img google
Brasília, a capital do Brasil, uma das regiões onde gostaria de conhecer. E logo, pretendo visita-la um dia. Ela completou 60 anos nesta semana e é um importante centro populacional de referência, pois o projeto fez com que uma região pacata e afastado do país torna-se dos pontos mais importante tanto político como turístico. Abaixo transcrevo na integra, o texto de Renato Machado, do site Paraíba On-line.
A capital federal foi fundada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek. Nasceu como símbolo dos novos tempos do Brasil, com projetos urbanístico e arquitetônico inovadores, oferecendo um ambiente tranquilo de moradia, ao mesmo tempo em que contava com vias expressas para facilitar os deslocamentos em automóvel.
O projeto urbanístico de Lúcio Costa, vencedor do concurso elaborado à época, desenhou Brasília no formato de um avião, com um eixo monumental – onde está a Esplanada dos Ministérios – e as asas para servirem de moradia e oferecerem serviços à população.
O Distrito Federal, em sua origem, não foi pensado para ser populoso. O edital do concurso previa população de 500 mil habitantes no ano 2000, mas essa marca já havia sido ultrapassada em 1970. Agora, chegando aos 60, conta com 3 milhões de pessoas.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário