snowstorm

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

img google

Há 103 anos o Brasil entrava na 1ª Guerra Mundial (A Grande Guerra). Quando Venceslau Brás assumiu o mandato presidencial, a Primeira Guerra Mundial já havia eclodido. Era preciso o governo definir a posição do país diante dessa conflagração. Nos primeiros anos da guerra adotou-se a neutralidade. Em 1917, o torpedeamento do navio Paraná por submarinos alemães desencadeou os conflitos entre Brasil e a Tríplice Aliança. Em retaliação ao ataque ao navio brasileiro, os navios alemães ancorados em portos brasileiros foram confiscados. Em outubro de 1917, os alemães afundaram o navio brasileiro Macau, em decorrência disso o governo brasileiro declarou-se em estado de guerra contra a Alemanha no dia 26 de outubro de 2017. 

Presidente Venceslau Brás 

A participação do Brasil na guerra foi moderada, restringindo-se ao envio de um grupo de aviadores, de um corpo médico militar, e de uma flotilha para o policiamento da costa noroeste da África.

fonte: Info Escola

domingo, 25 de outubro de 2020

QUEM É O ASSASSINO?


Estão todos no restaurante, fazendo suas respectivas refeições...

Um corpo é encontrado caído, ensanguentado e sem vida, no banheiro feminino. Sua morte, ao que parece, foi ocasionada por perfuração que, tudo indica, foi feita com uma faca de mesa encontrada suja de sangue ao lado do corpo. São quatro os suspeitos: 123 e 4.

É capaz de desvendar que, dos quatro, é o assassino?

Antes de olhar a resposta abaixo, pense mais um pouco.

Bem, há quem dirá que, com certeza, foi a muçulmana (3), já que é a única que poderia ter entrado com tranquilidade no banheiro feminino. Além disso, ela parece estar desconfiada e sua bolsa está aberta indica pressa. Você concorda?

Se concordou, está errado, pois, o assassino, é o número 4: além de estar com uma expressão de "culpado", sua camisa está desarrumada, como se tivesse ido ao banheiro e se arrumado depressa.  Outro fato, é que sua camisa vermelha facilita a ocultação de qualquer vestígio de sangue. Note, ainda, que ele está pegando o pão com as mãos, o que parece óbvio, já que sua faca NÃO está sobre a mesa. Além do mais, é o que está mais próximo do banheiro. Por fim, seu pescoço apresenta um profundo arranhão, o que indica que houve resistência da vítima. Se ele não souber esclarecer estes fatos, certamente, é o assassino!

Fonte do texto extraído na integra do site: 



quinta-feira, 22 de outubro de 2020

AS FASES E ANDAMENTO DAS VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS.

Fonte: The New York Times

 As vacinas normalmente requerem anos de pesquisa e testes antes de chegar à clínica, mas os cientistas estão correndo para produzir uma vacina contra o coronavírus segura e eficaz no próximo ano. Os pesquisadores estão testando 48 vacinas em ensaios clínicos em humanos, e pelo menos 89 vacinas pré-clínicas estão sob investigação ativa em animais.


O trabalho começou em janeiro com a decifração do genoma SARS-CoV-2. Os primeiros testes de segurança de vacinas em humanos começaram em março e agora 10 já alcançaram os estágios finais de testes. Algumas dessas tentativas falharão e outras podem terminar sem um resultado claro. Mas algumas vacinas podem estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos eficazes contra o vírus.

TESTE PRÉ-CLÍNICO: 

Os cientistas testam uma nova vacina nas células e depois a administram a animais como camundongos ou macacos para ver se ela produz uma resposta imunológica. Confirmamos 89 vacinas pré-clínicas em desenvolvimento ativo.


ENSAIOS DE SEGURANÇA DA FASE 1: 

Os cientistas administram a vacina a um pequeno número de pessoas para testar a segurança e a dosagem, bem como para confirmar se ela estimula o sistema imunológico.


ENSAIOS EXPANDIDOS DA FASE 2: 

Os cientistas administram a vacina a centenas de pessoas divididas em grupos, como crianças e idosos, para ver se a vacina age de maneira diferente neles. Esses testes testam ainda mais a segurança da vacina e a capacidade de estimular o sistema imunológico.


ENSAIOS DE EFICÁCIA DE FASE 3: 

Os cientistas dão a vacina a milhares de pessoas e esperam para ver quantas serão infectadas, em comparação com voluntários que receberam um placebo. Esses testes podem determinar se a vacina protege contra o coronavírus. Em junho, o F.D.A. informou aos fabricantes de vacinas que eles gostariam de ver evidências de que as vacinas podem proteger pelo menos 50 por cento daqueles que as recebem. Além disso, os estudos de Fase 3 são grandes o suficiente para revelar evidências de efeitos colaterais relativamente raros que podem ter passado despercebidos em estudos anteriores.


APROVAÇÃO ANTECIPADA OU LIMITADA: 

China e Rússia aprovaram vacinas sem esperar pelos resultados dos testes de Fase 3. Especialistas dizem que o processo apressado apresenta sérios riscos.


