Aproveitando mais um feriadão da proclamação da república, entre os dias 15 a 18 de novembro, fui a mais um litoral brasileiro do nordeste, dessa vez fui ao estado do Sergipe conhecer entre praias, locais históricos e como não podia deixar de ser dar uma passagem no Rio São São Francisco, esse localizado entre os dois estados nordestinos, Alagoas e Sergipe. Já na capital, Aracaju, fui a várias feiras de artesanatos local, e passear pela Orla de Atalaia registrar os seus conhecidos monumentos.
Entre eles: "Os formadores da Nacionalidade". Onde reúne várias figuras históricas conhecidas, como Dom Pedro II, a Princesa Isabel, Getúlio Vargas, entre outros, que de alguma forma contribuíram com a formação da história do país.
Próximo a esse local encontramos o Oceanário do "Projeto Tamar", uma iniciativa em conscientizar a população e dar proteção as tartarugas marinhas entre outros animais. Lá também é possível observar os cuidadores dar alimento aos animais, entre eles o Tubarão Lixa. No meu canal no youtube fiz um registro em vídeos desses locais.
Resumindo, foi mais um passeio tranquilo que valeu muito a pena conhecer esse belo cartão postal brasileiro. Até a próxima!
Stan Lee morreu nesta segunda-feira, aos 95 anos. O quadrinista foi criador ou co-criador de super-heróis como Homem Aranha, Hulk, X-Men, Quarteto Fantástico e Pantera Negra. E fez pontas em todos os filmes da Marvel desde 2000.
Essa listinha pouco modesta, por si só, já seria mais do que o suficiente para transformá-lo na maior lenda da história dos quadrinhos. Mas Lee transgrediu o mundo nerd conseguiu fixar seu rosto do imaginário popular fazendo pequenas aparições-surpresa – em inglês, cameos – em todos os filmes com personagens da Marvel desde o ano 2000 (mesmo quando eram personagens que ele não havia criado). Nenhum rosto apareceu em tantos blockbusters.
O presidente emérito da Marvel Comics também já atuou na TV: foi o narrador da série O Incrível Hulk e do desenho Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos e, recentemente, apareceu em Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. e Marvel’s Agent Carter.
Às 11 horas da manhã de 11 de novembro de 1918, a Alemanha assinou o armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial – conhecida à época como a Grande Guerra. Quatro anos de trincheiras, de lama, de horror, de gás, nos dois campos de batalha. O armistício não era percebido como o fim apenas daquela guerra, mas como o fim definitivo das guerras.
Eis que a Alemanha se rende ainda que não tenha sido vencida militarmente. E o Tratado de Versalhes viria a lhe impor modalidades de paz excessivamente duras para fazer com que rancores e desejos de vingança fincassem raízes.
No final do outono de 1918, a aliança das potências da Europa Central desmoronava diante das Forças Aliadas, melhor supridas e coordenadas. Com suas tropas no campo de batalha próximas da exaustão, o apoio logístico encontrando enormes dificuldades, agitação social no front doméstico, rendição dos aliados mais fracos, Império Austro-húngaro, Bulgária, Império Otomano, a Alemanha viu-se forçada a buscar um armistício com os Aliados nos primeiros dias de novembro de 1918.
Em 7 de novembro, o chanceler alemão, Max von Baden, enviou delegados a Compiegne, França, a fim de negociar o acordo, finalmente firmado na manhã do dia 11.
O marechal Ferdinand Foch, comandante-em-chefe das forças aliadas no front ocidental despachou um telegrama a todos os seus comandantes: "As hostilidades cessarão em todos os fronts em 11 de novembro, às 11 horas, horário francês”. Apesar disso, os comandantes ordenaram que a batalha prosseguisse durante toda a manhã daquele dia, provocando futuras acusações de que soldados foram mortos desnecessariamente nas últimas horas da guerra.
Tratado de Versalhes
A Grande Guerra resultou na morte de cerca de 9 milhões de soldados; 21 milhões ficaram feridos. As baixas civis ascenderam perto de 10 milhões. As duas nações mais afetadas foram a França e a Alemanha, cada qual tendo enviado para os campos de batalha cerca de 80% de suas populações masculinas entre 15 e 49 anos.
