Mas, felizmente, ainda há alguns entusiastas que propõe trazer de volta à cidade Princesa do Capibaribe o regate da sua própria história que no passado também teve sua grande relevância.
Limoeiro, já teve ferrovias e até sua própria estação de trem localizado pouco depois na entrada da cidade, em um ponto estratégico do município. Esta estação já não existe mais há décadas. Hoje, o local demolido, faz parte um complexo de canteiros de praças públicas espalhadas pelo mesmo local.
O único pouco resquício daqueles tempos ainda existente é a faixada de um antigo prédio que atualmente se encontra abandonado e em ruínas.
Na exposição do Museu Itinerante existe um projeto (uma pequena maquete) com o objetivo de restaurar esse edifício e tornar o local em uma espécie de memorial e centro turístico para acolher a população.
O intuito desse projeto, "ainda no papel", é também construir a antiga estação no exato local onde estava e com as mesmas dimensões originais. Na exposição tem até uma planta da antiga estação. Mas é claro que para colocar em prática esse plano audacioso é necessário iniciativas tanto do poder público como a colaboração da população em manter viva essa ideia.
Enquanto isso, a exposição do Museu Itinerante que se iniciou desde o último dia 22, ficará disponível na cidade até 31 de março. Recebendo a população de segunda a sábado das 9:00 às 16:00, e domingo das 8:00 ao meio-dia, com alguns artefatos da época e muita história para ser contada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário