Entrada do Museu Ipiranga. Foto: Fl@vio
No mês passado, entre os dias 8 e 12 de novembro, aproveitei minhas férias para conhecer alguns pontos turísticos da cidade de São Paulo, capital.
Lá conheci o museu Ipiranga com o Parque da Independência onde se encontra o Monumento da Independência. Alguns dias antes já havia agendado minha visita pelo site da própria instituição. Fiquei por lá em torno de quatro horas passeando entre as galerias e andares do prédio. Também conheci o famoso quadro de Pedro Américo, "O grito da independência".
No segundo dia de estada reservei uma parte da manhã para conhecer a Catedral Metropolitana, localizada na Praça da Sé, local onde está o marco zero da capital Paulista.
Com estilo gótico, ela esbanja sua magnitude por sua incrível arquitetura e detalhes.
Logo após voltar ao hotel em que estava hospedado, planejei ir a Pinacoteca, um museu com variadas obras de artes que vão desde a esculturas a quadros e outros símbolos que demonstra criatividade, pensamento, ou até mesmo uma crítica social.
Ao retornar novamente ao hotel, ainda à tarde fui conhecer o ilustre Theatro Municipal de São Paulo em uma visita guiada pelo interior do prédio. Local decorado com pinturas além de uma arquitetura luxuosa que nos remete ao século 18. Ainda tivemos a sorte de assistir um pouco do ensaio de uma orchestra sinfônica. Terminado a visita, aproveitei o finalzinho da tarde para caminhar pelo centro onde me deparei com a igreja católica de São Francisco onde entrei para fazer alguns registros e meditar um pouco.
No dia seguinte, por ser o último dia de estadia em São Paulo tinha em mente pouco tempo para conhecer muitos lugares. E logo após ter tomado meu café da manhã iniciei o dia indo ao Parque do Ibirapuera, local de lazer para todo os públicos. Local de contato com a natureza, caminhei por vários minutos apreciando a paisagem, até me dirigir ao Monumento às Bandeiras construída em homenagem aos bandeirantes que desbravaram as regiões do país.
Após o passeio pelo parque fui ao Masp - Museu de arte e cultura de São Paulo Assis Chateaubriand, idealizado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand com o crítico de arte italiano Pietro Bard. Reúne um grande acervo de obras de artes em exposição no primeiro andar do prédio com um formato modernista e que chama a atenção por quem passa pela avenida.
Para concluir os passeios turísticos pela capital paulista à tarde fechei com chave de ouro indo conhecer ao centro de ciências conhecido por Museu do Cata-vento.
Esse ambiente reúne um rico conteúdo educativo por permitir não apenas em conhecimentos teóricos como práticos. É uma espécie de parque de diversão de ciencia que a criançada adora. O ambiente divide-se em vários setores como a astronomia, antropologia entre outros como o estudo das rochas, camadas terrestre, além de exemplares empalhados de algumas das espécies de borboletas.
Houve muitos lugares interessantes em São Paulo que devido ao tempo não foi possível conhecer, - como por exemplo o Zoológico, tendo assim que riscar da agenda para quem sabe um dia um futuro retorno.
Quadro de Pedro Américo(O grito da independência)
Exterior do Museu Ipiranga
Parque da Independência.
Antigo casebre preservado, típica construção daquela época.
Monumento da Independência.
Entrada da Pinacoteca.
Theatro Municipal da cidade de São paulo.
Interior do Theatro.
Ensaio de uma orchestra.
Catedral Metropolitana
Interior da catedral.
Altar principal.
Marco Zero da capital paulista.
Igreja Nossa Sta do Rosário dos Homens de Preto.
Interior da igreja.
Passeio pelo parque do Ibirapuera.
Casa de "João de barro"
Monumento às bandeiras.
Museu de arte de São Paulo - Masp.
Centro de ciências "Catavento".
Exemplar ampliado de uma formiga saúva.
Borboletas empalhadas.
Tigre dente de sabre que conviveu com os índios brasileiros há 10 mil anos.
Modelos dos ancestrais do ser humano..
Animatronic de um T-rex.
Exemplar de um meteorito real.
Interior da igreja.
Fonte:
Fotos e Texto por Fl@vio