O Pentecostes foi o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos pela primeira vez. Antes disso, o Pentecostes era uma festa judaica instituída por Deus, para celebrar a colheita. O Pentecostes era comemorado 50 dias depois da Páscoa.
Origem do Dia de Pentecostes
A Festa que chamamos de "Pentecostes" (quinquagésimo dia, em grego) teve início quando o povo de Israel estava prestes a sair do Egito. Na noite de sua partida, Deus orientou que celebrassem a "Pessach" - Páscoa (passagem em hebraico), marcando suas portas com o sangue do cordeiro.
Assim o anjo "passaria" e pouparia os filhos primogênitos dos hebreus. Essa foi a primeira Páscoa dos filhos de Israel. Deus ordenou que essa festa se repetisse anualmente relembrando a saída e libertação de Israel escravidão no Egito.
Cinquenta dias depois do êxodo, os israelitas chegaram ao monte Sinai. Ali, Deus lhes deu a Lei por intermédio de Moisés e ordenou que observassem os seus mandamentos e comemorassem aquele dia também anualmente. Esse foi o primeiro Pentecostes e deveria ser lembrado como o dia da promulgação da Lei de Deus.
A Páscoa cristã nasceu com a ressurreição de Cristo, o Cordeiro de Deus, que nos liberta da escravidão do pecado. Cinquenta dias depois, aconteceu o dia de Pentecostes - o Espírito Santo veio de acordo com a promessa de Cristo, e deu-nos uma nova lei. Não mais escrita em tábuas de pedras, mas, em corações humanos. Essa é a comemoração do dia de Pentecostes para os cristãos hoje.
O significado do Dia de Pentecostes
O Pentecostes foi um marco de transição na história. Este evento não só marcou a vida daquelas pessoas no primeiro século, como também marcou o início da Igreja Cristã. Ocorreu no dia de Pentecostes a reforma e reorganização do Judaísmo na Fé Cristã. Milhares de judeus compreenderam a revelação clara e perfeita concedida através da chegada do Espírito do Senhor.
Deus concedeu a Sua Lei perfeita, através do Verbo que se tornou carne -Jesus Cristo - e agora confirmava a Sua presença, através da pessoa do Espírito Santo. Essa chegada cumpriu a promessa do dom do Espírito, feita a todos quanto o Senhor chamar (de todos os povos, línguas e nações) - Atos dos Apóstolos 2:38-39. A Nova Aliança confirmada pelo sangue e pelo Espírito, agora marcava o início do fim. Sem sombras ou figuras, o Espírito Santo agora governaria sobre a Igreja do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário