snowstorm

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA, A INVASÃO DA ALEMANHA À POLÔNIA.

 

Capa do jornal: Estado de São Paulo em 1º de setembro de 1939.

Na madrugada de sexta-feira em 1º de setembro de 1939, a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler marcou o começo da Segunda Guerra Mundial.

Img Google

Naquela ocasião a Alemanha exigia da Polônia a devolução da zona conhecida por "corredor polonês" e do porto de Danzig (neutra, a atual Gdansk). Diante da negativa do país vizinho as tropas alemães sem nenhum aviso prévio, cruzaram a fronteira do país travando em um rápido e coordenado ataque à frágil resistência local.

Img Google

Para justificar aquela ação, os propagandista alemães acusaram a Polônia de perseguir grupos de origem étnica alemã que viviam naquele país. Outra acusação falsa, foi a de que a Polônia estava planejando, juntamente com seus aliados, França e Grã-Bretanha, cercar e desmembrar a Alemanha. As SS, em conluio com militares alemães, forjaram um ataque a uma estação de rádio alemã, e os nazistas acusaram os poloneses pelo evento. Hitler, então, usou aquele factóide para lançar uma campanha de "retaliação" contra a Polônia. 

Img Google

Utilizando uma força avançada de mais de 2.000 tanques, apoiados por quase 900 bombardeiros e cerca de 400 aviões de combate. No total, a Alemanha destacou 60 divisões e aproximadamente 1.5 milhão de homens para a invasão. Saíndo do leste da Prússia e da Alemanha pelo norte, e da Silésia e da Eslováquia pelo  sul, as unidades militares alemãs rapidamente romperam as defesas polonesas ao longo da fronteira e avançaram sobre sua capital,  Varsóvia, realizando um grande cerco ao redor daquela cidade. 

Fonte: