snowstorm

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

MISSÃO ARTEMIS - O RETORNO A LUA.

Img Google 

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançou nesta 4ª feira (16.nov.2022) a missão Artemis 1, antes adiada 3 vezes por problemas técnicos e instabilidade temporal. Essa é a 1ª etapa da missão que busca o retorno da agência à Lua depois da missão Apollo, em 1972.
A missão foi lançada no Centro Espacial Kennedy, localizado em Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. O projeto Artemis faz parte de um projeto da Nasa para retornar com humanos ao solo lunar, além de possibilitar futuras missões em Marte. A expectativa é que até 2026, em sua 3ª fase, a agência realize uma viagem tripulada.

Lançamento da missão

A Artemis 1 é uma missão não tripulada, isto é, sem astronautas a bordo, com o objetivo de testar o foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial, em
português), que, de acordo com a Nasa, é o foguete mais poderoso já lançado, além da espaçonave Orion –que irá transportar astronautas no futuro. 

Logo da missão

Segundo a agência espacial norte-americana, a Orion ficará no espaço por mais tempo do que qualquer outra nave para astronautas sem atracar em uma estação espacial. A Artemis 1 vai viajar ao redor da face oculta da Lua e posicionará satélites para experimentos futuros. De acordo com a Nasa, a missão ter.
A próxima etapa da Artemis será o 1º voo tripulado para a Lua desde a missão Apollo.

Trechos do texto, extraídos do site:
Imagens: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário