snowstorm

terça-feira, 28 de março de 2023

700 MIL MOTOS PELA COVID -19 NO BRASIL.

 

Img Google

Três anos após a primeira morte por Covid-19, o Brasil alcançou nesta terça-feira (28) a marca de 700 mil óbitos pela doença.
A primeira morte por Covid no Brasil ocorreu no dia 12 de março de 2020. A vítima foi uma paciente de 57 anos em São Paulo.

Fonte: G1



domingo, 26 de março de 2023

MUSEU DA HISTÓRIA FERROVIÁRIA DE PE.

 Ontem tive o privilégio de visitar na cidade o museu Itinerante: "Pare, Olhe e Escute" - Os Caminhos Ferroviários de Pernambuco.
O resgate da história ferroviária de Pernambuco é um projeto para levar à população à memória da época de ouro que fez parte do passado de muitas cidades pernambucanas.

O museu itinerante chega ao município de Limoeiro-PE que diferente de outras cidades vizinhas como Vitória de Santo Antão, Carpina e Paudalho, por exemplo, praticante teve sua história ferroviária apagada do município.

Mas, felizmente, ainda há alguns entusiastas que propõe trazer de volta à cidade Princesa do Capibaribe o regate da sua própria história que no passado também teve sua grande relevância.

Limoeiro, já teve ferrovias e até sua própria estação de trem localizado pouco depois na entrada da cidade, em um ponto estratégico do município. Esta estação já não existe mais há décadas. Hoje, o local demolido, faz parte um complexo de canteiros de praças públicas espalhadas pelo mesmo local.

O único pouco resquício daqueles tempos ainda existente é a faixada de um antigo prédio que atualmente se encontra abandonado e em ruínas.

Na exposição do Museu Itinerante existe um projeto (uma pequena maquete) com o objetivo de restaurar esse edifício e tornar o local em uma espécie de memorial e centro turístico para acolher a população.

O intuito desse projeto, "ainda no papel", é também construir a antiga estação no exato local onde estava e com as mesmas dimensões originais. Na exposição tem até uma planta da antiga estação. Mas é claro que para colocar em prática esse plano audacioso é necessário iniciativas tanto do poder público como a colaboração da população em manter viva essa ideia. 

Enquanto isso, a exposição do Museu Itinerante que se iniciou desde o último dia 22, ficará disponível na cidade até 31 de março. Recebendo a população de segunda a sábado das 9:00 às 16:00, e domingo das 8:00 ao meio-dia, com alguns artefatos da época e muita história para ser contada. 





A exposição está localizada na escola municipal Desembargador José de Alexandre de Vasconcelos Aquino, na avenida Jerônimo Heráclio, s/n.

Texto e Fotos:
 Fl@vio Antônio

sábado, 25 de março de 2023

UMA TARDE NA ILHA DO RETIRO.


 No último dia 11 fui assistir a um jogo do Sport Club do Recife. Há tempo já almejava conhecer o estádio  Adelmar da Costa Carvalho, mais popularmente conhecido por "Ilha do retiro'. No passado, na época de adolescência, já fui mais assíduo por futebol. Hoje, no entanto, apenas acompanho de longe as notícias do club que adotei cubo torcedor. Sim, considero-me "rubro negro" apesar deste ser o time número dois pelo qual torço. O primeiro é o Centro limoeirense, um club pequeno da minha cidade, que apesar de mais de cem anos de existência, e nenhuma conquista grandiosa como forma de reconhecimento deu a ele a simbólica primeira colocação.


Enquanto a minha ida ao estádio em Recife em uma tarde de sábado ensolarada, ocorreu tudo conforme tranquilo. Era dia de clássico, o Sport jogava contra o Santa Cruz pela 11° rodada do campeonato pernambucano de 2023. E manteve a liderança ao vencê-lo pelo placar de 2 a 0.

Texto e fotos: 
Fl@vio Antônio


terça-feira, 21 de março de 2023

QUAL A PROBABILIDADE DE MONTAR UM CUBO MÁGICO POR ACIDENTE?

Foto: Fl@vio

Também conhecido como cubo de Rubik, o cubo mágico foi inventando em 1974 pelo arquiteto húngaro Erno Rubik. Licenciado como brinquedo, o quebra-cabeças já vendeu desde então mais de 400 milhões de unidades no mundo, tornando-se um dos passatempos mais vendidos em escala global.
As equações para resolver os enigmas no menor número de movimentos são demasiado complexas para serem memorizadas por um mortal comum. Em geral, são necessários computadores e até supercomputadores.
Em competições internacionais, o recorde por resolver o cubo mágico 3 x 3 x 3 mais rapidamente – mas não necessariamente no menor número de movimentos – pertence ao estudante holandês Erik Akkersdijk, que encontrou uma solução em 7,08 segundos.
Em 1981, o matemático Morwen Thistlethwaite chegou a um algoritmo capaz de resolver qualquer posição do cubo mágico em 52 movimentos. Desde então, o número vem sendo reduzido – a última vez, em 2008, para 22. Ele disse, entretanto, que a maioria das posições requer entre 15 e 19 movimentos.
Segundo ele, das cerca de 43 bilhões de combinações possíveis com o cubo, 100 milhões podem ser resolvidas com exatos 20 movimentos. O restante, com menos.

Fonte:
Trechos do texto extraídos do site bbc

terça-feira, 14 de março de 2023

MEU NOME É SELMA - DICA DE LEITURA

Foto: Fl@vio
 
Meu nome é Selma é um dos melhores livros que eu já li sobre pessoas que sobreviveram ao holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. O livro conta a história de uma jovem judia que foi separada de sua família e viveu uma terrível aventura durante os anos obscuros na Europa em guerra. 
Assim, sozinha, ela se vê em um ambiente caótico e para não ser descoberta e capturada ela adota um nome falso. Passando a viver uma perigosa aventura trabalhando de uma expiã até ir parar em um campo de concentração, onde ali, testemunhou na própria pele os horrores cometidos pelos nazistas.
Somente após o término da guerra e conseguir de todas as formas sobreviver, finalmente soube do trágico paradeiro de sua mãe e parentes. 
O livro nos fascina pela forma como a história nos é contada e quão grande foi instinto de sobrevivência e capacidade que ela teve para se adaptar a situações tão diversas.
A leitura do livro e leve e nos vicia por nos levar para dentro da mente da protagonista a cada página que lemos. É uma obra que recomendo e que não pode faltar na coleção daqueles que admiram uma boa leitura e história de vida.

Texto: Fl@vio Antônio


segunda-feira, 6 de março de 2023

O DIA QUE PERNAMBUCO FOI UM PAÍS.

A bandeira da revolução cujas estrelas representavam os estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Os únicos que na época, oficialmente declaram apoio ao movimento.

 "Uma vez, muito antes que eu existisse eu nasci em um país chamado Pernambuco." Essa alusão que faço, refere-se a data do dia da Revolução Pernambucana conhecida também com o dia da Carta Magna, iniciada em 6 de março de 1817, que durou cerca de 70 dias. Foi o único movimento separatista do Brasil colonial que de fato, passou da fase conspiratória para se tornar um poder oficial local. Este movimento social tinha o objetivo de conquistar a independência do Brasil em relação a Portugal. 

Eles chegaram a implantar um regime republicano, elaborando uma constituição própria e até criaram uma bandeira, a mesma utilizada por Pernambuco atualmente. A principal razão desse movimento era que havia uma insatisfação popular muito grande com os privilégios da corte portuguesa, que havia chegado ao país em 1808.

Fonte:
Texto adaptado do site Vivariomarrecife


sábado, 4 de março de 2023

COMPREI UM TESTE DE ANCESTRALIDADE.


Img Google 

 Depois de muita pesquisa e relutância, devido ao valor salgado, finalmente decidi comprar um teste para identificar minha ancestralidade. Pesquisei vários sites de venda até chegar a um produto que fosse custo - benefício.

Foto: Fl@vio

Além do teste de ancestralidade, por um valor adicional, o produto promete também identificar doenças genéticas. Porém, optei pelo pacote básico que incluiu além do teste de ancestralidade global, realizar busca por parentes e linhagens. Comprei no dia 28 de fevereiro chegando pelos correios, hoje, dia 4 de março. O laboratório que escolhi foi a Genera. Paguei um total de R$373,20 dividido no cartão de crédito em 12 vezes sem juros, - mesmo utilizando um cupom de 30% de desconto. Agora só falta ler as instruções de como fazer a coleta do material e enviar de volta por correspondência para depois aguardar os resultados.

Texto: Fl@vio

sexta-feira, 3 de março de 2023

PEGADA FOSSILIZADA DE MULHER COM CRIANÇA.

Img Google

Pegadas fossilizadas revelam cena familiar de milhares de anos atrás.
Estudo analisou pegadas que seriam de uma jovem e uma criança datadas de entre 11,5 mil e 13 mil anos atrás, no finzinho do período conhecido como Pleistoceno, ao longo de 1,5 km em parque dos EUA.
Às margens de um lago, uma jovem caminha pela lama um tanto escorregadia carregando uma criança pequena. Eventualmente para e bota a criança no chão, caminham um pouco juntas, e a jovem a carrega de novo. Tem pressa, e não é para menos. Naquele lago vêm beber água mamutes, preguiças gigantes e toda espécie de animais. É preciso seguir logo.
“Essa pesquisa é importante para nos ajudar a entender nossos ancestrais humanos, como viviam, suas similaridades e diferenças”, disse Sally Reynolds, paleontóloga da Universidade de Bournemouth, na Inglaterra, e co-autora do estudo. “Podemos nos colocar no lugar deles e imaginar como é carregar uma criança de um braço para o outro enquanto cruzamos um terreno difícil, rodeado por animais potencialmente perigosos”.

Fonte: Skynews Astronomia