Tratado de Versalhes ficou conhecido
como Tratado da Paz também
Na Conferência de Paz de Paris em 1919, os lideres aliados afirmariam seu desejo de construir um mundo pós-guerra em condições de salvaguardá-los de futuros conflitos de escala tão devastadora.O Tratado de Versalhes assinado em 28 de junho de 1919 não iria alcançar esse desiderato.Na Conferência de Paz de Paris em 1919, os lideres aliados afirmariam seu desejo de construir um mundo pós-guerra em condições de salvaguardá-los de futuros conflitos de escala tão devastadora.O Tratado de Versalhes assinado em 28 de junho de 1919 não iria alcançar esse desiderato.
Os alemães são julgados os únicos responsáveis pelo conflito. Versalhes lhes impõe pesadas reparações de guerra, proibições, anexação de uma parte de seu território, além de ter negada sua adesão à Liga das Nações. Os germânicos o vêem como um tratado infamante, um insulto impossível de aceitar.
A paz e a jovem República de Weimar, criada em seguida à abdicação de Guilherme II, repousavam em frágeis alicerces. A Alemanha continuou a se queixar que assinara o armistício sob falso pretexto, tendo acreditado que qualquer paz seria uma “paz sem vitória nem vitoriosos” como havia sido adiantado pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson em seu famoso discurso dos 14 Pontos de janeiro de 1918.
Com o passar dos anos, dominada pelo ódio aos termos do tratado e aos seus autores, mergulhada em ressentimento mal disfarçado e desejo de vingança, a Alemanha listou o acordo de Versalhes como uma das grandes causas da Segunda Guerra Mundial. Hitler e seu partido nazista iriam medrar neste fértil terreno.
Mas isto viria mais tarde. Em novembro de 1918, a emoção que dominava a todos era a chegada da paz e o alívio que traria mesclada com a lúgubre dor por tantas vidas perdidas inutilmente.
Um dia é da caça, o outro do caçador. Esse é um ditado que foi posto em prática ontem em uma operação que pós fim uma ou parte da quadrilha que vinha aterrorizando cidades do interior do nordeste, entre eles Pernambuco. A minha cidade por exemplo, foi algo desses vagabundos o qual explodiram a agência da Caixa onde até hoje os moradores sofrem para ser atendidos por serviços que esses bancos estão sendo impossibilitado de dar a população devido a gravidade do estrago nas agências. Parece que virou rotina, praticamente todas as semanas pelo menos uma agência bancaria do é explodida. E como se não bastasse a audácia desses bandidos covardes em utilizarem reféns amarrados no capô dos veículos quando estão em fuga enquanto outra meia dúzia fica nas esquinas das ruas com armamento de guerra desafiando a polícia cara a cara por saber esses policiais não terem um armamento a altura ou um contingente necessário de policiais para enfrentá-los. Mas enfim, ontem veio uma ótima notícia para a população que não aguentava mais esses episódios de impunidade. Aqui quem fala é um leitor e blogueiro que parabeniza essa bela ação da polícia. Não é o fim mas que seja um começo para por o fim a esses assaltos covardes.
Abaixo, está a matéria na integra do site op9.com.br o qual explica direito toda a situação, as fotos abaixo foram descoloridas e ofuscada de propósito para os mais sensíveis, mas quem quiser ver as originais é só clicar no link fotos originais.
Onze assaltantes de banco são mortos no interior de Alagoas
Quadrilha seria a mesma que assaltou nesta quinta-feira (8) uma agência no interior de Pernambuco, composta por homens de sete estados, incluindo Paraíba e Rio Grande do Norte
Onze assaltantes morreram na tarde desta quinta-feira (8) em confronto com policiais na zona rural de Santana do Ipanema, a 207 quilômetros de Maceió (AL). A Operação Cavalo de Troia foi promovida pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).
De acordo com informações divulgadas pela polícia, os onze mortos promoveram assalto na madrugada desta quinta-feira (8) à agência do banco Bradesco em Águas Belas, que fica no estado de Pernambuco, a 66 quilômetros de onde aconteceu o conflito.
Há informações extraoficiais de que a quadrilha era composta por homens de Alagoas, Pernambuco, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. A operação teria sido coordenada pelos delegados Fábio Costa, Cayo Rodrigues e Thiago Prado, e contou ainda com apoio aéreo.
Também de acordo com informações da polícia, na casa onde os assaltantes estavam foram encontrados dois fuzis, quatro espingardas calibre 12, pistolas, coletes balísticos, munições, explosivos, dinheiro e outros materiais. Também teria sido apreendida uma caminhonete utilizada no assalto de Águas Belas.
