snowstorm

quinta-feira, 30 de abril de 2015

HÁ 70 ANOS MORRIA ADOLF HITLER

img google
 
Os últimos dias do ditador foram intensos e, apesar dos muitos apelos para que deixasse a cidade, Hitler decidiu não abandonar. Suicidou-se a 30 de Abril de 1945.

Era suposto ser provisório mas, no início de Abril, Adolf Hitler mudou-se em permanência para um bunker construído a cerca de 16 metros de profundidade do jardim, à prova de bombas, de ataques aéreos mas exposto a uma derrota que já era inevitável. Por essa altura, o ditador que sonhava com um império de mil anos, já sabia que a guerra estava a chegar ao fim.

No dia 20 de Abril Berlim estava reduzida a escombros, não havia água corrente, nem eletricidade. A esperança dos nazis degradava-se a cada minuto, tal como a saúde do líder, preso a dezenas de comprimidos e drogas. Foi nesse dia (20 de Abril, dia do aniversário) que o “führer” foi fotografado pela última vez em público, quando recebeu uma delegação da juventude hitleriana no jardim. Foram breves minutos, pouco entusiastas, a última vez que o austríaco, de 56 anos, teria contacto com o exterior.

As explosões constantes indicavam que era altura de abandonar Berlim. Muitos o fizeram mas Adolf Hitler decidiu ficar “até ao fim”.

No dia 28 casou com Eva Braun e foi com ela que, no dia 30 de Abril, perto das 3 da tarde, cometeu suicídio. Sobre a forma como morreu, os relatos divergem. Arma de fogo? Cianeto? Ambas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário