snowstorm

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

UMA TRADIÇÃO QUE JÁ DURA MAIS DE UM SÉCULO

 

Fotos: Flávio Antônio

Ontem, aqui em minha cidade aconteceu a procissão e encerramento das festividades em comemoração a 135° Festa de São Sebastião de Limoeiro-PE que como esperado todos os anos, levaram milhares de devotos vestidos de vermelhos em uma longa procissão pelas ruas da cidade. 
Foram treze noites de missas que além da fé católica envolveu também eventos pagãos que contribuíram para a economia local do município. 
O data oficial desse santo comemorado pela igreja católica é o dia 19 de janeiro, e, apesar de ele não ser o padroeiro de nossa cidade, a população o adotou devido a uma tradição que nos retorna ao ano de 1891. A história nos leva especificamente à Rua da Matriz ao imóvel de número180 onde hoje se encontra uma placa com a seguinte descrição:

Século XIX:

"Por volta de 1891 uma grave epidemia de varíola interrompeu sonhos, desfez esperanças e enlutou inúmeras famílias limoeirenses.
Neste imóvel, de número 180, um ANTIGO SOBRADO, residía um português chamado AVELINO, cujas filhas foram acometidas pelo terrível mal.
Homem de fé, recorreu à intercessão de SÃO SEBASTIÃO e prometeu, como agradecimento pela cura realizar todos os anos uma NOVEΝΑ.
A súplica foi atendida e a cada ano aumentava a participação do povo, fazendo a Paróquia NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO incorporar essa devoção ao seu calendário religioso.
Todos os anos se vive um momento de fé e de gratidão ao Glorioso Mártir numa tradição que se conserva há mais de 100 anos.

Limoeiro, 20 de Janeiro de 2017."

Texto e Pesquisa:
Flavio Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário