A presença de alimento na cavidade bucal, bem como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que é um líquido levemente alcalino, uma solução aquosa, de consistência viscosa, que umedece a boca, amolece a comida e contribui para realizar a digestão.
A saliva contém a ptialina ou amilase salivar. A ptialina atua sobre o amido transformando-o em moléculas menos complexas. A saliva contém dois tipos de secreção protéica:
A secreção serosa, contendo ptialina, e a secreção mucosa contendo mucina, com ação lubrificante. As glândulas menores da cavidade oral secretam basicamente muco, enquanto as parótidas secretam exclusivamente saliva tipo serosa e as submandibulares e sublinguais secretam os dois tipos de saliva estando o pH salivar em torno de 6 a 7,4 para a ação da enzima ptialina.
As glândulas salivares maiores são em número de 3 pares:
As glândulas salivares maiores são em número de 3 pares:
a parótida, a submandibular e a sublingual
As glândulas salivares menores são estruturas presentes por toda cavidade oral e orofaringe, podendo também ser encontradas na laringe, traquéia e nasofaringe e podem ser estimadas em cerca de 700 a 900 glândulas.
As glândulas salivares menores são estruturas presentes por toda cavidade oral e orofaringe, podendo também ser encontradas na laringe, traquéia e nasofaringe e podem ser estimadas em cerca de 700 a 900 glândulas.
Glândula parótida
É a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha.
Glândula submandibular
É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz .
Glândula sublingual
É a menor das três; fica abaixo da mucosa do soalho da boca.
Fatos interessantes sobre o bocejo:
O bocejo dura, em média, seis segundos
Os batimentos do coração podem se elevar em até 30% durante um bocejo.
55% das pessoas bocejam até cinco minutos depois de terem visto alguém bocejar.
Cegos bocejam mais após ouvirem alguém bocejando.
Ler sobre o bocejo faz você bocejar.
Atletas olímpicos normalmente bocejam antes de uma competição.
Primeiro, sua boca abre e o queixo cai, permitindo que você inale a maior quantidade possível de ar. Ao inspirar, o ar enche seus pulmões, seus músculos abdominais flexionam e seu diafragma é empurrado para baixo. O ar que respira faz seus pulmões se expandirem ao máximo, e depois uma parte deste ar é expelida para fora do seu corpo.A glândula salivar sublingual é estimulada e às vezes sai aquele "jatinho de saliva para fora da boca.
fonte:
colegiosaofrancisco.com.br
saude.hsw.uol.com.br
webartigos.com
Cara, você escreveu um texto desse tamanho e no final não explicou a pergunta.
ResponderExcluirVerdade kkkkk nem eu intendir nada
ExcluirKkkkkkkkkkk
ResponderExcluir