snowstorm

quarta-feira, 27 de março de 2019

NOVA DATA DE EMANCIPAÇÃO PARA O MUNICÍPIO DE LIMOEIRO - PE



A minha cidade mãe ficou mais velha, de 6 de abril de 1893 (125 anos) para uma nova data 27 de julho de 1811, ou seja, Limoeiro localizado em Pernambuco passará a ter 208 anos. Um passo importante para reconhecer o passado desse município.

Confira um breve resumo do acontecido por meio de texto extraído do vereador local
Marcos Sérgio no dia 27 de Março de 2019 em seu perfil no facebook:

"De acordo com a história, 82 anos depois, em 1893, com o Brasil sendo uma república, foi que chegou no dia 06 de abril o primeiro prefeito, Comendador Pestana. Os documentos provam. Outra prova reside no fato que Bom Jardim (148 anos) e Taquaritinga do Norte (131 anos), fizeram parte de Limoeiro, portanto, não tem como Limoeiro ter apenas 125 anos, sendo esses dois municípios citados mais velhos do que o município que os originou. Limoeiro, porém, segue na contramão de Caruaru e de muitos outros municípios, marcando o feriado na data da posse do primeiro prefeito, e a outra data que realmente se emancipou, passa esquecida em branco.

No entanto, considerando o Alvará do Príncipe Regente Don João, que desmembrou o Município de Limoeiro do município de Igarassu, onde no mesmo alvará outras cidades já foram desmembradas, e considerando também que as outras cidades já reconhecem o dia 27 DE JULHO DE 1811, como sua data de emancipação.
Assim, com esses fatores justificamos a importância da correção da Data de Emancipação Política de Limoeiro, onde passaremos a ter 208 anos, sendo comemorado em 27 de Julho de 2019.

Aproveito para agradecer aos membros do Instituto Histórico e Geográfico de nossa cidade em nome de Dr Barbosa, Inês Duarte e Silvaldo Venerando, em nome deles saudo todos os outros membros. E Limoeiro agradece a pesquisa realizada."

MARCOS SÉRGIO BARBOSA DA SILVA
- VEREADOR -

sábado, 23 de março de 2019

ANTIGA VISTA ÁEREA DA CIDADE DE LIMOEIRO - PE


 
O horto florestal como antes, o prédio da Antiga 
Escola Pe Adauto Nicolau Pimentel (atual GRE), no canto esquerdo da imagem

Faz tempo que não posto nada, então para começar o ano (mesmo que atrasado), trago um pouco do passado do município onde nasci e atualmente moro. São fotos preciosas que mostram uma visão área da cidade de Limoeiro, localizado a 75 Km de Recife - PE, fotografadas entre as décadas de 1950,1960 ou 70, autor e o tempo exato dessas fotografias ainda é desconhecido, mas é notável a vista da antiga arquitetura da cidade que ao longo do tempo vem mudando gradativamente para se adaptar a modernidade. 

É interessante perceber a escassez e o fluxo de veículos pelas ruas naquela época comparado com os dias atuais, talvez esse fosse um dia de feriado ou algo parecido, no entanto ainda assim nem se compara com a quantidade absurda de veículos que circulam atualmente pelas ruas. O em ponto em destaque vai para o horto florestal, irreconhecível na fotografia exceto se tomamos por referência o prédio onde mais tarde funcionaria a Escola Estadual Padre Adauto Nicolau Pimentel. 

Também é possível comparar como era a Praça da Bandeira, antes da reforma, O Grande Hotel Limoeiro, o Cine São Luís, hoje demolido, e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação ainda com o mesmo aspecto dos dias atuais. Portanto, só os limoerenses assim como eu que saberão apreciar o valor histórico do passado registrado nessas fotografias, mas se você não é um conterrâneo meu não custa nada dá uma olhada e entender que independente da cidade em que você viva uma sociedade sempre estará em constante transformação.

Veja abaixo outras fotos, para ampliar só basta um clique.


A Pedra do Urubu, ou Pedra do Cristo Ressuscitado,
no canto superior esquerdo

Os morros da cidade visto nesta imagem, na parte superior uma 
noção do bairro da Linha e Alto S. Sebastião

No centro da imagem o Horto Floresta, 
próximo ao antigo campo do Colombo

Acima, a Imponente Matriz de Nossa Sra da Apresentação.



Primeiras casas da Cohab, junto com uma 
panorâmica das serras da cidade, acima da imagem.


Outro ângulo do bairro da Cohab, acima da foto.

 No centro da imagem, a Praça da Bandeira era diferente.

À direita, o leito do Rio Capibaribe, abaixo, o prédio da 
Antiga Escola Pe Adauto Nicolau Pimentel e
 logo acima uma visão do bairro 
do Ponto Certo até o Alto S. Sebastião.

O Rio Capibaribe cruzando o centro da foto, 
acima uma visão de parte dos morros da cidade.


O prédio da Durabem, no canto inferior esquerdo.


Na parte de cima a Matriz de Nossa Sra da Apresentação.


No canto direito, a Matriz de 
Nossa Sra da Apresentação e o Mercado de Farinha.

Outro ângulo do comércio principal, 
a Matriz de Nossa Sra da Apresentação, no centro da foto.

O prédio do Regina Coeli abaixo da imagem.

Abaixo, a "Ponte Velha"