snowstorm

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CÍRIO DE NAZARÉ.

img google

 O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, em Macapá, capital do estado do Amapá e em Rio Branco, capital do estado do Acre. Sua primeira edição ocorreu no ano de 1793. 
O termo Círio vem da palavra latina "cereus", que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo, o termo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui em Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Estado.
Um dos maiores símbolos de esforço, sacrifício e devoção à Virgem de Nazaré é a corda.
O Círio de Nazaré, a festa dos paraenses, é a primeira manifestação religiosa a ser reconhecida como bem cultural de natureza imaterial pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN – em 2004.
A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa. Introduzida no Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nazaré. Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu.

Trechos dos textos
extraídos da internet





Nenhum comentário:

Postar um comentário