Na sexta-feira (9) haverá entrevista coletiva para repassar detalhes da Operação Cavalo de Troia. No assalto em Águas Belas, a agência bancária foi arrombada por homens que chegaram à cidade em três veículos. Após explodirem o local e trocarem tiros com a polícia da cidade, eles conseguiram fugir.
No caminho deixaram grampos espalhados pela rodovia para impedir que fossem seguidos. O Bradesco não divulgou a quantia roubada. A Polícia Civil assumiu a investigação e vai promover perícia no local.
Confira a nota da Deic:
Na tarde de hoje, dia 08/11, uma operação deflagrada pela DEIC culminou no confronto de onze criminosos que cometeram o assalto ao banco Bradesco de Águas Belas, Pernambuco, nesta madrugada. A ação ocorreu na área rural de Santana do Ipanema e onze suspeitos foram atingidos por disparos, os quais foram socorridos ao hospital da região, mas entrarem em óbito.
Armas, explosivos, dinheiro, e a caminhonete utilizada no assalto foram apreendidos. A ação foi coordenada pelos delegados Fábio Costa, Cayo Rodrigues e Thiago Prado e contou com o apoio do Grupamento Aéreo. Amanhã terá uma coletiva em hora e local a ser definido pela SSP.
No último mês de Outubro fiz uma uma segunda visita ao estado do Ceará em menos de um ano, depois de conhecer a terra do Pe Cícero do Juazeiro desta vez fui ao litoral cearense conhecer suas belas praias, feiras de artesanatos, monumentos, praças históricas entre outros novos pontos turísticos.
O primeiro ponto em pleno feriado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12, foi uma parada no município de Aracati, a 64 km da capital Fortaleza, na Praia de Canoa Quebrada, por volta das 6:00 da manhã. Ainda nesse mesmo dia fomos a capital nos hospedar no hotel o qual passamos os próximos dias visitando outras praias como a Praia do Futuro, Praia do Cumbuco e a Praia de Iracema, este último fica em frente ao nosso hotel.
O nosso retorno se deu por volta ao meio dia do dia 15 de outubro com muitas saudades e lembranças maravilhosas na bagagem dessa terra tão prospera e calorosa ao turismo brasileiro.
Abaixo está um breve resumo do dia-a-dia dessa maravilhosa excursão:
DIA 12
No início da manhã, no município de Aracati - CE, paramos na
praia de Canoa Quebrada onde passamos toda a manhã. À noite, já em Fortaleza
conhecemos a "feirinha beira mar", um local onde se reúne artistas,
cantores amadores e tendas com artesanato local.
DIA 13
Conhecemos o Mercado Central, outro ponto de encontro venda
de artesanatos, roupas personalizadas entre outros itens da cultura cearense.
Próximo ao local, está a fortaleza nossa senhora da Assunção e a Catedral
Metropolitana, uma bela construção católica em estilo gótico. Também ali
naquela praça é possível encontrar vários monumentos como a estátua de Dom
Pedro II. Ainda no final da manhã fomos a Praia do Cumbuco.
DIA 14
Centro de Turismo do Ceará, foi um antigo presidio da cidade
que agora funciona como uma espécie de mercado de venda de produtos como
artesanatos e souvenir de lembranças a própria região. No Centro Fashion de
Fortaleza, também um ambiente para economizar dinheiro e comprar roupas, chapéus,
sandálias e produtos em geral. Depois nos dirigimos para a Praia do Futuro onde
passamos o resto do dia. No final da tarde foi possível conhecer um pouco da
orla da praia de Iracema e suas bela estátua da "Iracema Guardiã",
feita de fibra de vidro. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um local onde reúne
exposições de obras de artes, entre apresentações de artistas locais além de
contar um planetário. Ao final vemos a paroquia Igreja Nossa Senhora da
Conceição da Prainha.
DIA 15
Pela manhã fui conhecer mais um totem da capital
"Fortaleza" além de outro com o nome "Ceara", o passeio
pela Orla de Iracema é intercalo com a visita a vários monumentos e igreja
locais como a Praça General Tibúrcio, o Parque da Crianças, a Igreja do Pequeno
Grande, Santuário Sagrado Coração de Jesus, A paróquia nossa senhora do Carmo,
A igreja de Santa Luzia, também pela areia foi possível encontrar um castelo de
areia, Santuário Nossa Senhora do Líbano, Matriz Santo Antônio Nossa Senhora da
Paz. E mais outra estátua de Iracema, encerrando assim mais uma visita a região
nordeste.