APROVAÇÃO: 

Os reguladores de cada país revisam os resultados do ensaio e decidem se aprovam ou não a vacina. Durante uma pandemia, uma vacina pode receber autorização de uso de emergência antes de obter a aprovação formal. Depois que uma vacina é licenciada, os pesquisadores continuam a monitorar as pessoas que a recebem para garantir que seja segura e eficaz.


FASES COMBINADAS: 

Uma maneira de acelerar o desenvolvimento da vacina é combinar as fases. Algumas vacinas contra o coronavírus estão agora em testes de Fase 1/2, por exemplo, em que são testadas pela primeira vez em centenas de pessoas. (Observe que nosso rastreador conta uma tentativa combinada de Fase 1/2 como Fase 1 e Fase 2.)


PAUSADO: 

Se os investigadores observarem sintomas preocupantes em voluntários, eles podem colocar o estudo em pausa. Após uma investigação, o julgamento pode ser retomado ou abandonado.

Fonte:
Trechos do texto extraído do site 


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CÍRIO DE NAZARÉ.

img google

 O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, em Macapá, capital do estado do Amapá e em Rio Branco, capital do estado do Acre. Sua primeira edição ocorreu no ano de 1793. 
O termo Círio vem da palavra latina "cereus", que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo, o termo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui em Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Estado.
Um dos maiores símbolos de esforço, sacrifício e devoção à Virgem de Nazaré é a corda.
O Círio de Nazaré, a festa dos paraenses, é a primeira manifestação religiosa a ser reconhecida como bem cultural de natureza imaterial pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN – em 2004.
A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa. Introduzida no Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nazaré. Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu.

Trechos dos textos
extraídos da internet





quinta-feira, 8 de outubro de 2020

DOIS PAPAS: DICA DE FILME.

Img google

Como um filme apenas com dois senhores idosos dialogando consegue prender tanto a atenção de quem assiste? Fiquei surpreso com a qualidade dos diálogos que apesar de simples consegue transmitir bem a mensagem ao público. O roteiro de"Os Dois Papas" não consegue seguir fielmente os fatos reais acontecido no pontificado de Franscisco. Mas, vale a pena, não só conferir a semelhança física dos dois atores como a entrega em seus papéis. O filme é uma boa produção da Netflix, feita em 2019, que pode ser conferida em seu catálogo.

Texto: fl@vio 


domingo, 4 de outubro de 2020

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.


Img google

Em todo 4 de outubro é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares e amados da Igreja Católica. Também conhecido como padroeiro dos animais e muito famoso em países como o Brasil e Itália, ele foi o responsável por abrir mão de toda a sua riqueza e se dedicar, exclusivamente, aos pobres, doentes e necessitados.

Trecho do texto 
extraído do site: 


quinta-feira, 1 de outubro de 2020

HÁ 80 ANOS O MAIOR ECLIPSE SOLAR DO NORDESTE BRASILEIRO

 

Img google

Há exatos 80 anos, o nordeste brasileiro testemunhou um acontecimento astronômico único. O eclipse solar total de 1° de outubro de 1940, durou cerca de cinco minutos. E por esse tempo foi possível visualizar estrelas e planetas. Contudo, desde aquele acontecimento, houveram vários outros eclipses solares nessa região, mas sem muita notoriedade comparado com aquele evento.

Texto: fl@vio


MEU CANAL ATINGIU 5000 INSCRITOS

Mera representação de uma placa.

 É com muita alegria que comemorei ontem, dia 1°, a marca dos 5 mil inscritos em meu humilde canal do YouTube, o qual já tenho desde 2010, há 9 anos. Apesar de um canal pequeno, eu busco trazer um conteúdo variado que atinja quase todos os gostos. De informativos noticiários (pequenos curtas documentarios) a vlogs - viagens pessoais, ou explorando qualquer tema ou situação do dia-a-dia. Mas o que de fato fez sucesso em meu canal e alavancou o maior números de inscritos foram os vídeos da republicação dos episódios da série Teatro de Mistério, transmitida nos anos 70 pela rádio nacional.  Onde em certa ocasião, como também fã da série, tive a ideia de trazer todos os episódios que tinha comigo em formato mp3(audio) para reproduzi-los em formato mp4(video). Se você nunca ouviu falar então confere lá no meu canal como também outros materiais.

Texto: fl@vio

MORRE QUINO, O CRIADOR DA MAFALDA.

img google

O cartunista e artista gráfico argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino e criador da Mafalda, uma das personagens mais famosas do mundo dos quadrinhos, morreu nesta quarta-feira (30/09) em Mendoza, sua cidade natal, aos 88 anos.

Em 29 de setembro de 1964 que Mafalda surgiu: uma garota que detestava sopa, adorava os Beatles e proferia monólogos preocupados e existencialistas em frente a um globo terrestre. Em 1965, as obras passaram a ser publicadas no jornal El Mundo.

As tiras estampavam comentários sobre ordem mundial, luta de classes, capitalismo e comunismo, mas também, de forma mais sutil, sobre a situação política e social argentina.

Trechos do texto extraídos do site: dw