snowstorm

domingo, 6 de março de 2016

A LIÇÃO QUE VEM DE 1817

 O Brasil republicano festeja na data de hoje um grande acontecimento que, como primórdio dos vivas da manhã de 15 de novembro de 1889, precipitou de modo assombroso o brado do Ipiranga. Foi a revolução explodida nesta cidade a 6 de março de 1817.
Era assim que, há cem anos, o Diario de Pernambuco iniciava a celebração do centenário da Revolução de 1817, o primeiro movimento de independência que teve sucesso no país.
Com direito a uma grande ilustração na sua capa, onde o símbolo da República convivia com um leão, o jornal circulava em 6 de março de 1917 com uma edição comemorativa em um feriado nacional pela passagem da data.
“Não é demais rememorar o sacrifício dos mártires”, lembrava o Diario de cem anos atrás. O triste fim dos protagonistas da independência que durou apenas 74 dias foi narrado em detalhes naquela edição.
Seguindo a mesma linha, o Diario volta a registrar hoje a Revolução de 1817 em suas páginas como o início de um grande projeto, o Pernambuco, História & Personagens, que vai resgatar, ao longo de 50 semanas, os feitos de protagonistas de 23 eventos significativos do estado e do país. É a largada para os festejos do bicentenário, em 6 de março de 2017. A revolução vive. Viva!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário