fonte google
A invasão alemã pegou os poloneses com exército parcialmente desmobilizado, pois a Polônia havia sido orientada pela França e Inglaterra a não mobilizar suas forças para que Hitler não se utilizasse disso como pretexto para um ataque. Essa escolha acabou sendo prejudicial para os poloneses, uma vez que, no dia da invasão, apenas um terço do exército estava mobilizado e posicionado nas defesas.
O sucesso dos alemães contra os poloneses foi explicado, em parte, pelo uso da blitzkrieg, tática da "guerra-relâmpago", que era inovadora na época.
O ataque alemão fez com que Inglaterra e França declarassem guerra contra a Alemanha no dia 3 de setembro. Britânicos e franceses foram extremamente vacilantes em dar um ultimato a Hitler, mas discussões internas fizeram com que a guerra fosse declarada. Essa declaração de guerra surpreendeu Hitler, que havia sido convencido pelas garantias de Ribbentrop, ministro das relações internacionais, de que a Inglaterra recuaria e não declararia guerra.
A invasão da Polônia aconteceu oficialmente na madrugada de 1º de setembro de 1939, com os alemães mobilizando 1,5 milhão de soldados, apoiados por 3.600 blindados e 1.929 aviões de guerra. Além de penetrarem no território polonês, os alemães atacaram a cidade portuária de Danzig com o encouraçado Schleswig-Holstein.
O objetivo de Hitler na Polônia era reaver territórios que pertenciam à Alemanha até a Primeira Guerra Mundial, sobretudo visando recuperar o corredor polonês, o qual basicamente era uma faixa do território polonês que separava a Alemanha da Prússia Oriental e onde se localizava a cidade de Danzig.
A Segunda Guerra Mundial teve como principal razão o expansionismo germânico, colocado em prática por Adolf Hitler na construção do chamado “espaço vital” da Alemanha (lebensraum).
trechos do texto extraídos do site:
historia do mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário