Imagem Google
Este foi um dos acontecimentos históricos realizado pelo comunismo da antiga União Soviética que não é contado nos livros de história e que foi tão terrível quanto o holocausto, cometido contra os judeus durante a Segunda Guerra. Independente dos dois lados, tanto o comunismo de Stalin como o nazismo de Hitler mostraram sistemas de governos bem semelhantes quando se tratava de cometer atrocidades contra milhões de civis.
Bandeira da Ucrânia
Holodomor é uma palavra ucraniana que quer dizer “deixar morrer de fome”, “morrer de inanição”. Tal palavra passou a ser empregada no contexto da história ucraniana para definir os acontecimentos que levaram à morte por fome de milhões de ucranianos entre os anos de 1931 e 1933. Grosso modo, o holodomor, assim como o holocausto nazista contra os judeus, consistiu em um genocídio contra a população da Ucrânia empreendido pelo comunismo soviético, que era liderado por Stalin.
Estipula-se que o número de mortos nesses três anos tenha sido de cinco milhões. Porém, se se levar em conta os efeitos prolongados dessa política econômica perversa e os ucranianos que foram levados ao trabalho forçado e lá morreram, esse número pode ser superior a 14 milhões.
Fonte:
Trechos da matéria do site:
Crédito: Cláudio Fernandes