snowstorm

domingo, 27 de agosto de 2023

A ÍNDIA FAZ HISTÓRIA AO CHEGAR NO POLO SUL DA LUA EM MISSÃO INÉDITA

 

Imegem ilustrativa do Google

Os indianos de todo o mundo uniram-se com orgulho e entusiasmo depois que a nação do sul da Ásia tornou-se, na quarta-feira (23), o primeiro país a pousar de forma segura uma nave espacial no inexplorado polo sul da lua, e quanto ao feito do país ter se tornado o quarto a alcançar a superfície lunar.
O módulo de pouso Vikram e um veículo espacial chamado Pragyan, robôs da missão Chandrayaan-3, da Índia, pousaram na Lua, em um momento assistido por 70 milhões de pessoas na página da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) no YouTube.
O evento histórico tornou-se uma imensa fonte de orgulho para o país de 1,4 bilhão de habitantes, à medida que a Índia dá passos desafiadores para se tornar uma força espacial e consolidar o seu status como potência global.
Várias pessoas foram vistas orando em templos hindus e mesquitas antes do pouso. Várias escolas em todo o país organizaram exibições ao vivo da missão e as crianças agitaram fervorosamente a bandeira indiana quando o Chandrayaan-3 pousou na superfície lunar.

Foto: Google

Os moradores explodiram fogos de artifício, distribuíram doces pelas ruas e dançaram com entusiasmo para comemorar a conquista. Gritos de “vitória para a Índia!” foram escutados fora do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial na capital, em Nova Delhi.
Mais ao sul, em Mumbai, a adorada banda policial da cidade tocou uma versão da popular canção patriótica indiana, “We Shall Overcome”, em homenagem ao evento.
Várias celebridades, políticos e ícones globais também elogiaram o esforço da Índia.
Para uma nação que só conquistou a independência dos britânicos há 76 anos e onde grandes bolsas da população continuam empobrecidas, o triunfo da Índia sobre a Rússia –um país visto como pioneiro no espaço– é um símbolo da mudança da ordem mundial.
Quando a Índia lançou o seu primeiro foguete ao espaço, em 1963, o país não estava à altura das ambições dos Estados Unidos e da antiga União Soviética, que estavam muito à frente na corrida espacial.
A sua ascensão no geopolítica do espaço é indicativa do seu crescimento no cenário global.

Trechos do texto extraídos do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário