Apesar de muitos acharem que a Coca-Cola “criou” o Papai Noel, na verdade a marca padronizou sua imagem. Até 1931, o bom velhinho era caracterizado das mais diversas formas, e suas vestimentas nas mais diversas cores. Com a campanha da Coca-Cola foi criado um padrão universal inclusive a inclusão do gorro vermelho com pompom branco que foi de crédito para a empresa.
Embora as histórias sobre um bom velhinho que distribuía presentes para crianças existam desde aproximadamente 300 anos A.C., a figura do Papai Noel foi, de fato, difundida por uma empresa, através de uma campanha publicitária: a Coca-Cola.
A história do Papai Noel foi inspirada em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinho com moedas próximas às chaminés das casas com isso a figura do bom velhinho foi inspirada até hoje.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno nas cor marrom ou verde e era descrito de várias formas com elfo, espírito, duende, santo e entre outros.
O Bom Velhinho, que também pune as crianças que não se comportaram durante o ano, foi ganhando novas características até que 40 anos mais tarde em 1863 o cartunista americano Thomas Nast criou a imagem do Papai Noel quase igual à que conhecemos hoje e ele também foi o criador da lenda de que Papai Noel morar lá no Pólo Norte. O trabalho do cartunista foi parar na capa da revista Harper’s Weekly. Ao passar dos anos vários artistas foram recriando e redesenhando outros Papai Noel cada uma dando uma característica e ampliando uma variedade de estilos, tamanhos e cores na criação daquele simbolo do Natal.
Em 1930, quando o mito do bom velhinho, bondoso que entrega presentes em todas as casas do mundo na noite de Natal já estava enraizado no imaginário popular dos americanos, a Coca-Cola contratou o ilustrador Haddon Sundblom para criar sua campanha de Natal.
O Papai Noel em tamanho natural, alegre, e usava o terno vermelho agora é familiar. Ele apareceu em revistas, outdoors e balcões de lojas, encorajando os americanos beber Coca-Cola como a solução para “a sede de todas as estações.” Como o grande objetivo inicial da empresa era aumentar as vendas do refrigerante no inverno, mas o sucesso da campanha foi tão grande que a Coca-Cola passou a adotar a figura do Papai Noel como um dos símbolos da marca, e o público a adotou como símbolo oficial do Natal até hoje.
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