img google
Há quase dois meses que a agência bancária da minha cidade, a Caixa Econômica Federal, está apenas realizando atendimentos internos mais burocráticos, já que serviços de auto atendimento como saques em caixas eletrônicos atualmente não é mais possível devido uma rotina que vários municípios do interior estão passando. O estouro de caixas eletrônicos por quadrilhas bem organizadas tem colocado a segurança pública em questão: O problema é a falta de efetivo suficiente de policiais para combater esse tipo de criminalidade ou a lei se encontra obsoleta para punir verdadeiramente esse tipo de ação criminosa, que por onde passa põe terror na população e traz enormes prejuízos conforme descrito no inicio dessa matéria?
Bem, para atender o que está acontecendo é preciso analisar alguns pontos importantes desse problema fora de controle e aparentemente "sem solução". O primeiro ponto está na aceitação de que estamos lidando com uma organização criminosa bastante organizada em que cada indivíduo não age a esmo, pois já que eles possuem funções específicas, como vemos nas fugas ao se preocuparem em espalharem grampos pelo asfalto para dificultar uma possível perseguição policial e no próprio estudo das rotas de fuga da cidade escolhida. O segundo ponto é que não importa a quantidade de policiais sem que eles tenham um armamento adequado, uma vez que os próprios criminosos em um ato de ousadia chegam até a ficar na frente da própria delegacia com armamentos de ponta. Garantindo que se um policial aparecer com um fuzil de calibre 762 eles estarão com uma .50 (ponto cinquenta). O terceiro ponto é a certeza da impunidade, pois se a lei for fraca a criminalidade torna-se forte.
Outro fator que garante sempre essas ações é a forma como eles(os bandidos) agem: Rápido, de Surpresa e com tudo! Bem semelhante a uma tática utilizada pelos Nazistas na Segunda Guerra Mundial que a princípio garantiam suas vitórias: A BlitzKrieg, ou Guerra-Relâmpago, que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa,
com o intuito de evitar que as forças inimigas tivesse tempo de
organizar sua defesa. Se por mais eficiente que o nazismo era no começo, no final sabemos que eles perderam a guerra e se isso é fato então também podemos aplicar táticas alternativas para acabar com esse tipo de criminalidade.
Texto: fl@vio Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário