imagem google
Um documento do Arquivo Nacional dos Estados Unidos
mostrou que Richard Nixon estava preparado para
qualquer cenário, mesmo que acontecesse uma tragédia
“Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Neil Armstrong, um dos astronautas da missão Apollo 11, disse essa frase no momento em que pisou na Lua, no dia 20 de julho de 1969.
Após 46 anos do pouso do módulo lunar, o Arquivo Nacional dos EUA revela que Richard Nixon, então presidente dos EUA, estava preparado para discursar sobre a notícia. Mesmo que ela fosse sobre uma tragédia.
Segundo a nota, Nixon falaria sobre a morte dos astronautas na Lua, após ficarem sem combustível para retornar à Terra:
“O destino quis que os homens que foram à Lua para explorar em paz ficassem na Lua para descansar em paz”, diria Nixon em rede nacional.
imagem google
O discurso (que nunca foi falado por Nixon)
está traduzido na íntegra abaixo:
“O destino quis que os homens que foram à Lua para explorar em paz ficassem na Lua para descansar em paz.
“Estes homens corajosos, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, sabem que não há esperança para sua recuperação. Mas sabem que há esperança para a humanidade em seus sacrifícios.
“Estes dois homens estão abrindo mão de suas vidas pelo objetivo mais nobre da humanidade: a busca pela verdade e pelo conhecimento.
“Eles serão lembrados pelas suas famílias e pelos seus amigos; eles serão lembrados pela nação; eles serão lembrados pelas pessoas do mundo; eles serão lembrados pela Mãe Terra que ousou enviar dois de seus filhos para o desconhecido.
“Em sua exploração, eles levaram as pessoas do mundo a se sentir como uma; em seu sacrifício, eles solidificam o companheirismo dos homens.
“Nos tempos antigos, os homens olhavam as estrelas e viam seus heróis nas constelações. Nos tempos modernos, nós vamos fazer o mesmo, mas nossos heróis serão homens épicos de carne e osso.
“Outros seguirão e, certamente, encontrarão o caminho de casa. A busca do homem não será negada. Mas esses homens foram os primeiros e eles vão continuar a serem os mais importantes em nossos corações.
“Cada ser humano que olhar para a Lua à noite saberá que existe em outro mundo, algum canto que será para sempre da humanidade.”
O documento (em inglês) pode ser lido no site do
Arquivo Nacional dos Estados Unidos.
fonte: