas comunidades divididas fica difícil um determinado grupo religioso se tornar a matriz daquele país.
O preconceito não está tão somente entre as religiões como aqueles que e consideram ateus como quem se admitisse não se adepto fosse tão grave como um muçulmano admitir ser cristão em seu país.
O fato é que apesar dos vários caminhos criados por vários grupos, todos eles só levarão a um único Deus, Aláh, Javé, Jeová, Adonai ou seja lá qual for o nome que você dará a ele."


Fonte: meu tema proposto


Nenhum comentário:

Postar um comentário