foto: fl@vio
É impossível passar por a estas duas cidades e não se lembrar da canção de Luís Gonzaga como tantos outros compositores.
Nesse mês, entre os dias 10 a 12, fui conhecer umas das cidades do interior de Pernambuco a qual já estava na minha lista das mais favoritas há tempos. Para isso percorri à ônibus uma distância de 700 km, são 12 horas de onde partir na cidade da Vitória de Santo Antão até a "Califórnia Sertaneja". Petrolina me encantou por sua determinação em mesmo em uma região do sertão pernambucano demostrar um grande potencial tanto no turismo como na sua economia na conhecida produção de vinhos.
Foram dois dias para conhecer os principais pontos turísticos da cidade como a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, como a Igreja Nossa Sra Rainha dos Anjos. Logo que cheguei fui conhecer a oficina do artesão Mestre Quincas, um ambiente onde se exibe um belo trabalho manual com esculturas feitas em maneira.
foto: Wikipédia
Em seguida a ampla praça Dom Malam, encontra-se monumentos, esculturas de mármore e um palco onde são exibidas eventos como peças de teatro, musicais, entre outras atrações. E nessa época não poderia deixar de faltar as atrações natalinas como a própria praça em sim com uma bela decoração de natal.
Durante o período que fiquei hospedado no hotel JB pude explorar outros locais próximos, como o River Shopping, o tradicional letreiro na orla de Petrolina, e o museu do sertão, um local onde além da entrada ser gratuita você pode apreciar, desde artefatos, animais empalhados como um pouco da história e cultura não só da cidade como da região pernambucana.
Em seguida fui experimentar gastronomia no Bodródomo um ambiente com uma variedades de pratos da cozinha regional nordestina acompanhado de músicas típicas da região.
No dia seguinte fui conhecer a vinícola Terra Nova conhecer o processo de transformação da uva, em uma variada opções de vinhos produzidos ali mesmo, como os espumantes, o seco, doce, além de também conhecer os parreirais para colher e experimentar uvas frescas colhidas direto da fonte.
O nosso passeio continua em uma viagem de barco pelo rio São Francisco acompanhado de música, comida até pouco mais de uma hora e meia no Vapor do Vinho atracarmos em uma ilha para tomar banho, a "Ilha da Fantasia". Ao retornamos à tarde pelo barco até o ponto de origem à margem do rio São Francisco pude apreciar a despedida desse passeio maravilhoso com um belo pôr-de-Sol. As noites na praça Dom Malam decoradas com luzes natalinas e atrações dão mais vida, o que atrai ainda mais a população.
Antes é claro não poderia deixar de mencionar que durante a estadia pude conhecer também a cidade de Juazeiro na Bahia, pois apenas o rio divide as duas cidades, como também os dois estados. Em uma caminha pela manhãzinha sai de Petrolina cruzando a ponte Presidente Dutra até o outro lado em Juazeiro.
Além de conhecer monumentos nas praças próximas e o próprio letreio de boas vindas da cidade, também fotografei e filmei outros pontos turísticos próximos à orla, como o Nego D'água, e a Igreja Nossa Senhora Das Grotas.
Esse é Petrolina e Juazeiro, não é a toa que ambas são lembradas em canções memoráveis na voz de Luiz Gonzaga e que me deixaram boas recordações para o resto de minha vida.
Oficina do artesão mestre Quincas.
Catedral do Sagrado Coração de Jesus
Altar da Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
Igreja Nossa Sra Rainha dos Anjos
Monumento próximo à Igreja
Nossa Sra Rainha dos Anjos
Bododrómo
Escultura em madeira de
Luís Gonzaga no Museu do Sertão.
Praça Dom Malan à tarde.
Magnífica Catedral do Sagrado Coração de Jesus
em contraste à decoração natalina.
Presépio no Shopping River
Shopping River
Shopping River
Nascer do Sol na margem do rio São Francisco.
Ponte Presidente Dutra
Letreiro à Orla de Juazeiro.
Orla de Juazeiro.
Praça do Índio
Igreja Nossa Senhora Das Grotas
Igreja Nossa Senhora Das Grotas em
contraste ao monumento da praça.
Nego D'água
Degustando vinhos na
Vinicultura Terra Nova
Vinicultura Terra Nova
Ilha da Fantasia no rio São Francisco.
Ilha da fantasia,
localizador - Google Maps.
Pôr-de-Sol no rio São Francisco.
Hotel onde me hospedei
pelos dois dias.
Despedi-me de Petrolina com está foto, onde podemos
observar a Catedral à esquerda com o rio São Francisco
cortando os dois Estados, e, consecutivamente
as duas cidades. Ao fundo juazeiro. No centro da foto a
Igreja Nossa Sra Rainha dos Anjos.
Fotos e Texto:
Flávio Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário