snowstorm

sexta-feira, 28 de junho de 2019

UM SÉCULO DA ASSINATURA DO TRATADO DE VERSALHES

Página frontal da versão em língua inglesa

Há um século em 28 de Junho de 1919 acontecia um dos episódios mais importantes da história moderna: a assinatura do Tratado de Versalhes, um acordo de paz entre as potências europeias, botando fim oficial à Primeira Guerra Mundial. O Tratado responsabilizava a Alemanha por ter causado a Guerra, pagando uma indenização de 33 milhões pelos prejuízos, em 1921. O sentimento causado nos alemães após o Tratado foi o pontapé inicial para a Segunda Guerra Mundial, que estourou apenas 20 anos após sua assinatura.

 Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Muller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.

Assinatura do Tratado na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes


Algumas disposições do Tratado de Versalhes:

Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França.

Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.

Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.

Art.119  – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.

Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.

Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.

Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.

Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário