snowstorm
terça-feira, 28 de março de 2023
700 MIL MOTOS PELA COVID -19 NO BRASIL.
domingo, 26 de março de 2023
MUSEU DA HISTÓRIA FERROVIÁRIA DE PE.
Mas, felizmente, ainda há alguns entusiastas que propõe trazer de volta à cidade Princesa do Capibaribe o regate da sua própria história que no passado também teve sua grande relevância.
Limoeiro, já teve ferrovias e até sua própria estação de trem localizado pouco depois na entrada da cidade, em um ponto estratégico do município. Esta estação já não existe mais há décadas. Hoje, o local demolido, faz parte um complexo de canteiros de praças públicas espalhadas pelo mesmo local.
O único pouco resquício daqueles tempos ainda existente é a faixada de um antigo prédio que atualmente se encontra abandonado e em ruínas.
Na exposição do Museu Itinerante existe um projeto (uma pequena maquete) com o objetivo de restaurar esse edifício e tornar o local em uma espécie de memorial e centro turístico para acolher a população.
O intuito desse projeto, "ainda no papel", é também construir a antiga estação no exato local onde estava e com as mesmas dimensões originais. Na exposição tem até uma planta da antiga estação. Mas é claro que para colocar em prática esse plano audacioso é necessário iniciativas tanto do poder público como a colaboração da população em manter viva essa ideia.
Enquanto isso, a exposição do Museu Itinerante que se iniciou desde o último dia 22, ficará disponível na cidade até 31 de março. Recebendo a população de segunda a sábado das 9:00 às 16:00, e domingo das 8:00 ao meio-dia, com alguns artefatos da época e muita história para ser contada.
sábado, 25 de março de 2023
UMA TARDE NA ILHA DO RETIRO.
terça-feira, 21 de março de 2023
QUAL A PROBABILIDADE DE MONTAR UM CUBO MÁGICO POR ACIDENTE?
terça-feira, 14 de março de 2023
MEU NOME É SELMA - DICA DE LEITURA
segunda-feira, 6 de março de 2023
O DIA QUE PERNAMBUCO FOI UM PAÍS.
A bandeira da revolução cujas estrelas representavam os estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Os únicos que na época, oficialmente declaram apoio ao movimento.
"Uma vez, muito antes que eu existisse eu nasci em um país chamado Pernambuco." Essa alusão que faço, refere-se a data do dia da Revolução Pernambucana conhecida também com o dia da Carta Magna, iniciada em 6 de março de 1817, que durou cerca de 70 dias. Foi o único movimento separatista do Brasil colonial que de fato, passou da fase conspiratória para se tornar um poder oficial local. Este movimento social tinha o objetivo de conquistar a independência do Brasil em relação a Portugal.
Eles chegaram a implantar um regime republicano, elaborando uma constituição própria e até criaram uma bandeira, a mesma utilizada por Pernambuco atualmente. A principal razão desse movimento era que havia uma insatisfação popular muito grande com os privilégios da corte portuguesa, que havia chegado ao país em 1808.